A Döhler, empresa brasileira de produtos têxteis, vem reforçando suas estratégias e comunicação em seu papel com iniciativas sustentáveis, como o desenvolvimento pioneiro de cortinas fabricadas a partir de fios de garrafas PET pós-consumo. Em 2023, a empresa retirou mais de 654,5 mil garrafas PET do meio ambiente para a produção dessas cortinas, contribuindo significativamente para a redução de resíduos plásticos.
Além das cortinas, a Döhler expandiu o uso de materiais reciclados para outros itens, como a toalha de praia Solaris, lançada em dezembro de 2024, que incorporou 6,5 mil garrafas PET em sua produção. O posicionamento visa diferenciar a empresa dos demais concorrentes e do avanço de marcas chinesas no país.
O setor têxtil brasileiro, do qual a Döhler faz parte, apresentou um faturamento de R$ 203,9 bilhões em 2024, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Esse desempenho reflete um crescimento de 4% na produção têxtil e de 3,8% no segmento de vestuário em relação ao ano anterior. Entretanto, a balança comercial do setor registrou um déficit de US$ 5,7 bilhões, com exportações somando US$ 908 milhões e especificamente atingindo US$ 6,6 bilhões no mesmo período.

“A Döhler reforça seu compromisso com a sustentabilidade por meio de diversas iniciativas, incluindo o uso de máquinas de estamparia digital que consomem menos água e geram menos resíduos, além de projetos de reflorestamento como o "Chamado 2027", que visa plantar 14 mil mudas até o ano de 2027. Essas ações buscam nos posicionar como referência em práticas ambientais relevantes dentro da indústria têxtil brasileira”, contou Marco Aurélio Braga, Head de Comunicação e Marketing da Döhler, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Para os próximos anos, a Döhler planeja ampliar sua linha de produtos sustentáveis, com lançamentos previstos em segmentos como banho, mesa e linha profissional. A empresa também lançou, em 2024, o selo “Fio Verde”, que abrange todas as suas ações e produtos sustentáveis, reforçando seu compromisso contínuo com a proteção ambiental e a inovação no setor têxtil.
Confira a entrevista completa:
Mundo do Marketing - Quais foram os maiores desafios e aprendizados no projeto de cortina de fios feitos de garrafas PET pós-consumo?
Marco Aurélio: O primeiro e talvez maior desafio foi encontrar um fornecedor que pudesse comprovar que os fios realmente vieram de garrafas plásticas pós-consumo retiradas do meio-ambiente. Chegamos à Unifi, Inc., líder global em tecnologia de fibras e têxteis sintéticos sustentáveis que é detentora da marca REPREVE. A marca usa uma tecnologia de rastreamento que consegue “imprimir” no fio uma espécie de DNA, comprovando a origem da garrafa reciclada que iria poluir a natureza.
O processo funciona recolhendo as garrafas PET pós-consumo do meio ambiente, depois de lavadas, são trituradas e transformadas em flocos. O material vira uma resina de alta qualidade que depois se transforma em fio REPREVE rastreável. A Döhler conta, inclusive, com certificações entregues pela REPREVE que atestam a cadeia responsável.
Isto significa que se um pedaço da cortina for levado ao laboratório vamos conseguir provar que no tecido há garrafas PET recicladas. É um programa de certificação de produto. Outro desafio que podemos citar foi equilibrar as fibras naturais com o poliéster reciclado REPREVE na estrutura do tecido para que a cortina tivesse um bom caimento. Conseguimos. A cortina de fios de garrafa PET Renove traz um aspecto natural, é moderna, versátil, resistente e tem um caimento incrível.
Entre os aprendizados está o de fortalecer a importância do consumo responsável, enraizando na cultura brasileira a necessidade de produtos cada vez mais sustentáveis para proteger o meio ambiente e garantir um planeta mais saudável. Outro aprendizado é que a cortina de fios de garrafa PET foi mais um impulso para o desenvolvimento de novos produtos ESG. Estamos no caminho certo e temos um parque fabril preparado para novos e ambiciosos projetos. Outras iniciativas que a Döhler adota para reduzir os impactos ambientais ancoram a diretriz de ser cada vez mais sustentável.

Mundo do Marketing - Foram retiradas mais de 654,5 mil garrafas PET do meio ambiente no ano de lançamento da cortina sustentável, como a empresa mede e comunica o impacto ambiental desses produtos?
Marco Aurélio: A Unifi, Inc. possui um sistema chamado Bottle Count, que contabiliza o número de garrafas transformadas em artigo de acordo com a composição e gramatura. Com isso, um cálculo preciso sobre a quantidade de garrafas necessárias por metro quadrado de cortina foi realizado.
A produção das cortinas Renove, da Döhler, tem um impacto ambiental significativo graças ao uso do fio sustentável REPREVE. Para cada metro linear de cortina (1m x 2,80m), são recicladas aproximadamente 9,8 garrafas PET de 500ml. Isso significa que, em uma produção de 500 metros de cortina, cerca de cinco mil garrafas são retiradas da natureza.
A marca REPREVE possui um sistema rigoroso e confiável que contabiliza a quantidade de garrafas recicladas com base no consumo de matéria-prima feita pela Döhler. Além disso, uma nova ferramenta chamada LCA (Life Cycle Analysis) permite medir o impacto positivo do uso do fio REPREVE em comparação com o poliéster virgem, reforçando os benefícios sustentáveis dessa escolha.
Em 2023, a Döhler evitou que 654,5 mil garrafas PET fossem descartadas em aterros sanitários. Além disso, a produção da cortina Renove gerou uma economia de 361 mil litros de água e impediu a emissão de 21 mil quilos de dióxido de carbono, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade.

Mundo do Marketing - Além da cortina e da toalha de praia Solaris, existem planos para expandir a aplicação de fios reciclados para outras linhas de produtos da Döhler?
Marco Aurélio: Como uma das principais e mais sustentáveis indústrias têxteis da América Latina, a Döhler está sempre atenta às novas tecnologias e produtos ECO. Temos novos projetos em desenvolvimento voltados para as linhas banho, mesa, e profissional (hotéis, resorts, pousadas) além do mercado americano. Não podemos ainda estabelecer uma data de lançamento, mas nossos times de Desenvolvimento, Engenharia, entre outros setores, trabalham para entregar produtos inovadores e sustentáveis a cada coleção.
Inclusive, lançamos em 2024 o selo Fio Verde que vai abraçar todas as ações e produtos sustentáveis da Döhler.
Mundo do Marketing - Como a Döhler enxerga a colaboração com outras empresas para promover produtos sustentáveis?
Marco Aurélio: Extremamente importante termos parceiros disponíveis que abracem a sustentabilidade. Entendemos que isso soma forças e garante um futuro melhor para todos!
Mundo do Marketing - Como a marca educa seus consumidores sobre o impacto ambiental positivo ao escolher produtos feitos com materiais reciclados, como as garrafas PET pós-consumo?
Marco Aurélio: Mostrando os benefícios, principalmente, e o valor agregado em cada peça. Bom para o Planeta, bom para a sociedade e também para a indústria, já que a competitividade e sustentabilidade andam juntas. Ainda que a fatia de consumidores de produtos sustentáveis seja pequena no Brasil neste momento, a marca vai continuar fomentando o consumo responsável.

Mundo do Marketing - Quais metas específicas de sustentabilidade a Döhler pretende alcançar nos próximos anos para fortalecer ainda mais seu papel como referência no setor têxtil?
Marco Aurélio: Temos quatro lançamentos de coleções por ano e dentro de cada coleção temos objetivo de apresentar ao mercado um número determinado de produtos sustentáveis em cada linha que atuamos (cama, mesa, banho, decoração, tecidos industriais e linha profissional). Essa prática passará a ser sistemática a partir de 2025. Estima-se que os humanos usam cerca de 1,2 milhões de garrafas plásticas por minuto. Apenas 56% são recicladas.
Queremos contribuir para aumentar o índice de reciclagem e reduzir os impactos! Acreditamos no ESG, no consumo consciente, na transparência e na responsabilidade que temos de cuidar do planeta e das pessoas. Nos destacamos pela inovação em sustentabilidade, desenvolvendo produtos e adotando processos que reduzem o impacto ambiental. Entre os produtos sustentáveis, estão a cortina produzida com fios de garrafas PET recicladas, a cortina de fibra recuperada, a primeira toalha de algodão rastreável do Brasil e a toalha de praia feita com fios de garrafa PET.
Além dos produtos, a empresa investe em máquinas e processos que reforçam seu compromisso com o meio ambiente. As máquinas de estamparia digital, por exemplo, consomem pouquíssima água, não geram resíduos significativos e ainda garantem riqueza em alta definição. Já uma máquina de alvejamento contínuo contribui para a eficiência produtiva.
Também adotamos iniciativas para o uso consciente de recursos naturais. Atualmente, 40% de toda a água utilizada na fabricação dos produtos é reaproveitada, e a empresa mantém uma área arborizada de 425 mil metros quadrados. A matriz energética sustentável também é um diferencial, contando com um dos maiores sistemas de energia solar de telhado em Joinville e utilizando biomassa para geração de vapor.
Para desenvolver ainda mais seu impacto positivo, a Döhler criou o projeto "Chamado 2027", que tem como meta a doação e o plantio de 14 mil mudas até 2027, contribuindo para a preservação ambiental.
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