O Marketing de Influência está cada vez mais direcionado para nichos específicos, permitindo conexões mais profundas e personalizadas entre marcas e públicos segmentados. Isso não é diferente no setor de educação, um dos mais relevantes e rentáveis no ecossistema da creators economy.
No Brasil, cerca de 56% dos consumidores de internet seguem perfis que compartilham dicas de estudo, conforme aponta um estudo idealizado pela Wake Creators. Além disso, 52% preferem influenciadores que trazem curiosidades sobre disciplinas e 44% acompanham conteúdos relacionados a cursos e instituições de ensino.
Destacam-se, entre os perfis educativos mais lembrados, o canal Manual do Mundo (2,6 milhões de seguidores), Débora Aladim (1,4 milhões), Cintia Chagas (6,6 milhões) e Mari Krüger (1,2 milhões). Influenciadores que abordam educação financeira, como Nath Finanças (796 mil) e Nathalia Arcuri (3,4 milhões), também se destacaram.
Interesse em aprimoramento profissional e oportunidades de Marketing
Reconhecendo o poder da própria influência, os creators buscam soluções para aprimorar habilidades úteis à carreira digital e garantir a qualidade dos conteúdos publicados na Internet. 98% dos entrevistados pela Wake fariam algum curso relacionado à sua área profissional. Entre as áreas de conhecimento mais mencionadas, destaca-se o Marketing (11%) e o Marketing Digital (6%).
Outras competências, como edição de vídeo (3%), fotografia (2%), comunicação (2%), criação de conteúdo (2%), moda (2%), publicidade e storytelling (2%), também foram citadas. 94% dos influenciadores demonstraram vontade de aprender ou aperfeiçoar um idioma. Os idiomas mais citados foram inglês (54%), espanhol (19%), francês (13%) e italiano (8%).
Na avaliação de Julia Affonseca, Diretora de Negócios e Operações da Wake Creators, os influenciadores conseguem traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis e interessantes, criando uma conexão autêntica com os consumidores, e por isso, marcas do setor podem fortalecer o impacto e o engajamento em campanhas de Marketing através de parcerias com os influencers.
Marcas de materiais escolares e de escritório estão fortemente associadas ao setor educacional, o que faz de campanhas alinhadas às principais datas e eventos do segmento uma estratégia eficaz. Na pesquisa, as marcas mais lembradas em campanhas educacionais foram Faber Castell (6%), Estácio (5%), Descomplica (4%), Anhanguera (3%), Bic (3%) e EBAC (3%).
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