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O que o rádio me ensinou sobre a Inteligência Artificial

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Tempo de Leitura 1 min

DATA

20 de ago. de 2025

CATEGORIA

Customer Engagement

O que o rádio me ensinou sobre a Inteligência Artificial
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O que o rádio me ensinou sobre a Inteligência Artificial

Pouca gente sabe, mas apesar de atuar há mais de 20 anos no marketing, sou jornalista de formação. Comecei minha carreira nas redações, quando a internet ainda engatinhava e as conexões eram discadas.

Na época, havia uma previsão que parecia inevitável: o rádio iria desaparecer. Curioso, não? Não falavam do jornal impresso ou da TV, mas do rádio. A lógica era simples: uma tecnologia substituiria a outra.

Avançamos duas décadas e o rádio não só sobreviveu como se reinventou. Ganhou novas plataformas, expandiu alcance e inspirou um formato que hoje domina o consumo de conteúdo: o podcast. A internet não matou o rádio — apenas deu a ele novas maneiras de existir.

E é nesse ponto que penso na Inteligência Artificial.

Todos os dias somos bombardeados por previsões: profissões que vão sumir, tarefas resolvidas em segundos, marketing transformado para sempre. Não tenho dúvida de que a IA já está mudando processos e abrindo portas inéditas. Mas há um risco em confundir meio e fim.

Sempre acreditei que marketing é sobre gente. Sobre entender comportamentos, necessidades e desejos não ditos. Sobre gerar conexão e emoção. As ferramentas mudam, mas a essência permanece.

A IA é tecnologia. Tecnologia é meio. Ela pode escalar interações, acelerar entregas e ampliar possibilidades, mas não altera o núcleo do que nos move: a busca por significado, pertencimento e histórias que nos tocam.

A provocação talvez não seja “como a IA vai mudar a relação humana”, mas “como vamos usá-la para fortalecer essas relações — e não para criar a ilusão delas”. Porque no fim, é fácil gerar palavras. Difícil é gerar sentimento.

Assim como o rádio, que segue presente — no carro, na cozinha, no fone de ouvido —, acredito que a essência das conexões humanas também vai sobreviver à IA. Os formatos vão mudar, mas a necessidade de se sentir ouvido, visto e compreendido é atemporal.

Talvez, em vez de temer o que a IA vai tirar, devamos nos perguntar: o que vamos colocar de mais humano nela?

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Claudia Vilhena

Vice-presidente de Marketing da Bold Hospitality Company

Claudia Vilhena é Vice-presidente de Marketing, Vendas e Growth da Bold Hospitality Company, responsável pelas marcas Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie no Brasil. Executiva com mais de 25 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais, atuou em empresas como Carrefour, Itaú Unibanco, Makro Atacadista e Saint Paul Escola de Negócios. É formada em Administração, possui MBA em Marketing pela PUC-Rio e especialização em Marketing Digital Estratégico pela Northwestern University, nos Estados Unidos.

AUTOR

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Claudia Vilhena é Vice-presidente de Marketing, Vendas e Growth da Bold Hospitality Company, responsável pelas marcas Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie no Brasil. Executiva com mais de 25 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais, atuou em empresas como Carrefour, Itaú Unibanco, Makro Atacadista e Saint Paul Escola de Negócios. É formada em Administração, possui MBA em Marketing pela PUC-Rio e especialização em Marketing Digital Estratégico pela Northwestern University, nos Estados Unidos.

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