MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Retail Media e o futuro da monetização de dados no varejo brasileiro

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 6 min

DATA

23 de set. de 2024

CATEGORIA

Reportagens

Retail Media e o futuro da monetização de dados no varejo brasileiro
Retail Media e o futuro da monetização de dados no varejo brasileiro
Retail Media e o futuro da monetização de dados no varejo brasileiro

O Retail Media representa um avanço significativo na forma como os varejistas podem monetizar suas audiências, transformando o tráfego de consumidores em ativos valiosos para estratégias de Marketing altamente segmentadas. Essa prática está remodelando o ecossistema de publicidade, permitindo que os varejistas ampliem suas fontes de receita, utilizando não apenas o ambiente digital, mas também lojas físicas. 

Durante o Dreamforce 2024, principal evento global da Salesforce, Alexandra Bello Mendonça, Diretora de Retail Media das Casas Bahia, compartilhou seis insights sobre como o Bahia Ads está liderando essa transformação no Brasil.

Retail Media: monetizando a audiência de forma omnicanal

O conceito de Retail Media evoluiu para integrar diferentes pontos de contato entre o consumidor e o varejista, ampliando a forma como as marcas podem se comunicar com seu público. 

Diferente da publicidade tradicional, que se limita a compras de mídia em sites ou plataformas de terceiros, o Retail Media alavanca o próprio ambiente do varejista como veículo de distribuição de campanhas. A diferença essencial está na propriedade dos dados e no controle sobre os pontos de contato.

Segundo Alexandra, os anúncios são monetizados em espaços próprios, utilizando os dados e insights gerados diretamente da base de consumidores. Esse processo permite criar campanhas personalizadas e ajustadas ao comportamento de compra de cada cliente, proporcionando às marcas oportunidades de engajamento em contextos precisos e relevantes.

Esse controle sobre a jornada completa do cliente é o grande diferencial do Retail Media. Os dados capturados no site e nas lojas físicas não só permitem a criação de ads direcionados, mas também fornecem insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores, que podem ser traduzidos em segmentações avançadas para futuras campanhas. 

Aqui, a união de CRM e dados de comportamento gerados em tempo real transforma a publicidade em algo mais preditivo e acionável, possibilitando que o varejista atue como um media owner.

Bahia Ads: uma plataforma full-funnel

O Bahia Ads, plataforma de Retail Media das Casas Bahia, oferece uma série de soluções que cobrem desde o topo até o fundo do funil de Marketing. As soluções englobam produtos patrocinados no site, anúncios em out of home dentro das lojas, além de banners, displays e campanhas especiais de mídia programática.

Um ponto importante que Alexandra reforça é o poder da personalização com base em dados históricos. Ela ilustra um cenário no qual um consumidor comprou uma geladeira há sete anos. A partir dessa avaliação, é possível trabalhar com marcas específicas para criar uma campanha direcionada, baseada na probabilidade de reposição daquele produto no momento certo, sabendo que sete anos é o tempo médio do brasileiro para a compra de uma nova geladeira.

A integração dessas soluções permite que as campanhas não apenas atinjam o público certo, mas também sejam ajustadas para o contexto e a fase da jornada de compra. Esse nível de sofisticação proporciona resultados expressivos de conversão e, mais importante, retenção do cliente, criando uma experiência de compra mais fluida e intuitiva.

O uso de tecnologias como a Salesforce para segmentação avançada possibilita que o Bahia Ads execute campanhas com precisão cirúrgica, mapeando o comportamento de consumo ao longo de todo o ciclo de vida do cliente. 

A integração omnicanal: o futuro da publicidade varejista 

A grande aposta do Retail Media está na criação de uma experiência verdadeiramente omnicanal. Nas Casas Bahia, o objetivo é conectar a jornada do consumidor entre o ambiente digital e a loja física de maneira integrada. Isso se traduz em campanhas publicitárias que aparecem tanto no site quanto nas lojas, utilizando os dados capturados em cada ponto de contato para personalizar a comunicação em tempo real.

Isso permite a aplicação das mesmas estratégias tanto no ambiente digital quanto na loja física, garantindo que a marca esteja presente em todos os momentos da jornada de compra. A integração dos dados de comportamento nos canais on e offline não apenas proporciona uma visão 360° do cliente, mas também habilita um nível de orquestração de campanhas que maximiza a relevância da mensagem em cada fase do funil.

Com o uso de tecnologias como beacons, que rastreiam a movimentação dos clientes dentro das lojas, ou segmentações baseadas em geolocalização, o Retail Media das Casas Bahia vai além da simples exposição de anúncios e se aprofunda na entrega de mensagens contextuais. Isso permite que marcas promovam produtos que são imediatamente relevantes para o cliente com base em suas interações recentes no ambiente físico ou digital.

ROI e medição avançada: a ciência por trás do Retail Media 

Um dos grandes diferenciais do Retail Media em relação à publicidade tradicional está na capacidade de mensurar com precisão o impacto das campanhas em cada ponto da jornada do cliente. As ferramentas de atribuição que conectam dados online e offline permitem que os varejistas calculem o retorno sobre investimento (ROI) com mais clareza e profundidade.

Segundo Alexandra, as métricas de sucesso são desenhadas não apenas com base no número de impressões ou cliques, mas também em fatores como o aumento no lifetime value (LTV) do cliente, frequência de recompra e incremento no ticket médio. O Retail Media permite que a análise de performance seja feita em camadas, oferecendo uma visão granular sobre como cada campanha impacta o comportamento de consumo e o ciclo de vida do cliente.

Por exemplo, a segmentação de bases de clientes históricos permite calcular o impacto das campanhas de reposição de produtos de ciclo longo (como eletrodomésticos) ao longo de períodos estendidos, otimizando o mix de comunicação e garantindo maior retorno em longo prazo. Além disso, a integração com plataformas como Salesforce possibilita uma análise precisa dos dados, permitindo ajustes em tempo real nas campanhas para maximizar o impacto.

Evitando o hype: tecnologia a serviço da estratégia 

Com o constante avanço de novas tecnologias e soluções no campo da mídia e do Marketing, os profissionais da área precisam saber como filtrar o que realmente agrega valor às suas estratégias. Para Alexandra, o segredo está em manter o foco no consumidor e no posicionamento da marca.

Na avaliação da Diretora, a tecnologia deve ser uma ferramenta para comunicar-se de forma mais estratégica com o consumidor. Nas Casas Bahia, os esforços neste sentido são direcionados para as categorias  core que atendem ao público da empresa, usando todas as soluções disponíveis de forma inteligente.

A chave, aqui,  é o uso inteligente dos dados e tecnologias para otimizar o impacto das campanhas, sem perder de vista os objetivos centrais da marca e o relacionamento com o consumidor. O desafio não é adotar todas as inovações que surgem, mas sim identificar as que fazem sentido dentro do contexto específico da marca e de sua base de clientes.

O futuro do Retail Media no Brasil

O Retail Media ainda está em sua fase inicial no Brasil, mas o crescimento da demanda por soluções omnicanal e a sofisticação das ferramentas de personalização indicam que esse mercado está pronto para uma rápida expansão. O Bahia Ads é um exemplo claro de como os grandes players do varejo estão aproveitando essa tendência para criar novas oportunidades de receita, aumentar o lifetime value de seus clientes e oferecer soluções inovadoras para as marcas parceiras.

À medida que mais varejistas adotarem esse modelo e que as tecnologias de segmentação e personalização avançarem, o impacto do Retail Media na publicidade será cada vez mais significativo, alterando a forma como as marcas se conectam com seus consumidores e redefinindo as práticas de mídia no varejo.

Leia também: Retail Media ocupa o primeiro lugar na lista dos canais de Marketing em 2024

COMPARTILHAR ESSE POST

Igor Lopes, Founder do Innovation Hub

Igor Lopes

Founder do Innovation Hub

Founder do Innovation Hub, espaço de conexões para geração de novos negócios voltados para a Inovação. Co-founder do Transformação Digital e do Canaltech. Jornalista que se dedica ao mercado de negócios em tecnologia há quase 20 anos e já viajou o mundo cobrindo os principais eventos de inovação. Desde 2018 mostra o know-how adquirido ao longo da carreira em colunas de inovação no ITForum, Terra, Canaltech e Mundo do Marketing

AUTOR

Igor Lopes, Founder do Innovation Hub

Igor Lopes

Founder do Innovation Hub

Founder do Innovation Hub, espaço de conexões para geração de novos negócios voltados para a Inovação. Co-founder do Transformação Digital e do Canaltech. Jornalista que se dedica ao mercado de negócios em tecnologia há quase 20 anos e já viajou o mundo cobrindo os principais eventos de inovação. Desde 2018 mostra o know-how adquirido ao longo da carreira em colunas de inovação no ITForum, Terra, Canaltech e Mundo do Marketing

AUTOR

Igor Lopes, Founder do Innovation Hub

Igor Lopes

Founder do Innovation Hub

Founder do Innovation Hub, espaço de conexões para geração de novos negócios voltados para a Inovação. Co-founder do Transformação Digital e do Canaltech. Jornalista que se dedica ao mercado de negócios em tecnologia há quase 20 anos e já viajou o mundo cobrindo os principais eventos de inovação. Desde 2018 mostra o know-how adquirido ao longo da carreira em colunas de inovação no ITForum, Terra, Canaltech e Mundo do Marketing

AUTOR

Igor Lopes, Founder do Innovation Hub

Igor Lopes

Founder do Innovation Hub

Founder do Innovation Hub, espaço de conexões para geração de novos negócios voltados para a Inovação. Co-founder do Transformação Digital e do Canaltech. Jornalista que se dedica ao mercado de negócios em tecnologia há quase 20 anos e já viajou o mundo cobrindo os principais eventos de inovação. Desde 2018 mostra o know-how adquirido ao longo da carreira em colunas de inovação no ITForum, Terra, Canaltech e Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme