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Rebranding da Jaguar: Diretora de Marketing explica conceito e analisa repercussão

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

26 de nov. de 2024

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Entrevistas

Rebranding da Jaguar: Diretora de Marketing explica conceito e analisa repercussão
Rebranding da Jaguar: Diretora de Marketing explica conceito e analisa repercussão
Rebranding da Jaguar: Diretora de Marketing explica conceito e analisa repercussão

O recente rebranding da Jaguar está gerando um debate significativo entre especialistas e consumidores. A mudança trouxe uma linguagem visual moderna, com elementos mais simples e núcleos refinados, que destacam as características atemporais da marca enquanto projetamos inovação. Nas redes sociais, no entanto, a recepção ao rebranding tem sido polarizada.

Enquanto admiradores elogiam a capacidade da Jaguar de inovar sem perder suas raízes, outros demonstram ceticismo quanto à eficácia da identidade em atrair novos públicos. Paralelamente, a estratégia de comunicação tem sido amplamente elogiada por integrar experiências digitais e físicas, criando uma narrativa consistente em todos os pontos de contato.

Segundo a Jaguar, o rebranding é mais do que uma atualização estética. Ele reflete o compromisso da empresa em redefinir o conceito de luxo no setor automotivo, adaptando-se às mudanças de comportamento dos consumidores. “O objetivo é reposicionar a marca dentro do mercado de luxo efetivamente, mirando um público mais consciente e sofisticado”, contou Camila Yu Mateus, diretora de Marketing da JLR para o Brasil.

Em entrevista ao Mundo do Marketing, Camila explicou que o rebranding faz parte da estratégia “Reimagine”, que começou há três anos, reavaliando e criando personalidades próprias para cada uma das marcas da JLR (Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar). Com o rebranding, a marca britânica busca se reafirmar como uma referência em design e performance, prometendo não apenas carros, mas experiências transformadoras.

Confira a entrevista na íntegra:

Mundo do Marketing - Como foi o processo de rebranding?

Camila Yu Mateus: O processo de rebranding foi fundamentado no princípio “Copy Nothing”, estabelecido pelo fundador da Jaguar, Sir William Lyons. Liderado pelo professor Dr. Gerry McGovern, Chief Creative Officer da JLR, o time criativo desenvolveu uma abordagem fiel a essa premissa, de ser uma marca única e inigualável.

Esse movimento faz parte da estratégia “Reimagine”, que começou há três anos, reavaliando e criando personalidades próprias para cada uma das marcas da JLR (Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar). O objetivo é reposicionar a marca dentro do mercado de luxo efetivamente, mirando um público mais consciente e sofisticado.

Mundo do Marketing - Qual foi o ponto de partida da mudança e por quê?

Camila Yu Mateus: O desempenho de vendas nos últimos anos indicava a necessidade de reconexão com o segmento de luxo e com os consumidores mais conscientes e em busca de inovação. O rebranding também foi motivado por valores intrínsecos da nova plataforma, como eletrificação e sustentabilidade, alinhados ao compromisso da JLR com a descarbonização até 2039.

Mundo do Marketing - Qual é a expectativa da marca com a mudança?

Camila Yu Mateus: O reposicionamento da marca é um movimento inédito e sofisticado que vem sendo estruturado desde o surgimento da estratégia “Reimagine”, há três anos. Foi quando começamos a analisar individualmente cada uma das marcas que hoje integram a JLR, criando personalidades, contextos e universos próprios para cada uma delas. A Jaguar se insere nesse pilar de transformação. Olhamos para como a marca se apresenta e se estabiliza no mercado, voltando ao segmento de luxo, destacando sua audácia e coragem, planejando sua relevância e atuação para os próximos cinco, sete ou dez anos.

Mundo do Marketing - Como estão analisando a repercussão?

Camila Yu Mateus: A diversidade de opiniões é natural em momentos de transformação, mas encaramos isso como uma oportunidade positiva. Nossa estratégia se embasa no nosso princípio fundamental e olha para o futuro e não como as coisas estão estabelecidas agora somente. O teaser foi apenas o início da jornada e estamos muito empolgados com a apresentação do Type 00 no dia 02 de dezembro em Miami.

Mundo do Marketing - Quais aprendizados da repercussão?

Camila Yu Mateus: Momentos de disrupção trazem desafios, mas também oportunidades. Entendemos que ser desafiar o status quo e fazer o inesperado implica lidar com diferentes percepções e opiniões, mas o mais importante é sermos fiéis a nossa estratégia e executarmos com convicção tudo o que acreditamos.

Leia também: Lamborghini faz rebranding pela primeira vez em 20 anos

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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Priscilla Oliveira

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