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Natura apresenta nova estratégia para atuar na categoria de dermocosméticos

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Tempo de Leitura 7 min

DATA

19 de mar. de 2025

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Entrevistas

Natura apresenta nova estratégia para atuar na categoria de dermocosméticos
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Natura apresenta nova estratégia para atuar na categoria de dermocosméticos

A Natura entra no mercado de dermocosméticos com o relançamento da linha Chronos, que passa a se chamar Chronos Derma. Em um segmento altamente competitivo, dominado por grandes players globais, a marca busca diferenciação com a Biociência Chronos, tecnologia exclusiva que alia ativos da biodiversidade amazônica a dermoativos reconhecidos mundialmente. 

A entrada da Natura no segmento de dermocosméticos faz parte da estratégia global do grupo, que busca fortalecer sua presença em categorias de alto valor agregado e inovação tecnológica. Com o envelhecimento populacional e o aumento da demanda por produtos com comprovação científica, a expectativa da empresa é que a categoria represente uma parcela significativa de seu portfólio nos próximos anos.

“A empresa aposta na personalização dos tratamentos para oferecer soluções específicas para diferentes faixas etárias, desde 30 anos até o público 80+, sem comprometer eficiência operacional e margens de lucratividade. A estratégia inclui investimento em digitalização e automação de processos para garantir escalabilidade sem perder a essência da personalização”, contou Liliane Lima, diretora global de core beauty da Natura, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Liliane explica que a Biociência Chronos é fruto de nove anos de pesquisa e combina ingredientes como casearia, manteiga de sapucainha e cupuaçu com vitamina C e ácido hialurônico, potencializando a vitalidade celular e promovendo a regeneração da pele. “Essa fusão de ciência e natureza garante eficácia comprovada e atende a uma demanda crescente por soluções naturais e sustentáveis”, pontua.

Confira a entrevista completa:

Mundo do Marketing – Qual é a estratégia da Natura para diferenciar a linha Chronos Derma em um mercado de dermocosméticos altamente competitivo e dominado por grandes players globais?

Liliane Lima: Nossa estratégia para tornar a linha competitiva no mercado é baseada em inovação científica, valorização de bioativos brasileiros e omnicanalidade. A tecnologia exclusiva atrelada ao relançamento dos produtos, que é a Biociência Chronos, combina bioativos da biodiversidade brasileira como jambu, jatobá e cupuaçu, com dermoativos altamente recomendados por dermatologistas, como vitamina C e ácido hialurônico, é uma tecnologia exclusiva que ativa a vitalidade celular, repara danos profundos e reduz sinais do envelhecimento. Nosso portfólio personalizado atende desde mulheres de 30 anos até as 80+, garantindo eficácia e segurança com testes clínicos em mais de 30 mil mulheres.

Além do compromisso com a ciência e sustentabilidade, a omnicanalidade fortalece nossa presença de mercado, integrando lojas físicas, e-commerce, franquias e as Consultoras de Beleza para oferecer uma experiência de compra personalizada, conveniente e acessível, nos posicionando como líderes em inovação, celebrando a beleza em harmonia com a natureza e a ciência, enquanto atendemos às expectativas dos consumidores.

Mundo do Marketing – De que forma a inovação da Biociência Chronos e a combinação de bioativos amazônicos com dermoativos reconhecidos mundialmente se traduzem em vantagem competitiva para a marca?

Liliane Lima: A inovação da Biociência Chronos e a combinação de bioativos brasileiros amazônicos com dermoativos já consagrados oferecem uma vantagem competitiva significativa para nós de diversas maneiras. Primeiramente, a tecnologia exclusiva representa um avanço científico que atua diretamente na vitalidade celular, essencial para a regeneração e saúde da pele. A Biociência Chronos é fruto de nove anos de pesquisa e potencializa o efeito dos tratamentos, proporcionando resultados superiores na prevenção e reparação dos sinais do envelhecimento. 

A integração desses bioativos brasileiros, como casearia, manteiga de sapucainha e cupuaçu, com dermoativos globais como vitamina C e ácido hialurônico, cria fórmulas que oferecem benefícios únicos e comprovados, maximizando a eficácia dos produtos e alinhando a marca com a crescente demanda por soluções naturais e sustentáveis, valorizando a nossa rica biodiversidade. Em um mercado saturado, essa fusão de ciência e natureza nos permite oferecer soluções personalizadas para todas as fases da vida de nossos clientes.

Mundo do Marketing – Como a entrada da Natura no segmento de dermocosméticos se alinha à estratégia global do grupo e quais as projeções de crescimento dessa categoria no portfólio da empresa? 

Liliane Lima: A nossa entrada no setor está totalmente alinhada à estratégia global da Natura, que busca fortalecer a presença em categorias de alto valor agregado e inovação tecnológica, reforçando nosso compromisso como líderes do setor de cuidados pessoais. Nosso objetivo é direcionado a expansão de mercados e no fortalecimento de nossas marcas por meio de estratégias que atendam às demandas dos consumidores por produtos sustentáveis e tecnologicamente avançados. 

Por isso, a introdução de dermocosméticos amplia nosso portfólio, nos posicionando como protagonistas em um setor em crescimento. Quanto às expectativas, esperamos que a categoria de dermocosméticos represente uma parcela significativa do nosso portfólio nos próximos anos, impulsionada pelo envelhecimento populacional e pela crescente demanda por produtos que ofereçam resultados comprovados. 

Mundo do Marketing – A personalização dos tratamentos é um pilar do novo posicionamento de Chronos Derma. Como a Natura pretende escalar essa abordagem sem comprometer eficiência operacional e margens de lucratividade? 

Liliane Lima: A personalização dos tratamentos é, de fato, um pilar central para nós e estamos comprometidos em escalar essa abordagem de maneira eficiente e sustentável. Para alcançar isso, adotamos uma estratégia que combina inovação tecnológica, otimização de processos e uma cadeia de suprimentos flexível. Investimos em pesquisa e desenvolvimento para criar fórmulas que possam ser adaptadas às necessidades específicas de diferentes faixas etárias e tipos de pele, nos permitindo oferecer um portfólio diversificado, mas com base em ingredientes e tecnologias escalonáveis, como nossos bioativos, e em tecnologias já disponíveis no mercado.

Além disso, utilizamos tecnologias avançadas de manufatura que possibilitam a produção em larga escala sem comprometer a personalização. A digitalização e automação de processos são essenciais para manter a eficiência operacional e otimizar custos, o que ajuda a preservar as margens de lucratividade. A flexibilidade da nossa cadeia de suprimentos também desempenha um papel importante. Trabalhamos com fornecedores locais e internacionais para garantir o acesso a ingredientes de alta qualidade, enquanto promovemos práticas sustentáveis. Outro destaque é a forte presença multicanal da Natura, que inclui lojas físicas, e-commerce e a rede de consultoras, que maximizam o alcance dos nossos produtos.

Mundo do Marketing – O compromisso da Natura com sustentabilidade é um diferencial consolidado da marca. Como esse fator se traduz em valor tangível para o consumidor e impacta os resultados financeiros da empresa? 

Liliane Lima: O compromisso da Natura com a sustentabilidade e regeneração se faz presente para o consumidor ao se alinhar com a demanda crescente por produtos que são não apenas eficazes, mas também éticos e ambientalmente responsáveis, fortalecendo a lealdade à marca, atraindo consumidores que valorizam práticas como essas, o que nos permite posicionar nossos produtos refletindo seu valor agregado. Além disso, nossas práticas sustentáveis, como o uso de ingredientes da biodiversidade amazônica e embalagens recicláveis e refiláveis, não apenas minimizam os impactos ambientais, mas também otimizam custos operacionais, resultando em maior eficiência e contribuindo para a manutenção de margens mais saudáveis. 

Mundo do Marketing – Considerando o perfil do consumidor de dermocosméticos, quais os principais desafios e oportunidades para a Natura na construção da percepção de autoridade científica da marca frente ao público e à classe dermatológica? 

Liliane Lima: A nossa entrada no segmento com a linha Chronos Derma traz desafios e oportunidades. Construir credibilidade junto ao público e à classe dermatológica é um dos principais desafios. A Natura possui 136 patentes e pedidos de patentes relacionadas à marca Chronos ao redor do mundo, que, aliadas a testes realizados em mais de 30 mil mulheres, fortalecem nossa posição. Estamos focando em uma comunicação que destaca o rigor científico dos nossos produtos, o que nos ajuda a construir essa credibilidade necessária, além da constante participação em congressos dermatológicos mundiais e publicações em revistas científicas, o que nos permite estar em contato e construir expertise em pele com uma gama de dermatologistas em todo o mundo.

A oportunidade está na utilização de nossa expertise em bioativos e dermoativos para atender a demandas específicas, incluindo o nicho 80+. Com um portfólio de 52 produtos que combinam ciência, inovação e uma comunicação direcionada, estamos otimistas para nos afirmarmos como autoridade no mercado de dermocosméticos

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Priscilla Oliveira

Editora

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