A Meta começou a implementar a suíte Meta AI ao WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger dos brasileiros. A ferramenta, capaz de responder perguntas, cumprir tarefas e até desenhar imagens, já estava sendo utilizada em alguns países. O acesso à ferramenta gratuito se dá por meio de um ícone no formato de um disco azul e roxo, que inicia a conversa com a Meta AI. As interações ocorrem em português.
O uso da IA no Instagram tem ganhado grande relevância, impactando tanto os usuários comuns quanto as empresas e criadores de conteúdo. De acordo com o levantamento da Manychat, divulgado no IG Summit by Manychat, os criadores de conteúdo brasileiros geram mais conversas do que em qualquer outro lugar do mundo.
O país ultrapassou, por exemplo, a Europa e a Ásia. Por aqui, os criadores de conteúdo também são o grupo de usuários que mais enviaram conversas em 2024 no Brasil: mais de 250 milhões somente entre janeiro e julho deste ano. E, de todos os setores, o de criadores de conteúdo é de longe o que mais aproveita o poder da automação de conversas. O volume é até cinco vezes maior do que de outros tipos de usuários.
Flavia Rosario, General Manager da Manychat para o Brasil, apresentou no evento novos recursos de inteligência artificial, além de suporte em português para os usuários brasileiros - que hoje formam o segundo maior mercado da empresa, com produto disponível em mais de 170 países.
"São quase 110 milhões de criadores de conteúdo no Brasil e isso quer dizer que um em cada dois brasileiros é criador de conteúdo. E desses, 15 milhões são donos dos seus próprios negócios, ou seja, construíram seus empreendimentos com base na economia criativa. Há tanta oportunidade e tanto crescimento", comemorou Flavia Rosario.
Dentre as novidades está o AI Steps, que cria um script com uma série de perguntas e respostas. Ele também usa os dados coletados para personalizar interações futuras com o público. A empresa elaborou também o AI Intention, que reconhece a intenção quando os usuários têm solicitações ou perguntas iniciais em uma conversa. Em vez de responder com palavras-chave que podem causar erros, entende a intenção e oferece uma resposta relevante.
Mundo do Marketing - Com o Instagram utilizando cada vez mais IA em suas ferramentas, como você analisa que ficará a produção de conteúdo na rede?
Flavia Rosário: A essência seguirá sendo o ponto alto e de conexão nas redes sociais. Por mais avanços que tenhamos atualmente, inclusive com os nossos lançamentos de inteligência artificial na Manychat, acreditamos que a criação de conteúdo autoral é o que realmente promove uma audiência qualificada e crescente.
Diante de tudo que também ouvimos de especialistas no IG Summit by Manychat, que corroboram com o que também pensamos por aqui, os novos recursos, cada vez mais inovadores com a IA, certamente vão auxiliar ainda mais a comunicação e o engajamento, mas não vão substituir e nem ameaçar a produção de conteúdo. Eles estão sendo desenvolvidos para somar, pois é essa conexão genuína que faz a diferença no dia a dia das redes.
Mundo do Marketing - Como você avalia o uso da IA nas redes sociais hoje nesse lado de construção de relacionamento?
Flavia Rosário: O avanço de tecnologias, especialmente de IA, tem como propósito ser uma ferramenta de complemento e não de exclusão. Acredito que não só para mim, mas para a maioria das pessoas, não existe como impactar de forma verdadeira e assertiva, principalmente nas redes sociais, se não houver essência, humanidade e a verdade de cada um, gerando diferenciais e interações únicas com a audiência. Essa é a base para a construção de qualquer relacionamento e a tecnologia vem para somar nesse processo.
Mundo do Marketing - A Manychat foca no influenciador, agências ou marcas? Ao elaborar recursos de IA pensam em pessoas leigas na tecnologia ou em pessoas que já previamente têm conhecimento?
Flavia Rosário: A Manychat é uma empresa que se dedica a construir relacionamentos relevantes por meio de conversas inteligentes. Por um lado, a plataforma permite que pequenas e médias empresas gerem mais vendas e conversões, por meio do Instagram, WhatsApp e Messenger com o uso da automação de conversas. Pelo outro, também vem transformando a maneira como os criadores engajam seus seguidores, lançam e vendem nas mídias sociais, pois com a ferramenta eles conseguem aumentar as conversões e as vendas no piloto automático.
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