MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

"Confie em si mesma e cerque-se de apoio": as lições de Adriana Anido para liderança feminina

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

14 de mar. de 2025

CATEGORIA

Reportagens

"Confie em si mesma e cerque-se de apoio": as lições de Adriana Anido para liderança feminina
"Confie em si mesma e cerque-se de apoio": as lições de Adriana Anido para liderança feminina
"Confie em si mesma e cerque-se de apoio": as lições de Adriana Anido para liderança feminina

No Mês da Mulher, é essencial não apenas celebrar conquistas, mas também refletir sobre os desafios e avanços da equidade de gênero no mundo corporativo. Segundo o último levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria), as mulheres ocupam 39,1% dos cargos de liderança no Brasil, mesmo representando mais da metade da população.

Para marcar esse momento, Adriana Anido, Vice-Presidente de Marketing na Colgate-Palmolive, ressalta a importância da representação feminina em posições de liderança. “A liderança feminina é crucial na criação de um futuro mais equitativo, e me orgulho de contribuir para essa transformação na Colgate-Palmolive, que valoriza a diversidade”, contou em entrevista ao Mundo do Marketing.

Mais do que uma data no calendário, Adriana lembra que o Mês da Mulher deve ser um lembrete de que a equidade de gênero precisa estar no centro das estratégias corporativas o ano inteiro. Segundo a pesquisa "Women in the Workplace 2024", da McKinsey, empresas com maior representatividade feminina em cargos de liderança têm 25% mais chances de registrar lucros acima da média. Dessa forma, garantir a diversidade e oportunidades iguais não pode ser apenas um compromisso de março, mas uma prática contínua.

Com mais de 20 anos na companhia, a executiva também cita a importância do protagonismo e de troca de experiência para o crescimento na carreira: “Acredite em si mesma, inspire-se em outras mulheres e construa uma rede de apoio. Não tema errar. Os erros são oportunidades para refletir e aprender, podendo levar a abordagens inovadoras e soluções criativas. A jornada pode ser desafiadora, mas com propósito e apoio, podemos construir uma sociedade mais justa para todos.”

Desafios, inspirações e a evolução da liderança feminina

Ao longo de sua trajetória, Adriana enfrentou desafios que são comuns a muitas mulheres no mundo corporativo. Entre eles, a síndrome da impostora, que a levou a questionar se estava realmente à altura das expectativas ao assumir um cargo de liderança. "Essa insegurança também serviu como uma oportunidade para o autodesenvolvimento e para fortalecer minha confiança", relembra. Aprender a dizer "não" foi outro grande desafio, já que definir limites se mostrou essencial para uma gestão eficiente do tempo e das prioridades.

Sua referência feminina veio, antes de tudo, de dentro de casa. Criada em uma família de imigrantes, Adriana aprendeu cedo sobre resiliência, empatia e determinação. "As mulheres da minha família, embora não tenham seguido carreiras executivas, sempre foram modelos de superação e coragem, enfrentando desafios e se adaptando a novas realidades com graça e firmeza", conta. No ambiente corporativo, a executiva também teve a oportunidade de aprender com líderes inspiradoras, com quem mantém contato até hoje.

Estilo de liderança e conselhos para o futuro

Estilo de liderança e conselhos para o futuro

A experiência pessoal e a vivência no mercado moldaram o estilo de liderança de Adriana, que se baseia em empatia, colaboração e resiliência. "Crescer em uma família de imigrantes e ser inspirada por mulheres fortes me ensinou a importância de ouvir ativamente e compreender diferentes pontos de vista, criando um ambiente inclusivo e aberto ao diálogo", explica.

Questionar o status quo, buscar inovação, abraçar a diversidade e liderar com empatia e inteligência emocional são características importantes para líderes inspiradoras que construirão um futuro mais justo e equitativo.

Ela acredita que o caminho para mais mulheres chegarem ao topo passa pela autoconfiança e pelo fortalecimento das redes de apoio. "Confie em si mesma, busque inspiração em outras mulheres e cerque-se de pessoas que te apoiam. Não deixe que o medo do erro te paralise, pois cada desafio pode levar a descobertas e soluções inovadoras. A caminhada pode ser difícil, mas com um objetivo claro e uma rede de apoio, podemos criar um mundo mais justo e igualitário para todos."

Leia também: Liderança feminina no Marketing: desafios e conquistas no mundo corporativo

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme