Reconhecido como um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, Ayrton Senna permanece como uma figura icônica 30 anos após sua morte. Prova disso é que o piloto ainda inspira campanhas publicitárias que exaltam seus valores e conquistas e, não raro, é o tema de lançamentos de grandes marcas globais.
Produtos midiáticos também bebem da relevância publicitária do tricampeão. A estreia da série Senna na Netflix, no dia 29 de novembro, gerou grande expectativa entre os brasileiros. Uma pesquisa conduzida pela Ecglobal antes do lançamento aponta que 90% dos entrevistados estavam interessados em assistir à produção.
Entre os respondentes com até 34 anos, mais da metade expressou a intenção de acompanhar a série, mesmo sem terem vivenciado diretamente a trajetória de Senna. No total, 54% dos participantes declararam estar animados para assistir, enquanto 33% permanecem indecisos.
Perguntados sobre os valores mais marcantes associados ao piloto, os respondentes elegeram a determinação e orgulho de ser brasileiro (48%) como o principal. Garra brasileira (42%), excelência (33%), ousadia (27%), união entre brasileiros (26%) e integridade (25%) também foram mencionados.
Esses atributos têm sido fundamentais para a construção de narrativas emocionais e impactantes e criam um aspecto memorável para as marcas que investem na imagem de Senna. Cerca de 76% dos entrevistados relataram ter visto ou ouvido propagandas homenageando o piloto. Destacam-se, neste recorte, marcas como Heineken, mencionada por 37% dos entrevistados, Guaraná Antarctica (26%) e Honda (13%).
Segundo os entrevistados, as campanhas não apenas despertaram nostalgia, mas também fortaleceram a conexão emocional entre o público e o legado do piloto. As ações que destacaram momentos marcantes da carreira de Senna e valores intrínsecos à sua trajetória alcançaram maior engajamento, reafirmando a força de sua imagem como um ícone atemporal da cultura brasileira.
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