MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Relações sociais serão significativamente moldadas e alteradas pelo digital até 2030

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

24 de out. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Relações sociais serão significativamente moldadas e alteradas pelo digital até 2030

A facilidade de acesso e a crescente velocidade da internet estão transformando as formas de interação humana no ambiente digital. De olho nessas mudanças, o estudo “Conexão do Futuro – Tendências de Socialização em 2030”, conduzido pela Sensorama Design, mapeou indicadores como o esgotamento causado pelo excesso de estímulos e demandas e apresentou três fenômenos que deverão moldar o futuro da socialização.

O conceito de "experiências", primeiro entre os fenômenos mapeados pela Sensorama, tem sido um mantra no Marketing e entre as marcas que cultivam laços emocionais com seus consumidores. Compartilhar essas experiências, hoje, é sinônimo de vivê-las em companhia, valorizando momentos com pessoas queridas. Porém, em um mundo cada vez mais individualista e acelerado, esse conceito está mudando. 

Neste panorama, 58% dos entrevistados afirmaram que se relacionam mais com amigos e familiares no ambiente digital do que pessoalmente. As atividades de lazer citadas, como ver séries, viajar ou ir a shows, não mencionam a necessidade de companhia física. Assim, compartilhar experiências assume um novo sentido: usar os meios digitais para dividir o que vivemos com outras pessoas, transformando o ato de compartilhar informações em algo tão relevante quanto a presença física de alguém.

Amizades 100% digitais e genuínas

A ideia de que é necessário encontrar alguém “em carne e osso” para construir amizades está perdendo relevância. Embora 65% dos entrevistados ainda acreditem que o encontro presencial é fundamental para solidificar amizades, essa visão está mudando, especialmente entre as gerações mais jovens. 

Entre os gamers entrevistados durante a pesquisa, 60% afirmam que, durante partidas online, conversam com estranhos sobre temas pessoais que vão além do jogo. Uma nova geração, acostumada a criar laços no ambiente digital, está emergindo, mostrando que amizades genuínas podem surgir mesmo que o espaço de encontro seja o metaverso.

Expressão de diferentes identidades

Com um futuro digital repleto de novas possibilidades de experiências e amizades, ascendem também as oportunidades para a expressão de diferentes identidades. As "modas" e "tendências" estão se tornando mais rápidas e diversas, e o meio digital permitirá que as pessoas experimentem diferentes "eus". 

Embora o gesto de expressar múltiplas identidades possa parecer desafiador para alguns, a prática deverá se normalizar, sobretudo com o crescimento da oferta de experiências imersivas. Entre os entrevistados, 26,1% destacaram que seu maior interesse no metaverso é explorar ambientes virtuais, enquanto 24,2% valorizam a possibilidade de criar uma nova realidade para si.

A rotatividade no mercado de trabalho entre as gerações mais jovens, que frequentemente mudam de emprego e área de atuação, reflete essa tendência. Esse fenômeno sugere a busca por reinvenção constante e pela criação de novos relacionamentos sem a necessidade de confrontar o passado. 

Leia também: Desafios e estratégias para engajar diferentes públicos nas redes sociais

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar