Dados do “Landscape Marketing 2023”, estudo realizado pelo Mundo do Marketing no ano passado, apontam que a maioria dos departamentos de Marketing (71,6%) dentro das organizações contam com até dez profissionais. Para piorar, muitas empresas sequer contam com times organizados para desenvolver as estratégias do setor.
Embora equipes enxutas possam funcionar bem em pequenas empresas, as deficiências se tornam mais visíveis no contexto das médias e grandes organizações que não investem no setor. Uma destas mazelas é a pressão imposta à rotina de trabalho dos profissionais dedicados às estratégias de Marketing.
Em uma enquete conduzida no LinkedIn, o Mundo do Marketing fez a seguinte pergunta aos profissionais da área: “o quanto você se sente pressionado no dia a dia do seu trabalho em Marketing com as decisões, estratégias e metas a desenvolver?”. 52% dos respondentes afirmaram sentir uma grande pressão diária para entregar os resultados esperados pela liderança.
Para 38% dos participantes, a pressão é moderada. 7% disseram sofrer pouca pressão, e 4% afirmaram que não há pressão em seus postos. Reforçando o que indica o Landscape Marketing 2023, participantes que interagiram com a enquete pontuaram que a sensação de pressão é mais comum em empresas que não investem em um setor de Marketing.
Os participantes pontuaram, também, que as práticas de Marketing despertam grandes expectativas nos gestores das empresas – mesmo que o investimento não apoie a busca pelos resultados esperados.
A boa notícia é que a verba de Marketing aumentou nos últimos dois anos em 62,71% das companhias e em 19,92%, se manteve igual. Para 2024, 69,07% devem aumentar os investimentos no setor.
Leia também: Marketing do Futuro: por que os departamentos tendem a morrer?
COMPARTILHAR ESSE POST