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Rompamos a Quarta Parede Digital

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Tempo de Leitura 1 min

DATA

29 de set. de 2025

CATEGORIA

Customer Engagement

Rompamos a Quarta Parede Digital
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Ferris Bueller (Matthew Broderick), Enola Holmes (Millie Bobby Brown) e Frank Underwood (Kevin Spacey) têm algo em comum: você pode conversar com eles. Claro, eu sei que são personagens ficcionais, mas todos eles quebram a quarta parede e, por isso, são capazes de se conectar pessoalmente com você enquanto os assiste. Essa técnica não é algo novo e, certamente, não é simples, mas quando bem utilizada expande nosso potencial criativo para outro patamar. 

Fazendo um paralelo com o cenário atual do mundo digital, vejo diversas vezes marcas fazendo mais um monólogo com os consumidores, do que, de fato, gerando diálogos. Por isso reitero: certamente, não é simples, mas quando bem utilizado, expande nosso potencial criativo para outro patamar.

Está na hora da sua marca romper a quarta parede com os usuários finais para construir experiências verdadeiramente personalizadas e conexões profundas com seu público, e a tecnologia é nossa maior aliada nessa missão. 

Enriquecimento do Perfil do Usuário

Neste artigo, vou explorar um pouco mais do que é o Enriquecimento do Perfil do Usuário e como pode ser estratégico na sua estratégia de marketing digital e growth. 

O enriquecimento do perfil do usuário é o processo de coleta e armazenamento de dados abrangentes, que tragam um maior conhecimento acerca das preferências, gostos, interesses e comportamentos dos usuários que, constantemente, se engajam com suas comunicações. Este processo pode ocorrer de suas formas principais: 

  • Real-time: coleta em tempo real, durante a experiência do usuário. Isso pode ser feito por meio de modais de interação na tela (pop-ups de mensagens dentro do app, pesquisas, quizzes, banners interativos, caixas de texto, cards de perguntas) ou durante conversas via SMS e WhatsApp (flows, ou com o processamento de palavras-chave);

  • Assíncrona: mapeamento de interações com botões, links, imagens e outras peças que compõem o CRM, como email, além de integrações com outros sistemas, como CDPs (Customer Data Platforms), MMPs (Mobile Measurement Partners), atribuição de URL para entender a origem do tráfego. 

hiperpersonalização e engajamento estratégico

Com o consentimento do usuário, compartilhar o domínio desses dados, a fim de criar uma conexão genuína com o usuário final, abre diversas oportunidades para a hiperpersonalização e engajamento estratégico. Isso nos permite calibrar o conteúdo, a frequência, o canal de preferência - de maneira mais macro - como também o nome do cachorro, o sorvete favorito, o melhor dia da semana para entrega - de maneira mais micro. Já imaginou ganhar um cupom de desconto do seu restaurante favorito no dia do seu aniversário? 

Atualmente, temos a possibilidade de rompermos a barreira que separa a marca do consumidor; a experiência do usuário; o monólogo do diálogo. Rompamos a quarta parede digital e conversemos diretamente com os consumidores. Adaptemos as experiências para torná-las mais particulares e individuais. 

O enriquecimento do perfil do usuário é o caminho para transformar mensagens genéricas e esquecíveis em oportunidades de conexão. Mas o primeiro passo é estratégico. Você já pensou em como começar a aplicar isso no seu negócio? O que gostaria de saber mais sobre seus consumidores atuais? Conversemos sobre como a sua marca pode iniciar essa jornada.

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Ricardo Mertens

Customer Success Manager da Braze

Ricardo é formado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e possui especialização em Marketing pela University of California, Berkeley. Entusiasta do comportamento do consumidor, atualmente integra o time de CSM da Braze. Ao longo de oito anos de experiência em áreas de vendas, construiu relacionamentos sólidos com clientes ao alinhar seus objetivos às estratégias de negócio. Hoje, seu foco está em explorar diferentes abordagens de Customer Engagement e estratégias de negócios para impulsionar o sucesso e a inovação junto aos seus clientes.

AUTOR

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