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Skincare e neurociência: novo ingrediente cosmético desperta sensações de felicidade

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

13 de mar. de 2025

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Notícias

Skincare e neurociência: novo ingrediente cosmético desperta sensações de felicidade
Skincare e neurociência: novo ingrediente cosmético desperta sensações de felicidade
Skincare e neurociência: novo ingrediente cosmético desperta sensações de felicidade

A empresa suíço-canadense Lucas Meyer Cosmetics by Clariant apresentou três novos ingredientes que serão lançados na feira In-Cosmetics Global, em Amsterdã, no mês de abril. Um deles é o GlowCytocin, um ingrediente neurocosmético descrito como "o primeiro ingrediente para cuidados com a pele que aproveita os benefícios associados à sensação de estar apaixonado".  

O ingrediente vegano, de origem 99,8% natural, é uma combinação de glicerina, água e extrato de jacinto (Hyacinthus orientalis), derivado dos bulbos de jacinto branco. A empresa afirma que essa composição é capaz de ativar os receptores de ocitocina na pele, imitando diversos efeitos benéficos desse hormônio, também chamado de molécula do amor.

rejuvenescimento da pele

Estudos in vitro e em modelo de órgão-em-chip indicaram que o GlowCytocin estimula a proliferação de fibroblastos e neurônios sensoriais, promovendo o rejuvenescimento da pele e aumentando sua sensibilidade a estímulos táteis agradáveis. Os testes também mostraram que o ingrediente reduz a sensibilidade dos nervos nociceptivos, proporcionando um efeito de conforto.  

Em um estudo clínico controlado por placebo, realizado com sessenta voluntários de ambos os sexos e etnias diversas, com idades entre dezoito e sessenta e cinco anos, a aplicação de 1% de GlowCytocin, duas vezes ao dia, por vinte e oito dias, demonstrou uma melhora visível e significativa na aparência da pele. A luminosidade e o brilho saudável aumentaram, segundo avaliações clínicas e autopercepção dos participantes. 

aparência da pele

No mesmo estudo clínico, foi analisada a receptividade a sensações táteis agradáveis por meio de eletroencefalograma (EEG), após um leve toque no antebraço. Trinta minutos após uma única aplicação do produto, observou-se um aumento significativo na atividade do córtex frontal, região cerebral associada a estados emocionais positivos e maior sensação de felicidade. Essa constatação foi reforçada pelo aumento expressivo da sensação de conforto e prazer relatada pelos participantes.  

Além de potencializar a receptividade a sensações táteis prazerosas, o GlowCytocin também reduziu de forma significativa o desconforto cutâneo induzido por capsaicina. Com base nesses achados, a empresa destacou que o ingrediente pode ser utilizado no setor de bem-estar sexual, um segmento que vem se aproximando cada vez mais da indústria de cuidados pessoais. 

cuidados pessoais

Segundo Isabelle Lacasse, chefe global de Marketing, gestão de produtos e formulação da Lucas Meyer Cosmetics by Clariant, a inovação oferece benefícios tanto imediatos quanto duradouros para a aparência da pele e o bem-estar emocional. Ela destaca que o produto está alinhado à crescente demanda dos consumidores por cosméticos multifuncionais, que promovem tanto melhorias visíveis quanto experiências sensoriais positivas.

A empresa planeja lançar outro ingrediente na In-Cosmetics Global, chamado Melicica, desenvolvido para estimular e otimizar o processo natural de reparo da pele em todas as idades, tipos de cicatrizes e fototipos cutâneos. A composição inclui glicerina, água e extrato de mel, rico em leptosperina, um composto bioativo presente em algumas variedades específicas de flores de Manuka.  

Durante a In-Cosmetics Global 2025, a Clariant também apresentará um novo conservante natural, desenvolvido como alternativa aos protetores considerados controversos. Nomeado Nipaguard SCE Vita, o ingrediente possui 100% de Índice de Carbono Renovável e confere proteção antimicrobiana a formulações para cuidados pessoais.  

Leia também: Louis Vuitton entra no mercado de maquiagem

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Ian Cândido

Repórter

AUTOR

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