A PlayTV, reconhecida como um dos maiores hubs de conteúdo criativo focado em games e cultura pop no Brasil, fez uma parceria estratégica com a Asia One — braço de distribuição da Tokyo Foods, uma das maiores importadoras de produtos coreanos do país. A iniciativa visa reforçar o protagonismo da emissora no cenário da cultura sul-coreana no Brasil, promovendo experiências completas que unem entretenimento, gastronomia e ações de engajamento digital.
Uma das referências no Brasil por sua programação dedicada a K-dramas e K-pop desde 2014, a PlayTV amplia seu compromisso com o movimento Hallyu ao transformar o consumo cultural em uma vivência sensorial. Com a nova colaboração, os espectadores poderão conhecer e experimentar os alimentos que assistem em suas novelas favoritas, graças à curadoria da Asia One.
“Estamos sempre buscando maneiras de aproximar o público brasileiro da cultura coreana. A parceria com a Asia One é um marco importante nesse sentido. Queremos que os fãs tenham uma experiência completa, não apenas com os conteúdos audiovisuais, mas também por meio da gastronomia, que é uma das principais portas de entrada para qualquer cultura”, contou Alexandre Zalcman, CEO da PlayTV, ao Mundo do Marketing.
A parceria traz uma série de iniciativas inéditas, como drops na programação com vídeos sobre produtos coreanos e seus modos de preparo; pílulas interativas com influenciadoras mostrando como consumir pratos típicos, como toppoki, ramen e snacks; conteúdos especiais nas redes sociais, com toque de humor, memes e engajamento orgânico com a comunidade.
“A cultura coreana vai muito além dos K-dramas e do K-pop. Queremos ampliar essa conexão e mostrar como a gastronomia e os produtos do dia a dia fazem parte desse universo vibrante”, reforça Zalcman.
Cláudio Nascimento, diretor da Tokyo Foods afirmou estar animado com a parceria, vislumbrando grande potencial e expectativa de adesão aos produtos inéditos que estão lançando.
Estratégia digital e influência: marketing de performance com sabor coreano
A PlayTV aposta em uma campanha 360º, que combina televisão, redes sociais, influenciadores e performance digital para ampliar a visibilidade da parceria e atingir novos públicos. O foco é gerar identificação com fãs de cultura oriental e converter o interesse em audiência e consumo.
“Trouxemos influenciadoras de nicho como Dudi Duarte (kfood), Carolina Pardini (K-dramas), Carolina Steinert (K-pop) e Cozy Prici (conteúdo oriental) para cocriar conteúdo e engajar suas comunidades. A campanha é online e offline, com pílulas de até 90 segundos na nossa grade e conteúdos autorais nas redes delas”, explicou Leonardo Zalcman, vice-presidente da emissora.
A emissora também investe em mídia digital na Meta, com anúncios focados na complementaridade entre assistir aos K-dramas e consumir os alimentos vistos em cena. Até o final de maio, estão previstas ao menos 120 ativações com produtos da Asia One.

Cultura coreana em expansão: público fiel e oportunidades de mercado
A aposta da PlayTV tem respaldo em dados: segundo pesquisa divulgada pela Ecglobal, empresa do grupo Stefanini, quase 90% dos brasileiros consomem K-dramas com frequência, com 55% assistindo semanalmente. Além disso, o Brasil figura entre os cinco maiores mercados consumidores de K-pop no mundo, com crescimento de 47% ao ano.
“A nossa audiência é fiel e se sente representada na PlayTV. Percebemos um desejo reprimido de consumir os produtos que aparecem nos dramas. Isso fortalece o vínculo com a nossa marca e abre portas para anunciantes e importadores”, pontua Leonardo.
O perfil de quem consome esse conteúdo também chama atenção do mercado: diferente do público mais jovem do K-pop, os fãs de K-dramas tendem a ser mais velhos e com maior poder de consumo, o que amplia o potencial de monetização.

Próximos passos: eventos presenciais e expansão do ecossistema
Além das ações em TV e digital, a PlayTV já confirmou presença em eventos como Gamescom, BGS e DOFF, com ativações exclusivas para o público geek e otaku. A ideia é transformar a emissora em um ponto de referência da cultura coreana no Brasil, oferecendo experiências imersivas e interativas.
“Queremos continuar liderando esse movimento. O consumo de cultura coreana está cada vez mais presente nas ruas, nas cafeterias, nas redes sociais e, agora, na mesa do consumidor brasileiro. Estamos prontos para expandir ainda mais esse universo com novas frentes e produtos”, finaliza Alexandre.
COMPARTILHAR ESSE POST