Ferris Bueller (Matthew Broderick), Enola Holmes (Millie Bobby Brown) e Frank Underwood (Kevin Spacey) têm algo em comum: você pode conversar com eles. Claro, eu sei que são personagens ficcionais, mas todos eles quebram a quarta parede e, por isso, são capazes de se conectar pessoalmente com você enquanto os assiste. Essa técnica não é algo novo e, certamente, não é simples, mas quando bem utilizada expande nosso potencial criativo para outro patamar.
Fazendo um paralelo com o cenário atual do mundo digital, vejo diversas vezes marcas fazendo mais um monólogo com os consumidores, do que, de fato, gerando diálogos. Por isso reitero: certamente, não é simples, mas quando bem utilizado, expande nosso potencial criativo para outro patamar.
Está na hora da sua marca romper a quarta parede com os usuários finais para construir experiências verdadeiramente personalizadas e conexões profundas com seu público, e a tecnologia é nossa maior aliada nessa missão.

Neste artigo, vou explorar um pouco mais do que é o Enriquecimento do Perfil do Usuário e como pode ser estratégico na sua estratégia de marketing digital e growth.
O enriquecimento do perfil do usuário é o processo de coleta e armazenamento de dados abrangentes, que tragam um maior conhecimento acerca das preferências, gostos, interesses e comportamentos dos usuários que, constantemente, se engajam com suas comunicações. Este processo pode ocorrer de suas formas principais:
Real-time: coleta em tempo real, durante a experiência do usuário. Isso pode ser feito por meio de modais de interação na tela (pop-ups de mensagens dentro do app, pesquisas, quizzes, banners interativos, caixas de texto, cards de perguntas) ou durante conversas via SMS e WhatsApp (flows, ou com o processamento de palavras-chave);
Assíncrona: mapeamento de interações com botões, links, imagens e outras peças que compõem o CRM, como email, além de integrações com outros sistemas, como CDPs (Customer Data Platforms), MMPs (Mobile Measurement Partners), atribuição de URL para entender a origem do tráfego.

Com o consentimento do usuário, compartilhar o domínio desses dados, a fim de criar uma conexão genuína com o usuário final, abre diversas oportunidades para a hiperpersonalização e engajamento estratégico. Isso nos permite calibrar o conteúdo, a frequência, o canal de preferência - de maneira mais macro - como também o nome do cachorro, o sorvete favorito, o melhor dia da semana para entrega - de maneira mais micro. Já imaginou ganhar um cupom de desconto do seu restaurante favorito no dia do seu aniversário?
Atualmente, temos a possibilidade de rompermos a barreira que separa a marca do consumidor; a experiência do usuário; o monólogo do diálogo. Rompamos a quarta parede digital e conversemos diretamente com os consumidores. Adaptemos as experiências para torná-las mais particulares e individuais.
O enriquecimento do perfil do usuário é o caminho para transformar mensagens genéricas e esquecíveis em oportunidades de conexão. Mas o primeiro passo é estratégico. Você já pensou em como começar a aplicar isso no seu negócio? O que gostaria de saber mais sobre seus consumidores atuais? Conversemos sobre como a sua marca pode iniciar essa jornada.
COMPARTILHAR ESSE POST



















