A temporada de compras de materiais escolares chega ao seu auge na reta final de janeiro. Disputando a atenção de pais e estudantes nas fileiras físicas e digitais, donos de negócios apostam em estratégias diferenciadas para conquistar os compradores. A exemplo do que aconteceu no ano passado, o licenciamento deverá ser um dos principais impulsionadores de vendas em 2025.
Enquanto 69% das crianças e adolescentes apreciam produtos vinculados a filmes, 62% gostam de itens relacionados a séries, conforme aponta o estudo “Back to School: Analisando a volta às aulas através do material escolar, hábitos de consumo de lanches e influência no lar”, conduzido pela KidsCorp.

A interseção entre as duas preferências reforça a força cultural da narrativa audiovisual no cotidiano jovem e evidencia a influência de fenômenos midiáticos nas decisões de compra. Na ampla maioria dos casos, a sugestão das crianças são acatadas por pais e responsáveis.
46% dos respondentes afirmaram ter comprado algum artigo de material escolar ou papelaria para o filho. De forma geral, 69% dos responsáveis preferem realizar a compra de materiais escolares diretamente na loja física. 12% reportaram a compra de itens de papelaria em canais digitais e 11% afirmaram ter comprado livros (físicos ou e-books) em lojas virtuais.

O volume da participação parental nas compras escolares é diretamente impactado pelo início da vida financeira de jovens consumidores. 13% dos jovens ouvidos durante a pesquisa gastam o próprio dinheiro em materiais escolares. Os maiores entusiastas desses artigos são crianças entre 6 a 12 anos, com 17% de incidência. Adolescentes entre 13 a 18 anos correspondem a 9% neste grupo.
A exemplo dos pais, as crianças também preferem fazer essas compras nos canais offline. 74% dos jovens entre 6 a 12 anos reforçaram o interesse em ir às lojas físicas para avaliar e comprar materiais escolares. O índice cai para 62% entre os jovens de 13 a 18 anos.

O estudo contou com uma amostra de 5.750 jovens e 1.320 pais das classes A, B e C+.
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