MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Como a IA está transformando a criação de conteúdo e relacionamento no Instagram

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

11 de out. de 2024

CATEGORIA

Entrevistas

Como a IA está transformando a criação de conteúdo e relacionamento no Instagram
Como a IA está transformando a criação de conteúdo e relacionamento no Instagram
Como a IA está transformando a criação de conteúdo e relacionamento no Instagram

A Meta começou a implementar a suíte Meta AI ao WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger dos brasileiros. A ferramenta, capaz de responder perguntas, cumprir tarefas e até desenhar imagens, já estava sendo utilizada em alguns países. O acesso à ferramenta  gratuito se dá por meio de um ícone no formato de um disco azul e roxo, que inicia a conversa com a Meta AI. As interações ocorrem em português.

O uso da IA no Instagram tem ganhado grande relevância, impactando tanto os usuários comuns quanto as empresas e criadores de conteúdo. De acordo com o levantamento da Manychat, divulgado no IG Summit by Manychat, os criadores de conteúdo brasileiros geram mais conversas do que em qualquer outro lugar do mundo. 

O país ultrapassou, por exemplo, a Europa e a Ásia. Por aqui, os criadores de conteúdo também são o grupo de usuários que mais enviaram conversas em 2024 no Brasil: mais de 250 milhões somente entre janeiro e julho deste ano. E, de todos os setores, o de criadores de conteúdo é de longe o que mais aproveita o poder da automação de conversas. O volume é até cinco vezes maior do que de outros tipos de usuários. 

Flavia Rosario, General Manager da Manychat para o Brasil, apresentou no evento novos recursos de inteligência artificial, além de suporte em português para os usuários brasileiros - que hoje formam o segundo maior mercado da empresa, com produto disponível em mais de 170 países. 

"São quase 110 milhões de criadores de conteúdo no Brasil e isso quer dizer que um em cada dois brasileiros é criador de conteúdo. E desses, 15 milhões são donos dos seus próprios negócios, ou seja, construíram seus empreendimentos com base na economia criativa. Há tanta oportunidade e tanto crescimento", comemorou Flavia Rosario. 

Dentre as novidades está o AI Steps, que cria um script com uma série de perguntas e respostas. Ele também usa os dados coletados para personalizar interações futuras com o público. A empresa elaborou também o AI Intention, que reconhece a intenção quando os usuários têm solicitações ou perguntas iniciais em uma conversa. Em vez de responder com palavras-chave que podem causar erros, entende a intenção e oferece uma resposta relevante.

Mundo do Marketing - Com o Instagram utilizando cada vez mais IA em suas ferramentas, como você analisa que ficará a produção de conteúdo na rede?

Flavia Rosário: A essência seguirá sendo o ponto alto e de conexão nas redes sociais. Por mais avanços que tenhamos atualmente, inclusive com os nossos lançamentos de inteligência artificial na Manychat, acreditamos que a criação de conteúdo autoral é o que realmente promove uma audiência qualificada e crescente. 

Diante de tudo que também ouvimos de especialistas no IG Summit by Manychat, que corroboram com o que também pensamos por aqui, os novos recursos, cada vez mais inovadores com a IA, certamente vão auxiliar ainda mais a comunicação e o engajamento, mas não vão substituir e nem ameaçar a produção de conteúdo. Eles estão sendo desenvolvidos para somar, pois é essa conexão genuína que faz a diferença no dia a dia das redes.   

Mundo do Marketing - Como você avalia o uso da IA nas redes sociais hoje nesse lado de construção de relacionamento? 

Flavia Rosário: O avanço de tecnologias, especialmente de IA, tem como propósito ser uma ferramenta de complemento e não de exclusão. Acredito que não só para mim, mas para a maioria das pessoas, não existe como impactar de forma verdadeira e assertiva, principalmente nas redes sociais, se não houver essência, humanidade e a verdade de cada um, gerando diferenciais e interações únicas com a audiência. Essa é a base para a construção de qualquer relacionamento e a tecnologia vem para somar nesse processo.

Mundo do Marketing - A Manychat foca no influenciador, agências ou marcas? Ao elaborar recursos de IA pensam em pessoas leigas na tecnologia ou em pessoas que já previamente têm conhecimento?

Flavia Rosário: A Manychat é uma empresa que se dedica a construir relacionamentos relevantes por meio de conversas inteligentes. Por um lado, a plataforma permite que pequenas e médias empresas gerem mais vendas e conversões, por meio do Instagram, WhatsApp e Messenger com o uso da automação de conversas. Pelo outro, também vem transformando a maneira como os criadores engajam seus seguidores, lançam e vendem nas mídias sociais, pois com a ferramenta eles conseguem aumentar as conversões e as vendas no piloto automático. 

Leia também: Riscos e benefícios gerados pela expansão da Inteligência Artificial

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Entrevistas

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme