O ano de 2024 foi um verdadeiro palco para inovações em Marketing, com marcas explorando colaborações inesperadas, avanços tecnológicos e a entrada em novas categorias. Nas maiores audiências do Mundo do Marketing estão colaborações que trouxeram parcerias inusitadas, unindo nostalgia e tendências contemporâneas.
Também se destacaram as ações com uso da inteligência artificial, que foi protagonista em experiências personalizadas e imersivas. Também foi grande o sucesso de ações de marcas tradicionais que surpreenderam o mercado ao se aventurarem em segmentos completamente novos.
Confira as 10 melhores ações que marcaram o ano, com base na audiência do Mundo do Marketing:
Carmed licenciamentos
A Carmed gerou engajamento e muitas vendas ao trazer parcerias que dialogaram com temas atuais e de múltiplas gerações. De Madonna a Barbie, passando por Hello Kitty e a surpreendente colaboração com Ana Castela e Bauducco, as ações conectaram gêneros, gerações e estilos de vida, resultando em campanhas que conquistaram os consumidores.
As parcerias têm como objetivo ser um grande atrativo para os fãs e movimentar todo o mercado farmacêutico, assim como aconteceu com as collabs anteriores – em 2023 destacaram-se as da parceria com a marca de balas Fini e da linha BFF ( lançada com as atrizes Larissa Manoela e Maísa).
Sensodyne limpa placas
Com um produto que vai além da sensibilidade, a Sensodyne inovou com a campanha que promove o novo creme dental anti tártaro. Na ação, a marca resolveu limpar as placas de trânsito da capital paulistana, mapeando os principais pontos da cidade que estavam com a sinalização comprometida devido à sujeira.
Como parte da estratégia, a ação teve um primeiro conteúdo especial, feito na novela No Rancho Fundo da TV Globo, no dia 3 de agosto. O projeto ainda conta com amplificação de um squad de influenciadores que vai reverberar o videocase da ação.
Burger King Calvo Drive-Thru
O Burger King trouxe humor e autenticidade com a campanha Calvo Drive-Thru. A marca distribuiu Whoppers de graça a todos aqueles que apresentassem duas entradas laterais e ostentasse uma clareira na parte de trás da cabeça. As condições fazem alusão a entrada, a área de pedidos e a saída dos Drive-Thrus nos quais a campanha acontece. A campanha caiu nas graças dos internautas, gerando engajamento não só nas lojas da rede como no meio digital.
Granado Sorveteria
Um dos movimentos mais ousados do ano foi a entrada da Granado no segmento de sorvetes. Inspirada por suas fragrâncias icônicas, a marca lançou uma linha artesanal, que rapidamente se tornou sensação entre consumidores. O local une experiência e inovação, mesclando ingredientes da perfumaria com a textura dos sorvetes.
A experiência sensorial foi exclusiva para o verão 2024, no segundo andar da loja da Granado de Ipanema e chegou em São Paulo em maio, em duas lojas.
Nomad IA com Will Smith
Apostando na personalização extrema, a Nomad lançou uma campanha estrelada pelo astro americano Will Smith. A ação explorou a Inteligência Artificial para criar experiências interativas, aumentando a presença global da marca.
Com uma ajudinha da Inteligência Artificial, a Nomad fez Will Smith falar português em sua nova peça publicitária. O ator listou os serviços bancários internacionais oferecidos pela fintech e ressaltou que a marca pode fazer o dinheiro dos clientes “falar” inglês.
Superbet medalha olímpica
Bronze nas Olimpíadas de Londres, em 2012, a boxeadora Adriana Araújo tomou a difícil decisão de leiloar sua medalha em nome de um sonho: abrir uma academia de boxe para oferecer boas condições de treino às próximas gerações do esporte brasileiro – um apoio que não lhe foi estendido mesmo após a consagração no palco olímpico.
Para a surpresa da pugilista, o principal símbolo de sucesso de sua carreira foi adquirido – e devolvido – pela Superbet em uma ação idealizada pela agência The Juju. Além de comprar e devolver a medalha, a casa de apostas apoiou a construção da academia de boxe que será administrada por Adriana a partir de agora.
Cacau Show Parque de Diversões
A Cacau Show elevou a experiência do consumidor ao anunciar a criação de um parque temático repleto de referências ao universo do chocolate. A construção de seu primeiro parque de diversões ao ar livre, chamado “Cacau Park: a fantástica fábrica de felicidade” já começou. Localizado em Itu, a cerca de 100 quilômetros de São Paulo, o empreendimento ocupará uma área de 7 milhões de metros quadrados.
Com inauguração prevista para 2027, o parque deve atrair cerca de 3 milhões de visitantes anualmente. Ele terá capacidade para receber até 50 mil pessoas por dia, oferecendo estacionamento para oito mil carros e 400 ônibus. Por si só, a construção do espaço envolve cerca de 2,8 mil trabalhadores, enquanto a operação incluirá três mil funcionários diretos e deverá gerar seis mil empregos indiretos.
Heineken Alain Prost/Senna 30 anos
A Heineken lançou uma campanha para homenagear Ayrton Senna, em que trazia o principal rival do piloto nas pistas, Alain Prost, brindando a ele. O filme celebrava a carreira e o “poder único” de Senna unir os brasileiros. As cenas retratam passado e presente, como quando apresenta um streamer brindando e também quem assiste a história de Senna por VHS.
O fim do comercial é justamente a cena de Alain Prost erguendo uma Heineken em homenagem ao seu eterno rival. Com o mote “hoje e sempre nos unindo”, a marca agradece a Ayrton Senna, enquanto apresenta os diversos formatos da bebida (lata, garrafa e chopp) e os momentos em que ela se faz presente.
Popeyes altura
A marca de frango frito Popeyes distribuiu minis filés da marca em todo Brasil em maio para quem tivesse 1,55m ou menos de altura. A ação, desenvolvida pela Africa Creative fez parte da campanha global “A Loucura que a Gente Ama” e contou com a atriz Mel Maia na divulgação. Ela convidava os baixinhos para fazer provar todo o sabor que só os mini filés de Popeyes têm.
Ações das marcas para ajudar o Rio Grande do Sul
Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 425 foram afetados pela maior enchente de sua história, em maio, que afetou mais de 1,4 milhão de pessoas. As doações de água e materiais de higiene foram essenciais. Além das ajudas de toda população brasileira, diversas marcas se mobilizaram com doações. As fabricantes de bebidas foram muito cobradas nas redes sociais para ajudarem nesse momento.
Reconhecendo seu papel como agentes de mudança, marcas de diversos setores se uniram ao mutirão de envio de ajuda direta ao estado. Linhas para doações financeiras, a doação de materiais diários básicos e a mobilização de equipes e equipamentos são algumas das modalidades de contribuição.
Todas aquelas que se mobilizaram para ajudar e transformar as vidas dos moradores do Rio Grande do Sul, entram em nosso Top 10 melhores ações. Foram muitas marcas e seria injusto selecionar apenas uma ou 10, se cada ação gerou algum impacto na vida das pessoas em um momento tão difícil.
Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
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