O Grupo Leonora lançou diversos produtos para a temporada de volta às aulas em 2025. Com um portfólio que atende desde estudantes e profissionais até o público criativo, a empresa aposta em design diferenciado, materiais de alta durabilidade e produtos alinhados às tendências do mercado.
Entre as novidades estão o avental infantil cristal e o guache em bastão Leo&Leo, voltados à educação infantil, além da linha Jocar Office, que inclui a caneta esferográfica perfumada Wow Fun e os blocos adesivos mini com formatos variados. Para os amantes de papelaria divertida, a LeoArte traz itens como a fita corretiva em formato de pirulito e a caneta esferográfica pompom. A empresa também reforça seu portfólio de marcas licenciadas, incluindo Hello Kitty, Harry Potter, Sonic, Fini, Disney e Looney Tunes.
“Com tantas novidades, esperamos encantar consumidores de todas as idades, das crianças aos profissionais. Nossa expectativa é faturar 10% a mais em relação ao período de volta às aulas de 2024”, afirma Bruno Astolfi, Gerente de Marca e Produto do Grupo Leonora, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Tendências e desafios no mercado de papelaria
Para impulsionar os lançamentos, a empresa investe em uma campanha robusta nas redes sociais, contando com 30 influenciadores na divulgação da linha Leo&Leo. Isso porque o lançamento de novidades para o público infantil e adolescente se torna cada vez mais desafiador devido à rapidez com que as tendências mudam, impulsionadas pelo ambiente digital. “Esse público está mais conectado e influenciado pelas redes sociais, o que exige um esforço contínuo para inovar”, explica Astolfi.
O boom da papelaria nas redes sociais, especialmente no TikTok, tem sido uma alavanca para a marca. “Criamos conteúdos criativos e envolventes para engajar o público jovem, utilizando influenciadores e creators que ampliam o alcance dos nossos produtos”, explica Astolfi.
Além disso, o Grupo Leonora também aposta na nostalgia para conquistar os Millennials, que cresceram nos anos 90 e 2000. “Essa geração busca produtos que resgatem memórias afetivas da infância, e nossa estratégia é combinar elementos clássicos com funcionalidades modernas”, conclui o executivo.

Confira a entrevista completa:
Mundo do Marketing - Está mais desafiador lançar novidades que agradem às crianças e adolescentes?
Bruno Astolfi: Sim, lançar novidades que agradem crianças e adolescentes está mais desafiador devido à rápida evolução das preferências e ao impacto das tendências digitais. Esse público está cada vez mais conectado, influenciado por redes sociais e tecnologias, o que torna necessário um esforço maior para criar produtos inovadores e que se destaquem no mercado. Além disso, a concorrência com outras formas de entretenimento e comunicação também exige um entendimento mais profundo das necessidades e desejos desse público.
Mundo do Marketing - Como a Leonora enxerga o processo de renovação de portfólio e licenciamentos? Antigamente um personagem tinha vida mais longa, hoje parece que "enjoam" mais rápido.
Bruno Astolfi: A Leonora vê a renovação constante de portfólio e licenciamentos como essencial para se manter relevante, especialmente com as mudanças rápidas nas preferências do público jovem. Com o ciclo de vida dos personagens mais curto, é fundamental estar sempre atento às tendências e necessidades desse público. A inovação e parcerias com marcas populares são estratégias-chave para atrair e engajar os consumidores, enquanto a diversificação do portfólio e adaptação aos novos formatos ajudam a criar uma conexão duradoura com o público.
Mundo do Marketing - Quando a parceria com a Fini começou a ser pensada? Como é esse processo de escolha?
Bruno Astolfi: A parceria com a Fini começou a ser pensada com o objetivo de unir a expertise do Grupo Leonora no mercado de papelaria com o potencial da Fini, uma marca globalmente reconhecida no setor de doces. O processo de escolha foi pautado pela afinidade entre as duas marcas em termos de inovação, qualidade e apelo junto ao público jovem. A Fini representa uma oportunidade única para criar produtos que se conectem com as tendências e desejos dos consumidores, ampliando o alcance e a experiência das duas marcas.
Mundo do Marketing - Os jovens estão cada vez mais conectados e antenados. Como a Letron se molda a esse público?
Bruno Astolfi: A Letron, como marca nova de eletrônicos, se molda ao público jovem ao focar em inovação, design moderno e conectividade. Sabemos que os jovens estão cada vez mais imersos no mundo digital, e por isso, oferecemos produtos de alta performance, funcionalidade, personalidade e estética, integrados ao estilo de vida digital e acelerado dos jovens, além de usar canais digitais para engajá-los com lançamentos que atendem às suas expectativas e tendências.

Mundo do Marketing - O mercado de papelaria viveu um novo boom por causa das redes sociais, principalmente do TikTok. Como a marca trabalha nessas redes? Qual a estratégia adotada?
Bruno Astolfi: A Leonora aproveita o boom da papelaria nas redes sociais, especialmente no TikTok, criando conteúdos criativos que se conectam com o público jovem. Utilizamos influenciadores, creators e vídeos curtos para mostrar nossos produtos de forma divertida e inspiradora, engajando os seguidores e tornando-os parte de um estilo de vida autêntico. Isso aumenta a visibilidade da marca e fortalece a relação com os consumidores.
Mundo do Marketing - Além dos jovens, os Millennials (que estão virando 40+) são um público ávido por novidades nesse mercado – muito por realização pessoal, das coisas que não puderam ter. Como o Grupo trabalha com eles? Há algo de nostalgia? Se não, podemos esperar que a marca traga algo do passado que fez sucesso (seja em licenciamento, seja em produto)?
Bruno Astolfi: O Grupo Leonora valoriza os Millennials, combinando nostalgia com inovações em seus produtos. Resgatamos elementos dos anos de 1990 e 2000, com personagens e designs que remetem à infância dessa geração, ao mesmo tempo em que atendemos às tendências e necessidades atuais. A ideia é equilibrar o carinho pelo passado com a busca por novidades funcionais e atuais, utilizando referências de um passado ainda recente, porém, emotivo, em produtos relevantes.
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