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Fogo de Chão aposta em dados, cultura e experiência para manter acesa a chama da marca

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Tempo de Leitura 4 min

DATA

8 de jul. de 2025

CATEGORIA

Reportagens

No Fogo de Chão, churrasco é apenas o ponto de partida. A rede, que completa 46 anos em 2025, vem conduzindo um reposicionamento de marca centrado na experiência do cliente, no uso estratégico de dados e na internacionalização do seu modelo com consistência. 

Hoje, são mais de 105 unidades no mundo, com forte presença nos Estados Unidos, mas também avançando no Oriente Médio, América Latina e, em breve, novos destinos como a Turquia. Sempre reforçando a tradição do churrasco brasileiro, mas se adaptando também aos costumes locais.

“Nosso maior diferencial é garantir que, em qualquer lugar do mundo, a experiência Fogo de Chão seja a mesma. Isso exige cultura, treinamento diário e um CRM muito bem estruturado”, afirma João Galoppi, Head de Marketing Fogo de Chão, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Do público 40+ ao jovem de 20: a evolução da marca

Se antes o público predominante era da faixa etária 40+, hoje o foco está no público AB com 20 anos ou mais. Para isso, a marca construiu novas camadas de experiência: happy hour a R$ 60,00, DJs em unidades do Rio e Brasília, hambúrgueres no cardápio e até collabs com marcas que dialogam com gerações mais jovens.

“Entendemos que precisávamos atrair uma nova demografia sem perder nossa essência. Ampliamos os momentos de consumo e mostramos que o Fogo é também um lugar de celebração, descontração e encontro”, explica João.

Em vez de apostar em publicidades avulsas, a Fogo de Chão prefere construir relacionamentos com influenciadores que já consomem a marca. Um exemplo é o humorista Fabiano Cambota, que mencionava o restaurante em seu stand-up antes mesmo da parceria. Hoje, ele grava seu programa dentro de uma das unidades.

A presença no TikTok também virou case. Após um início tímido, a marca aprendeu a usar a linguagem nativa da plataforma e passou a cocriar com produtores de conteúdo. Com isso, o engajamento na rede quadruplicou e o canal se tornou o mais performático da marca.

CRM e IA no centro da estratégia

Um dos pilares centrais da estratégia da Fogo de Chão é o CRM, que funciona não apenas como canal de comunicação, mas como motor de inteligência sobre os clientes. “Investimos muito para entender quem entra em nossas lojas, quais são seus hábitos, e devolver isso em forma de campanhas, experiências e até produtos”, diz João Galoppi.

Para isso, a marca passou a integrar bases de dados distintas (Wi-Fi, campanhas, consumo) e inseriu uma camada de inteligência artificial para processar e cruzar informações. “A IA virou nosso grande analista. Hoje conseguimos extrair insights reais dessas camadas de dados, o que nos levou, por exemplo, à uma collab com a We Coffee”, explica.

Essa collab nasceu de um insight captado via IA: os consumidores mais jovens não se sentiam representados na carta de sobremesas. A partir disso, decidiram criar a Fireball, uma sobremesa com papel que “pega fogo” ao ser servida, desenvolvida junto à We Coffee. Em troca, a rede de doces passou a oferecer bife do Fogo de Chão no cardápio de suas lojas. “Foi uma troca de audiências estratégica que só foi possível porque os dados mostraram esse desejo latente”, completa.

Campanhas globais com alma local

Lançada recentemente, a campanha global “Fogo is Fire marca uma nova fase. O objetivo é mostrar o calor das conexões humanas promovidas pelo restaurante, com a comida em segundo plano. A ideia é que a mensagem seja universal, mesmo com ajustes no cardápio, como a ausência de álcool no Oriente Médio ou de cupim nos EUA.

“A experiência core não muda. Se você vai ao Fogo em Nova York ou em Brasília, encontrará picanha, arroz biro-biro e um atendimento de excelência”, pontua João. “Campanhas globais como essa nos permitem otimizar investimento e manter consistência, mas sempre com espaço para iniciativas locais, como o lançamento recente do cheesecake brulée”, explicou

Apesar dos desafios econômicos globais — especialmente no Brasil e nos Estados Unidos —, a rede segue investindo. “O brasileiro já se acostumou a viver com inflação. O americano ainda está aprendendo a lidar com isso. Nós, do Fogo, exportamos esse jogo de cintura”, brinca o diretor.

Segundo ele, o segredo para manter a qualidade sem perder competitividade está na criatividade: renegociação com fornecedores, novos formatos de experiência e gestão inteligente dos custos. “Você nunca verá uma diminuição de qualidade no Fogo. Isso é inegociável. Está no nosso DNA”, reforça.

Expansão estratégica e cultura como motor

Com um modelo de expansão baseado em lojas próprias no Brasil e franquias no exterior, a Fogo de Chão seleciona cuidadosamente os parceiros com quem deseja crescer. “Mais do que capital, buscamos operadores que entendam e respeitem nossa cultura”, explica João. Nos EUA, onde a marca chegou em 1997, o apetite segue em alta. E novos mercados, como Turquia e Filipinas, já estão nos planos.

A internacionalização, segundo ele, deu certo porque foi feita com pessoas. “Levamos para fora não só a marca, mas o jeito de fazer Fogo. E isso só se replica com cultura e treinamento. Hoje temos gaúchos coreanos, americanos, venezuelanos…ser ‘gaúcho’ virou uma função”, concluiu.

Leia também: Cachaça 51 exalta botecos e brasilidade em nova campanha



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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

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