MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Desvendamos a receita da Volvo para crescer e construir marca ao mesmo tempo

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 7 min

DATA

23 de out. de 2025

CATEGORIA

Entrevistas

Desvendamos a receita da Volvo para crescer e construir marca ao mesmo tempo
Desvendamos a receita da Volvo para crescer e construir marca ao mesmo tempo
Desvendamos a receita da Volvo para crescer e construir marca ao mesmo tempo

A ebulição do mercado automobilístico brasileiro com cada vez mais montadoras buscando o bolso dos mesmos consumidores e a transição do carro a combustão para os elétricos pinta um cenário de guerra em que poucas marcas estão ganhando essa batalha sem muitos arranhões. No front, viva e avançando, está a Volvo. 

Em 2025, a marca escandinava deve chegar ao volume de 10 mil carros vendidos, frente a menos de três mil comercializados 10 anos atrás. A base são dois pilares fundamentais da estratégia da Volvo: transformação contínua de produtos e construção consistente de marca. 

Para a empresa, a eletrificação deixou de ser uma aposta futura para ser uma estratégia irrevogável de negócio. Em entrevista exclusiva ao Mundo do Marketing, Felipe Yagi, Diretor de Marketing, Customer Experience e Comunicação da Volvo Car Brasil, que acaba de retornar ao Brasil depois de passar pela Volvo Car África do Sul, detalha o desafio de manter essa liderança em um mercado cada vez mais competitivo e em transformação acelerada pela eletrificação. 

Veja a seguir os detalhes da estratégia de diferenciação da marca, com o papel central do branding aliado à inovação de produtos, e como a Volvo planeja consolidar sua posição enquanto reescreve as regras da indústria automotiva através da eletrificação consistente.

Bruno Mello, Mundo do Marketing – Como foi a transição de dirigir do lado direito para o esquerdo, voltando da África do Sul para o Brasil? E qual é o plano agora para o Brasil?

Felipe Yagi: É realmente um desafio. A experiência foi positiva, foi um ano e meio muito bom lá. A Volvo está bem estabelecida no Brasil. Devemos fazer em torno de 10 mil carros esse ano. Quando comecei aqui, éramos uma marca de 2.900 a três mil carros. Hoje estamos nesse patamar de 10 mil. Em termos de volume e presença no mercado, estamos bem estabelecidos. 

A tendência é continuar assim nos próximos anos. Conseguimos uma posição dentro do mercado premium super relevante. Hoje somos a segunda marca no mercado premium brasileiro, posição que mantemos há alguns anos. O desafio é justamente manter, porque é fácil chegar ao topo, mas se manter é muito mais difícil. Nosso desafio é garantir essa consistência e manutenção da liderança no mercado premium.

Mundo do Marketing – Quais são as iniciativas para isso acontecer?

Felipe Yagi: É uma questão de volume, investimento, competitividade e audiência do consumidor. É equilibrar a construção de marca a longo prazo com objetivos de curto prazo — bater a meta mês a mês. No final do dia, a receita é justamente essa construção de marca no longo prazo, que sempre foi uma meta clara para a gente como companhia. Precisamos proteger a marca que construímos. Ações de Marketing focadas em branding são essenciais.

Nos últimos 10 anos, a Volvo passou por uma transformação profunda na linha de produtos. Se você junta construção de marca forte com transformação de linha de produtos para trazer mais valor agregado, essa é a receita perfeita para crescimento consistente num segmento de luxo.

Mundo do Marketing – Houve uma transformação em produtos, como foi?

Felipe Yagi: Foi radical. 10 anos atrás, a Volvo estava para lançar o XC90 reestilizado, como um grande marco da nova geração e trouxe a Volvo para outro patamar de design, tecnologia e luxo. Depois, renovamos o XC60, entramos em novo segmento de mercado. Mais recentemente, tivemos a transformação para eletrificação, super importante para nos mantermos inovadores e pioneiros. É o DNA da Volvo. 

Recentemente chegou o EX30, que adicionou público e um tipo de carroceria onde não tínhamos. Essa transformação foi fundamental. Nos últimos anos, a eletrificação foi super relevante e continua sendo. Estamos em um momento muito forte da indústria: quem decide levantar a bandeira e falar "sou uma marca elétrica" faz diferença. Existem marcas que vão e voltam, têm dúvida. Para a Volvo é muito claro: esse é o caminho. 

Nossos produtos novos virão preferencialmente 100% elétricos. Isso em conjunto com construção de marca é o que nos ajuda. A raiz de ser diferente para Volvo é apoiar-se em marca inovadora e pioneira, com transformação de produto que traz tecnologia e valor agregado.

Mundo do Marketing – Como preservar a relevância com transformações tão profundas no mercado, especialmente com a eletrificação e diferentes tipos de consumidores?

Felipe Yagi: A tecnologia passa por essas etapas: começa a fase de "early adopter", depois ganha maturidade. Neste ano de 2025, vendemos quase sete mil carros até o fim de setembro. Quase metade foram carros elétricos. Não dá para estatisticamente falar que vendemos só para "early adopter" se metade do volume é significativo.

A Volvo tomou uma decisão coerente e correta: ir para eletrificação. É estratégia de negócio que todas as áreas precisam seguir na mesma direção. Consistência na estratégia ajuda a atingir objetivos. Se há anos falássemos "vamos lançar elétricos" e depois "voltamos para combustão", seria decepcionante para o consumidor. 

Mundo do Marketing – Como vocês veem o perfil de cliente atual e futuro?

Felipe Yagi: Eum mercado maduro e estabelecido, não procuramos compradores adicionais — entendemos melhor como converter compradores que já estão comprando veículos em faixa elevada de preço, no mercado premium. Onde buscamos consumidor de carro elétrico? 

Onde está o consumidor premium em geral. É onde está consumidor Volvo independentemente se hoje compra elétrico ou não. Nosso trabalho é apresentar a marca, as credenciais e os benefícios do veículo elétrico para convencer. O carro elétrico hoje pode ainda não ser para 100% das pessoas, mas uma faixa relevante consegue colocar na rotina. O grande desafio é mostrar como funciona.

Você conseguir voltar para casa, carregar o carro e no outro dia sair com bateria cheia é fantástico. Nunca mais parar 10 a 15 minutos no posto de combustível de manhã antes do trabalho. Hoje com carro elétrico vou ao posto só para calibrar pneu. Começamos a ver os benefícios que a rotina eletrificada traz. O grande desafio não é onde estão os consumidores, mas apresentar tecnologia para que entendam e pouco a pouco convertam.

Mundo do Marketing – Você retornou ao Brasil no momento de planejamento estratégico para 2026. Quais são eles?

Felipe Yagi: No mercado premium, a ideia é fazer resgate de algumas estratégias do passado que funcionavam bem e podem funcionar para frente, focando na diferenciação. Recentemente estivemos presentes na semana de moda. É um exemplo claro de ações que vamos focar a partir do ano que vem na construção de marca. 

Como marca premium buscando diferenciação, precisamos estar inseridos em contextos onde consumidor está, nos territórios que consome. Um grande desafio para o próximo ano é mapear esses territórios, locais onde o consumidor está consumindo conteúdo, presente fisicamente, e como a Volvo entra.

A moda é um território que o consumidor consome demais. EX30 está lá, mas como entramos nessa conversa naturalmente, com participação relevante, gerando lembrança de Volvo? Não é só posicionar o carro num lugar legal: é qual história contamos. Construção de marca e diferença será chave.

Conectar com assunto de moda, explorar o design dos produtos, a herança escandinava, a paleta de cores, o DNA da marca...fizemos isso com a semana de moda em São Paulo. Também trabalho com micro influenciadores. Exploramos diferentes territórios e perfis, com maior criação de conteúdo. 

Mundo do Marketing – Vocês também estão usando vendedores também como influenciadores. 

Felipe Yagi: Exato. Estamos transformando vendedores em criadores de conteúdo. Para vender hoje, a marca precisa estar online. Estamos ajudando os revendedores a virar criadores de conteúdo para falar de Volvo, dos produtos, da marca e de eletrificação em geral.

Mundo do Marketing – Como é a gestão da marca junto com customer experience e pós-venda?

Felipe Yagi: É desafiante, principalmente porque o carro elétrico muda a característica de pós-venda, uma vez que ele tem necessidade de manutenção muito menor. Não quer dizer que não tem contato com o consumidor, pois é um carro muito mais conectado, tem atualizações de software durante o ano, mais tecnologia. A necessidade de conexão no pós-venda existe e é cada vez maior, mas feita de maneira um pouco diferente.

Leia também: Volvo lança programa de social selling e amplia presença digital de vendedores no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Entrevistas

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme