MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Touchdown no Marketing: a estratégia da Visa para engajar brasileiros na NFL

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 7 min

DATA

10 de fev. de 2025

CATEGORIA

Entrevistas

Touchdown no Marketing: a estratégia da Visa para engajar brasileiros na NFL
Touchdown no Marketing: a estratégia da Visa para engajar brasileiros na NFL
Touchdown no Marketing: a estratégia da Visa para engajar brasileiros na NFL

O patrocínio da Visa à NFL completou três décadas, consolidando-se como um dos principais ativos da marca globalmente. No Brasil, onde o futebol americano tem conquistado um público cada vez maior, a Visa tem utilizado sua parceria com a liga para fortalecer sua presença e criar conexões significativas com os consumidores.

A empresa já realiza ativações ligadas à NFL no Brasil desde 2016, incluindo promoções para levar consumidores ao Super Bowl e até mesmo a exposição do troféu Vince Lombardi em solo nacional. Em 2024, a marca deu mais um passo ao patrocinar a primeira partida da liga na América Latina, realizada em São Paulo.

A estratégia tem dado resultados expressivos. A campanha "Super Bowl LIX - Mais Perto a Cada Jarda" – que sorteou ingressos para a final – registrou mais de um milhão de inscritos apenas no primeiro fim de semana.

“A NFL tem um público fiel no Brasil, e essa é uma oportunidade enorme de aprofundar nosso relacionamento com clientes, parceiros e novos públicos”, afirma Mariana Dinis, diretora executiva de Marketing da Visa do Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing. 

A Visa também utiliza sua parceria com a NFL para aproximar bancos e consumidores. A estratégia de "pass-through-rights" permite que emissores de cartões criem campanhas exclusivas. No "São Paulo Game", por exemplo, o Banco do Brasil promoveu a ação "Touchdown Premiado", distribuindo ingressos para clientes Ourocard Visa. Já na campanha "Temporada Premiada", a Caixa selecionou três vencedores para assistir ao Super Bowl ao vivo.

“O futebol americano é o esporte que mais movimenta dinheiro no mundo e tem crescido entre os brasileiros. Nosso patrocínio à NFL nos permite gerar conexões significativas com os portadores de credenciais Visa, oferecendo experiências únicas”, destaca Mariana. 

Confira a entrevista completa:

Mundo do Marketing - A Visa é patrocinadora oficial da NFL há 30 anos. Como esse patrocínio contribui para o fortalecimento da marca no Brasil?

Mariana Dinis: A Visa é parceira oficial de tecnologia de serviços de pagamento da NFL desde 1995, já tendo realizado diversas ativações com a liga, inclusive em Super Bowls. Assim como a NFL, queremos nos aproximar das pessoas que já acompanham a modalidade, mas também conquistar novos públicos, especialmente amantes de esportes em geral. O futebol americano é o esporte que mais movimenta dinheiro no mundo e tem crescido cada vez mais entre o público brasileiro. O nosso patrocínio à liga nos permite fortalecer a marca institucionalmente, gerando conexões significativas com os portadores de credenciais Visa ao oferecer experiências únicas como essa. 

Outro ganho é a possibilidade de cessão desse asset de patrocínio aos nossos emissores para que eles os usem em nome da Visa para se aproximar de seus clientes, oferecendo vantagens, promoções e outros benefícios. Essa estratégia fortalece nosso relacionamento com essas instituições. 

Mundo do Marketing - O que motivou a Visa a investir em ações voltadas especificamente para os fãs brasileiros de futebol americano?

Mariana Dinis: Enxergamos os esportes como forma de se conectar com diversos públicos. Temos um histórico de ativações com a NFL no país desde 2016, e já realizamos ações promocionais para levar consumidores ao Super Bowl e também trouxemos duas vezes o troféu Vince Lombardi para exposição no Brasil. Em 2024, também patrocinamos a primeira partida da NFL na América Latina, que aconteceu em setembro, em São Paulo. 

O futebol americano está em pleno crescimento no Brasil, se tornando uma paixão dos brasileiros. E essa é uma oportunidade enorme de aprofundar o relacionamento com nossos portadores, clientes e parceiros, além de alcançar novos públicos. Um exemplo disso é o sucesso da campanha “Super Bowl LIX - Mais perto a cada jarda”, em que selecionamos portadores brasileiros de credenciais Visa para assistir ao Super Bowl ao vivo, em Nova Orleans. Só no primeiro final de semana da campanha, foram mais de um milhão de inscritos. 

Mundo do Marketing - Fale mais sobre essa campanha. Como surgiu a ideia para ela?

Mariana Dinis: A ideia surgiu do interesse em conectar a marca Visa aos mais de 35 milhões brasileiros fãs do futebol americano, aproveitando um momento único, que foi o primeiro jogo da NFL no Brasil realizado em São Paulo em setembro do ano passado, do qual também fomos patrocinadores. Foi o momento perfeito para lançar uma campanha que dava a oportunidade de alguns consumidores realizarem o sonho de assistir ao Super Bowl LIX ao vivo, nos Estados Unidos. Tivemos a honra de ter o Cairo Santos, kicker e único brasileiro jogando na NFL para protagonizar a nossa campanha.

Mundo do Marketing - Qual foi o critério para escolher Cairo Santos como protagonista da campanha?

Mariana Dinis: O Cairo é o único brasileiro na NFL, e está em sua décima temporada. A trajetória dele começou aos 15 anos de idade, quando ele fez um intercâmbio para os Estados Unidos para potencializar suas chances de se tornar um jogador profissional, e é considerado um dos kickers mais preciosos da Liga. Essa história de superação foi o foco da nossa campanha, cujo conceito se conecta com o nosso posicionamento enquanto marca, que ressalta a importância dos pequenos passos para superar os desafios durante a jornada para se tornar referência em qualquer área de atuação, inclusive no esporte.

Mundo do Marketing - A promoção bateu recorde de inscrições. A que vocês atribuem esse sucesso?

Mariana Dinis: O timing foi essencial. Lançamos a campanha no dia da partida entre o Philadelphia Eagles e Green Bay Packers. Também criamos ferramentas que facilitaram o cadastro dos consumidores, através de uma estratégia de envio de SMS para nossa base. No total, 2 milhões de clientes se inscreveram, sendo 1 milhão apenas no final de semana do lançamento, no qual o jogo aconteceu.

Mundo do Marketing - Quais foram os principais canais de divulgação da campanha e qual deles teve maior impacto?

Mariana Dinis: Investimos no digital, mídia exterior (incluindo relógios de rua e comunicação no metrô), CRM – através de comunicação direta para nossa base cadastrada no programa Vai de Visa, TV a cabo. Durante o Super Bowl, também estaremos em TV aberta. Além disso, contamos com influenciadores para amplificar a campanha em todas as suas fases, potencializando o alcance e engajamento da audiência.

Mundo do Marketing - A estratégia de "pass-through-rights" tem se mostrado eficiente na ativação do patrocínio. Como isso beneficia os clientes da Visa?

Mariana Dinis: Utilizamos nossa parceria com a NFL como uma estratégia para estreitar o relacionamento com nossos clientes,  emissores e parceiros. Isso permite que essas empresas aproveitem a visibilidade do patrocínio da Visa, ampliando sua conexão com o público e gerando valor para os consumidores. No São Paulo Game, por exemplo, o Banco do Brasil promoveu a campanha “Touchdown Premiado”, que presenteou 30 pares de ingresso para clientes Ourocard Visa. Para o Super Bowl LIX, além da nossa campanha proprietária, a CAIXA realizou a ação “Temporada Premiada”, que selecionou três ganhadores, com um acompanhante cada.

Mundo do Marketing - O Vai de Visa tem sido um canal importante de ativação. Como a base de clientes do programa reagiu a essa promoção?

Mariana Dinis: A recepção foi muito positiva. Desde 2021 as campanhas que desenvolvemos contam com a expertise dos nossos especialistas em Inteligência Artificial e Data Science para desenvolver campanhas personalizadas, baseadas no comportamento transacional de cada portador. O Vai de Visa tem nos ajudado a segmentar melhor nossas campanhas, aumentando a assertividade e atendendo melhor às expectativas e necessidades dos consumidores. Na campanha do Super Bowl, por exemplo, conseguimos identificar o interesse dos participantes em pacotes de viagem para o Super Bowl, e pudemos oferecer a eles essa oportunidade, além de prêmios de R$500,00, sorteados para mais de 200 portadores. 

Mundo do Marketing - Como foi feita a seleção dos 12 brasileiros que irão ao Super Bowl e quais experiências exclusivas esses vencedores terão em Nova Orleans?

Mariana Dinis: Foram realizadas a partir de duas campanhas: a  “Super Bowl LIX - Mais Perto a Cada Jarda”, proprietária da Visa, selecionou dois ganhadores, que puderam levar um acompanhante cada (quatro pessoas). Já “Temporada Premiada Caixa”, em parceria com a CAIXA, selecionou três ganhadores, com um acompanhante cada (seis pessoas). Também selecionamos mais uma pessoa a partir do programa Vai de Visa, com direito a um acompanhante (duas pessoas).  

Em Nova Orleans os ganhadores viverão o “Super Bowl Experience”, onde poderão sentir na pele como é ser um jogador de futebol americano, participarão de eventos exclusivos, com presença de jogadores, e, finalmente, poderão viver a emoção de ver o Super Bowl LIX ao vivo.

Mundo do Marketing - O grande número de inscritos na promoção reflete o crescimento da NFL no Brasil. Como a Visa enxerga esse movimento?

Mariana Dinis: Esse crescimento é muito expressivo para nós e confirma a força da NFL no mercado brasileiro. Enxergamos esse movimento como uma grande oportunidade de nos aproximarmos do público final e de nossos clientes e parceiros, gerando experiências únicas a partir dessa nova paixão dos brasileiros. 

Leia também: Super Bowl 2025: a fusão definitiva entre esporte, música e cultura pop

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Entrevistas

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme