A união entre Mantiqueira Brasil e JBS promete transformar o mercado de produção e comercialização de ovos no Brasil e internacionalmente. Além de impactar o consumidor brasileiro, a parceria tem o potencial de introduzir inovações e boas práticas de fabricação no mercado global. A combinação do conhecimento técnico da Mantiqueira Brasil e a infraestrutura da JBS busca facilitar a expansão global de forma rápida, ágil e sustentável, solidificando o Brasil como um fornecedor relevante de proteína de altíssima qualidade.
Países como os Estados Unidos podem se beneficiar com a entrada de um novo competidor, capaz de desenvolver unidades de produção de galinhas livres com equipamentos de alta qualidade. Além disso, o consumo per capita de ovos no Brasil vem crescendo de forma consistente, e essa sociedade visa acelerar ainda mais o desenvolvimento dessa categoria, destacando os ovos como uma proteína de alto valor nutricional e versátil.

A decisão de unir as grandes empresas não demorou. Segundo André Carvalho, Diretor de Marketing e Inovação da Mantiqueira, as famílias das duas empresas já se conheciam há anos, e no final de 2024, decidiram firmar uma parceria estratégica para otimizar os pontos fortes de cada uma.
Em entrevista ao Mundo do Marketing, André contou que a sustentabilidade social e ambiental também é um ponto forte dessa união. “Tanto a Mantiqueira Brasil quanto a JBS mantêm firme compromisso com os pilares ESG, priorizando o bem-estar animal e as boas práticas de manejo das aves. A parceria possibilitará a continuidade e o fortalecimento de programas sociais e ambientais, refletindo o compromisso das empresas com as comunidades e o futuro”, contou.
“Nós queremos ser a melhor empresa do setor. Os concorrentes nos ensinam o que fazer, e, especialmente o que não fazer. A nossa arte está em separar e selecionar o que nos interessa”, frisou.
Confira a entrevista completa.

Mundo do Marketing – Desde quando essa sociedade vinha sendo pensada?
André Carvalho: As famílias das duas empresas se conhecem há anos e no final de 2024 chegou o momento de firmar uma parceria maior, fortalecendo, otimizando os pontos positivos de cada uma das empresas.
Mundo do Marketing – Como a sociedade entre Mantiqueira Brasil e JBS pode impactar o mercado de produção e comercialização de ovos (interno e externo)?
André Carvalho: A categoria de ovos no Brasil cresce de forma consistente nos últimos 10 anos. Esse ano nós fechamos com o consumo per capita em 268 ovos por habitante. Essa sociedade possibilitará o desenvolvimento mais acelerado dessa categoria, de forma que o consumidor não perceba o ovo apenas como uma proteína de baixo custo, mas sim que é uma proteína de alto valor nutricional, saudável, e que possibilita uma infinidade de pratos na mesa do consumidor brasileiro.
O futuro da categoria de ovos no Brasil será transformacional. Essa parceria acelerará projetos de inovação dentro do segmento de ovos, colocando os ovos em outros momentos de consumo, em outros tipos de produtos ou subprodutos do ovo para o consumo do brasileiro. Na mesma forma como o consumidor brasileiro será impactado por uma nova visão na categoria de ovos, por meio de inovações e boas práticas de fabricação e tecnologias, países como os Estados Unidos poderão também ter um novo competidor capaz de desenvolver unidades de produção de galinhas livres com equipamentos de altíssima qualidade e com uma ótima produtividade e bem-estar animal.
Mundo do Marketing – Quais benefícios a união entre Mantiqueira Brasil e JBS pode trazer em termos de sustentabilidade social e ambiental no setor de ovos? O que a JBS tem a agregar nessas áreas, que já eram fortes na Mantiqueira?
André Carvalho: Seguimos firmes com os nossos pilares de ESG muito focados na sustentabilidade do negócio, no bem-estar animal, nas boas práticas de manejo das aves. Isso segue inalterado. A JBS também valoriza muito essas práticas. Manteremos os programas sociais e ambientais, pois eles são parte fundamental dos nossos valores e da essência da nossa empresa. Essa responsabilidade reflete o compromisso que temos com as comunidades em que estamos inseridos e com o futuro, reafirmando nosso papel em contribuir para o desenvolvimento social e ambiental de forma consistente.

Mundo do Marketing – De que maneira o acesso ao conhecimento e à infraestrutura da JBS pode ajudar a Mantiqueira Brasil a competir no mercado internacional de ovos?
André Carvalho: Essa união permite que o conhecimento técnico da Mantiqueira Brasil associado ao conhecimento do mercado internacional do JBS facilite a nossa expansão global de forma rápida, ágil e sustentável.
Mundo do Marketing – Quais desafios regulatórios e estratégicos podem surgir na concretização da parceria entre Mantiqueira Brasil e JBS, e como eles podem ser superados?
André Carvalho: Normalmente quando não existe aprovação do CADE, isso está muito relacionado à concentração de mercado, que não é o nosso caso. Essa transação está sendo feita de forma aberta, transparente e seguindo todos os padrões da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), conforme exige uma empresa de capital aberto como a JBS. Caso o CADE não aprove a transação não será consumada.
Mundo do Marketing – Hoje a Mantiqueira está em 10º no ranking global de produtores de ovos. Com a sociedade é esperado que suba mais quantas posições?
André Carvalho: A Mantiqueira é a décima maior empresa do mundo, segundo o ranking“ World’s Top 30 Egg Producers” realizado pela WATT Global Media 2024. Nós queremos ser a melhor empresa do setor. Os concorrentes nos ensinam o que fazer, e, especialmente o que não fazer. A nossa arte está em separar e selecionar o que nos interessa.
Mundo do Marketing – A Mantiqueira já exportava. Como está esse cenário?
André Carvalho: Sim, já exportamos. Com 37 anos de história, a Mantiqueira Brasil produz e comercializa quatro bilhões de ovos por ano, atendendo a distribuição nacional e internacional – as exportações representam 5% da produção total da empresa para os mercados Oriente Médio, África, Ásia e América do Sul.

Mundo do Marketing –Como a comunicação entre as empresas e o mercado pode ser estruturada para destacar o Brasil como um dos principais fornecedores globais de ovos?
André Carvalho: A categoria de ovo no Brasil e no mundo é uma categoria que precisa passar por uma profissionalização. Em todos os países essa categoria é muito fragmentada, segmentada. Então, as condições de produção e as condições das aves são muito diferentes. Temos empresas com altíssima tecnologia, altíssimo cuidado animal, como a Mantiqueira Brasil. No entanto, temos também que está muito distante disso. Logo, acreditamos que esse é o primeiro movimento que precisa acontecer na categoria como um todo.
Essa parceria de investimento com a JBS S.A abrirá os olhos de vários países em relação à importância da qualidade do produto e do bem-estar animal e certamente, assim como nós já somos referência para alguns dos nossos concorrentes internos, esse movimento ainda vai se intensificar para que a categoria se transforme. Acreditamos que o Brasil se posicionará como já acontece na carne e no frango, como um país que é fonte de uma proteína de altíssima qualidade e nos pilares de sustentabilidade.
Mundo do Marketing – Como a diversificação do portfólio da JBS, com a entrada no mercado de ovos, contribui para sua visão estratégica global?
André Carvalho: Existe uma grande oportunidade de negócios na categoria de ovos, que não está relacionada à imagem, mas sim à posição como um grande competidor em um mercado que tem crescido significativamente. É inegável que, ao longo dos próximos anos, haverá uma mudança no cenário global, com a possibilidade de escassez de proteínas animais (carne/frango).
Esse tema ganhou destaque recentemente, especialmente com o aumento da visibilidade das proteínas à base de plantas. Nesse contexto, o ovo se destaca como a melhor opção de proteína: uma substituta tanto para a carne quanto para o frango, oferecendo alto valor nutricional, excelente saudabilidade e custo acessível. Olhando para o futuro, o consumo per capita mundial de ovos continua a crescer, o que justifica as parcerias estratégicas que estão sendo estabelecidas para aproveitar esse momento de expansão do mercado.

Mundo do Marketing – De que forma a liderança no movimento de galinhas livres e o foco em inovação podem diferenciar a Mantiqueira Brasil no mercado internacional?
André Carvalho: Uma de nossas definições para o mercado dos Estados Unidos, que será nosso primeiro país de entrada, é atuar exclusivamente com galinhas livres. Essa decisão reflete o nosso compromisso já estabelecido de não construir nenhuma granja convencional, mantendo nossos princípios e valores inalterados.
Mundo do Marketing - Qual o impacto esperado da sociedade no desenvolvimento do setor de ovos e na economia brasileira como um todo?
André Carvalho: O Brasil tem uma grande oportunidade de ganhar força no mercado global de ovos. Além de já ser amplamente reconhecido como um dos principais fornecedores de proteínas de carne e frango, o país também pode assumir um papel fundamental no fornecimento de ovos, ampliando ainda mais sua relevância no cenário internacional.
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