Digitalizar o ponto de venda e transformá-lo em canal estratégico de mídia é mais do que uma aposta para a The LED, é a missão que guia a empresa desde que decidiu, há quatro anos, virar a chave para o Retail Media. No CMO Summit 2025, a companhia chegou com um propósito claro: mostrar aos CMOs que o PDV é, sim, um poderoso veículo de comunicação com escala, impacto visual, dados e retorno.
“Nosso desafio é mostrar para o CMO o poder que existe dentro da loja com o Retail Media. O ponto de venda precisa ser visto como um novo meio publicitário, com verba que não seja apenas de trade, mas de Marketing”, afirma Richard Albanesi, CEO da The LED.
Segundo ele, ainda há um caminho de educação a ser percorrido — primeiro com o varejista, que precisa entender que pode digitalizar o PDV sem custo e ainda gerar receita e, depois, com a indústria, que precisa reconhecer a efetividade da mídia in-store para impactar o consumidor na jornada de compra.
Essa frente é hoje um dos dois grandes pilares da companhia. “É como se fôssemos duas empresas: uma que entrega experiências visuais e imersivas para o varejo e outra que estrutura o PDV como veículo de mídia, com foco em gerar resultados para varejistas e anunciantes”, explica Richard.

A nova era do ponto de venda: mídia, dados e experiência
Mais do que LED, o diferencial da The LED está na flexibilidade criativa e na inteligência embarcada nas soluções. A empresa já começa a aplicar sensores e aposta no uso de dados como o próximo passo do setor. “Quanto mais dados tivermos sobre quem entra na loja, mais efetiva será a publicidade e mais valor entregamos”, contou o CEO.
Além disso, os custos operacionais são menores. “Em vez de trocar toda a comunicação visual para o Dia dos Pais, por exemplo, o varejista digital pode programar uma campanha nova em segundos”, exemplificou o CEO, que essa semana adquiriu a Retail Media, marca pioneira na digitalização do ponto de venda com foco em mensuração e performance.
No estande da The LED, a explicação de Richard ganha forma: esferas de LED, pisos interativos, túneis imersivos, objetos customizados como latas e garrafas iluminadas. Tudo pensado para gerar impacto real e conexão emocional no momento de decisão de compra. “A tela não pode virar paisagem. Com o LED, conseguimos capturar a atenção com formatos inusitados”, complementa Felipe Freitas, VP de Retail Media da empresa.

Retail Media como nova fonte de receita e de audiência
De acordo com Felipe, 85% das compras no Brasil ainda ocorrem no varejo físico — um dado que reforça a urgência de modernizar esses ambientes e tratá-los como ativos estratégicos de mídia. “Estamos digitalizando o varejo e criando uma nova fonte de receita para os lojistas e um novo canal de comunicação direto para a indústria. É Marketing no ponto exato da conversão”, informou Felipe.
A The LED já atua em redes como Carrefour (incluindo Atacadão e Sam’s Club), Grupo Pão de Açúcar, Cencosud (com Bretas, Giga e Prezunic), Panvel (no setor farmacêutico), Leroy Merlin (com mais de 50 lojas digitalizadas) e varejistas de eletroeletrônicos como Casas Bahia e Magazine Luiza. “O setor de farmácias e home center são os próximos com grande potencial de crescimento”, diz Felipe.
Se o passado da mídia foi dominado pela TV e pelo OOH, o futuro aponta para o Retail Media in-store com dados, segmentação e experiências imersivas. E empresas como a The LED querem liderar esse movimento. “Queremos fazer do ponto de venda não apenas um local de compra, mas um espaço de influência, engajamento e resultado”, concluiu Richard.
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