Após confirmarem que atuam sobre pressão diária – demandas irreais, falta de investimento na área – os profissionais de Marketing apontam o assédio, em suas diversas formas (moral, sexual, racial, stalking, discriminação, preconceito), como um dos problemas que prejudicam diretamente a rotina de trabalho.
Em enquete aberta no LinkedIn do Mundo do Marketing, 43% dos participantes disseram já ter sofrido uma ou mais formas de assédio durante o trabalho local, em eventos de Marketing ou nos pontos de vendas.
As respostas dos participantes indicam a recorrência dos abusos como um agravante para o problema. Isso porque 13% dos respondentes declararam ter sofrido assédio mais de uma vez, e 19% relataram que as importunações aconteceram mais de três vezes. 26% dos entrevistados relataram nunca ter sofrido assédio durante a jornada de trabalho.
A enquete ainda está aberta e pode ser encontrada no link.
Um problema recorrente
Cabe pontuar que as mulheres brasileiras sofrem quase três vezes mais assédio moral que os pares homens no ambiente de trabalho. 71% dos profissionais que sofrem assédio moral no país são mulheres, contra 25% de homens, conforme apontam dados da Forum Hub, divulgados no ano passado.
O levantamento divulgado pela empresa aponta, também, que 18% das mulheres ouvidas entre março e maio de 2023 relataram ter sofrido assédio sexual no trabalho, enquanto 3% dos homens relataram o mesmo problema.
78% das profissionais entrevistadas pela Catho na pesquisa “Mulheres 2024 – Desafios, tendências e comportamento da mulher no mercado de trabalho” relataram ter sofrido algum tipo de assédio, inclusive virtual.
As respondentes descreveram que, na maioria dos casos, os assédios foram cometidos por superiores. 21% das profissionais pontuaram que as denúncias sobre os casos não tiveram resultado.
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