MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

VP de Marketing da Mondelēz afirma: Liderança feminina impulsiona inovação e transformação cultural

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 10 min

DATA

7 de mar. de 2025

CATEGORIA

Entrevistas

VP de Marketing da Mondelēz afirma: Liderança feminina impulsiona inovação e transformação cultural
VP de Marketing da Mondelēz afirma: Liderança feminina impulsiona inovação e transformação cultural
VP de Marketing da Mondelēz afirma: Liderança feminina impulsiona inovação e transformação cultural

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, o debate sobre equidade de gênero ganha ainda mais força. Em tempos em que o papel da mulher na sociedade e no mercado de trabalho precisa ser relembrado, as marcas precisam mostrar de que lado estão. Na Mondelēz Brasil, essa pauta é uma realidade consolidada, impulsionada por ações estruturadas e lideranças femininas que vão além dos discursos. Renata Vieira, VP de Marketing da Mondelēz Brasil, compartilhou sua trajetória e os desafios superados para conquistar espaço em um mercado competitivo.

"Chegar a um cargo de liderança sempre traz desafios, mas para uma mulher, há camadas extras nessa jornada. No início, eram poucas mulheres em posições estratégicas, e muitas vezes precisei provar – para os outros e para mim mesma – que liderança feminina não só entrega resultados, mas também impulsiona inovação e transformação cultural", afirma Renata, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Na Mondelēz Brasil, as iniciativas para fortalecer a equidade de gênero têm gerado impactos significativos. Atualmente, 80% da alta liderança da companhia é composta por mulheres, e 54% das posições de liderança são femininas. Esse resultado é fruto de programas estruturados como o Comitê Women in Management (WIM), que promove mentorias, treinamentos sobre vieses inconscientes e iniciativas voltadas para aumentar a representação feminina em todas as áreas da empresa.

iniciativas para fortalecer a equidade de gênero

"Temos um compromisso sólido com a diversidade, e isso se reflete nas ações que implementamos diariamente. Criamos um banco de talentos exclusivo para ampliar a diversidade, desenvolvemos programas de estágio e trainee voltados para mulheres e incentivamos a presença feminina em setores historicamente menos acessíveis, como tecnologia e operações", explica a VP.

Apesar dos avanços, Renata reforça que ainda existem desafios para garantir um ambiente mais inclusivo para mulheres na liderança. "As empresas precisam garantir que as promoções aconteçam de forma justa, sem barreiras invisíveis que dificultem o crescimento das mulheres. Também é essencial que a equidade salarial seja uma realidade e que existam políticas que permitam equilibrar carreira e vida pessoal, sem que isso limite oportunidades de avanço."

Leia a entrevista na íntegra.

Mundo do Marketing - Qual foi o maior desafio que você enfrentou ao chegar a um cargo de liderança?

Renata Vieira: Chegar a um cargo de liderança sempre traz desafios, mas para uma mulher, há camadas extras nessa jornada. Com 23 anos de experiência no mercado de bens de consumo, vivi de perto o ritmo competitivo da área. No início, eram poucas mulheres em posições estratégicas, e muitas vezes precisei provar – para os outros e para mim mesma – que liderança feminina não só entrega resultados, mas também impulsiona inovação e transformação cultural. Equilibrar a necessidade de performar com a construção de um ambiente mais diverso e inclusivo foi, sem dúvida, um dos maiores desafios, mas também uma das minhas maiores motivações.

Mundo do Marketing - Você teve alguma mentora ou referência feminina em sua trajetória profissional?

Renata Vieira: Sempre procurei referências femininas dentro e fora da minha área, porque acredito no poder das mulheres e na importância de enxergarmos essas potências umas nas outras. Ao longo da minha trajetória, tive a sorte de cruzar com mulheres incríveis, que me inspiraram de diferentes formas – fossem colegas, líderes que admirava ou até histórias de trajetórias desafiadoras que me fizeram refletir.  

Nem sempre foi fácil encontrar essas referências, especialmente no início da minha carreira, mas isso só reforçou a minha vontade de construir esse espaço para outras mulheres. Hoje, sou vice-presidente de Marketing em uma empresa que valoriza e incentiva a equidade no ambiente de trabalho.  

Mundo do Marketing - Como sua experiência e visão feminina influenciam sua forma de liderança?

Renata Vieira: Acredito que liderança tem muito a ver com conexão e propósito. Minha forma de liderar foi moldada tanto pela minha trajetória profissional quanto pela minha vivência pessoal, inclusive como mãe da Isa e do Gabriel. Aprendi que escutar e incentivar as pessoas a trazerem suas perspectivas para a mesa faz toda a diferença. A experiência me mostrou que um time diverso é sempre um time mais forte – e essa visão me acompanha em todas as decisões que tomo.

Na Mondelēz Brasil, tenho a oportunidade de aplicar essa abordagem liderando o desenvolvimento de marcas icônicas, inovadores e amadas, como Lacta, Oreo, Bis, Tang, Trident, Club Social, entre outras. Acredito que ter um olhar diverso e inclusivo na gestão não é apenas um compromisso com a cultura organizacional, mas também um diferencial estratégico para o negócio. Isso garante que nossas marcas se conectem de forma genuína com os consumidores, refletindo diferentes perspectivas e necessidades.  

mulheres que aspiram cargos de liderança

Mundo do Marketing - Que conselho daria para outras mulheres que aspiram cargos de liderança?

Renata Vieira: Se tem algo que aprendi na minha trajetória é que ninguém se sente 100% pronta para dar o próximo passo – e tudo bem. Muitas mulheres acreditam que precisam preencher todos os requisitos antes de se arriscar, enquanto os homens simplesmente vão lá e tentam. O aprendizado acontece no caminho.  

Aqui na Mondelēz Brasil, vejo diariamente o impacto positivo da diversidade na liderança. Por isso, meu conselho é: busque conhecimento, construa uma rede de apoio e confie no seu potencial. Liderança não é sobre ter todas as respostas de imediato, mas sobre estar aberta ao aprendizado e à evolução constante. O mercado precisa de mais mulheres em posições estratégicas, e o primeiro passo para ocupar esse espaço foi acreditar que ele também é seu.

Mundo do Marketing - Como sua empresa trabalha para promover a ascensão feminina para cargos C-Level?

Renata Vieira: A Mondelēz Brasil tem um compromisso sólido com a equidade de gênero, e os números refletem esse esforço: hoje, 80% da nossa alta liderança é feminina e, no total, 54% das posições de liderança são ocupadas por mulheres. Isso não aconteceu por acaso – temos iniciativas estruturadas que criam oportunidades reais de crescimento.

Um dos pilares dessa transformação é o Comitê Women in Management (WIM), que lidera programas de mentoria, treinamentos sobre vieses inconscientes e iniciativas como o Woman2Woman, que incentiva a presença feminina em áreas historicamente menos acessíveis para mulheres. Além disso, contamos com um banco de talentos exclusivo para ampliar a diversidade e um forte compromisso com a equidade salarial. Esse trabalho contínuo garante que mais mulheres cheguem ao topo e fortaleçam a cultura de liderança inclusiva na empresa.

Mundo do Marketing - Existem políticas específicas para a equidade de gênero dentro da Mondelēz Brasil?

Renata Vieira: Sim, e elas são fundamentais para garantir que a equidade de gênero seja uma prática concreta, e não apenas um discurso. Além de promover a diversidade na liderança, a Mondelēz Brasil estruturou políticas afirmativas para diferentes etapas da carreira, como programas de estágio, trainee e aprendiz legal também voltados para mulheres.

Temos um banco de talentos exclusivo para ampliar a representatividade feminina, além de mentorias e treinamentos sobre temas diversos, como microagressões, assédio, carreira, empoderamento, etc. Também somos signatários do HeForShe, da ONU Mulheres, incentivando os homens a atuarem como aliados nessa transformação. Nosso compromisso com um ambiente seguro e inclusivo se reflete ainda em políticas de acolhimento para vítimas de violência doméstica e canais de denúncia internos e externos para garantir apoio às colaboradoras

mulheres líderes

Mundo do Marketing - O que ainda precisa ser melhorado nas empresas para garantir um ambiente mais inclusivo para mulheres líderes?

Renata Vieira: As empresas precisam garantir que as promoções aconteçam de forma justa, sem barreiras invisíveis que dificultem o crescimento das mulheres. Também é essencial que a equidade salarial seja uma realidade e que existam políticas que permitam equilibrar carreira e vida pessoal, sem que isso limite oportunidades de avanço. Mas um ambiente realmente inclusivo não se resume a ter mulheres na liderança – é preciso valorizar diferentes estilos de gestão e criar caminhos concretos para que todas tenham as mesmas chances de crescimento.  

Mundo do Marketing - Você acredita que as marcas têm um papel ativo na mudança da representatividade feminina no mercado?

Renata Vieira: As marcas têm um papel fundamental na transformação da representatividade feminina no mercado. Na Mondelēz Brasil, diversidade e inclusão não são apenas compromissos internos, mas valores que direcionam nossas ações e a maneira como nos conectamos com os consumidores. Isso significa garantir que cada snack chegue às pessoas certas, na hora certa, feito da maneira certa – e isso inclui refletir a diversidade da sociedade em que atuamos.

Nosso compromisso vai além dos discursos: fomos reconhecidos pelo WEPs Brasil por nossas práticas de equidade de gênero. Além disso, participamos da pesquisa Mulheres na Liderança, realizada pelo WILL em parceria com Valor Econômico e Época Negócios. Como uma empresa presente em 92% dos lares brasileiros, sabemos que temos a responsabilidade e a oportunidade de impactar positivamente o mercado, ampliando o espaço para mulheres na liderança e inspirando mudanças reais dentro e fora da empresa.

Mundo do Marketing - Quais setores estão mais avançados na inclusão de mulheres na liderança e quais ainda enfrentam maiores barreiras?

Renata Vieira: Áreas como vendas e tecnologia, que sempre foram majoritariamente masculinas, estão passando por uma transformação – e a Mondelēz Brasil é um reflexo disso. Hoje, temos mulheres liderando setores que, até pouco tempo atrás, eram dominados por homens.  

Mas ainda há muito a avançar, principalmente em áreas como engenharia e logística, onde a presença feminina cresce, mas ainda encontra barreiras. E transformação não acontece sozinha – por isso, investimos em iniciativas como o programa Woman2Woman, que incentiva mulheres a ocuparem esses espaços, além de mentorias, treinamentos e políticas estruturadas que garantem que essa evolução siga acontecendo, dentro e fora da empresa.

Mundo do Marketing - Você percebe uma evolução na presença feminina em cargos de liderança nos últimos anos? De quando você começou sua carreira até hoje, quais são as maiores diferenças?

Renata Vieira: Sem dúvida, a evolução é visível – mas não aconteceu de forma natural, e sim pelo esforço contínuo de muitas mulheres e empresas comprometidas com a mudança. Quando comecei minha carreira, as lideranças femininas eram exceção, especialmente em áreas estratégicas. Hoje, vemos mulheres ocupando espaços antes impensáveis, e mais do que isso: sendo reconhecidas não apenas pela competência, mas pela diversidade de pensamento e inovação que trazem para os negócios.

Na Mondelēz Brasil, essa transformação é evidente. Temos 80% da alta liderança feminina e uma presença consolidada em áreas tradicionalmente dominadas por homens, como vendas e tecnologia. O mercado está mudando, mas ainda temos desafios pela frente – principalmente para garantir que essa evolução chegue a todas as áreas e níveis de liderança

Mundo do Marketing - Como as novas gerações de mulheres podem se preparar para ocupar espaços de liderança?

Renata Vieira: A primeira coisa é entender que não existe um único caminho para a liderança – cada mulher constrói o seu. Mas algumas atitudes fazem a diferença: buscar conhecimento, desenvolver habilidades de comunicação e negociação e, principalmente, se cercar de uma rede de apoio que impulsione seu crescimento. Sempre acreditei no poder da representatividade e vejo isso acontecer na prática dentro da Mondelēz Brasil, onde iniciativas como mentorias e o Comitê WIM ajudam a acelerar carreiras femininas e abrir espaço para mais mulheres na liderança. Aprender com outras mulheres, se conectar com quem já trilhou esse caminho e aproveitar oportunidades estruturadas para o desenvolvimento são estratégias que fazem toda a diferença.

Mundo do Marketing - O que você espera ver de diferente no mercado corporativo em relação à equidade de gênero nos próximos cinco anos?

Renata Vieira: Espero que, em cinco anos, a equidade de gênero não seja mais uma pauta pendente, mas sim uma realidade consolidada. Mais do que mulheres na liderança, quero ver mulheres ocupando todos os espaços que desejarem, sem julgamentos, sem barreiras invisíveis e com oportunidades reais para crescerem – seja na liderança, na tecnologia, na operação ou em qualquer outro setor.

Leia também: Liderança feminina no Marketing: desafios e conquistas no mundo corporativo

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Entrevistas

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme