Um novo pedido foi enviado para entrega a cada sete segundos em todo o país ao longo do primeiro trimestre do ano, conforme aponta a primeira edição do “Mapa da Logística”, levantamento inédito idealizado pela Loggi.
Do total, 55% das entregas foram concluídas em até três dias. As regiões Sul e Sudeste concentraram os maiores volumes de envios e recebimentos, com destaque também para o crescimento no Nordeste, especialmente nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco.
As categorias de vestuário e moda, cosméticos e perfumaria lideraram os volumes de envios em todas as regiões, mas outros segmentos – óticas (319%), eletrônicos e informática (196%), artigos esportivos (180%), joias e bijuterias (154%) e livrarias (106%) – registraram os maiores crescimentos no período analisado pela Loggi.
No recorte regional de crescimento, os estados com maior alta no número de envios no período foram Santa Catarina (279%), Espírito Santo (248%), Rio Grande do Sul (150%), Minas Gerais (137%) e Goiás (118%).

PMEs impulsionam envios
O estudo destaca, também, o papel crescente dos pequenos e médios empreendedores no ecossistema logístico. Esse segmento registrou crescimento de 134% no volume de envios em relação ao primeiro trimestre de 2024.
Entre os estados com maior volume de pacotes enviados por PMEs estão São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco e Ceará.
Durante a Semana do Consumidor, realizada entre os dias 10 e 16 de março, os envios nacionais feitos por PMEs aumentaram 154%, superando em três vezes o crescimento registrado pelas grandes marcas, que foi de 49% no mesmo período.
A primeira edição do Mapa da Logística considera mais de 18 milhões de pacotes enviados por uma base de 20 mil empresas, distribuídas em mais de 5 mil municípios conectados nas cinco regiões do país.
Leia também: Mulheres lideram busca por ferramentas e materiais de construção no e-commerce
COMPARTILHAR ESSE POST