MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Como as diferentes gerações viveram as experiências no Rock in Rio?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 7 min

DATA

24 de set. de 2024

CATEGORIA

Reportagens

Como as diferentes gerações viveram as experiências no Rock in Rio?
Como as diferentes gerações viveram as experiências no Rock in Rio?
Como as diferentes gerações viveram as experiências no Rock in Rio?

Na edição que marca os 40 anos do Rock in Rio, o público foi tão amplo quanto as atrações do festival. Em sete dias, foram mais de 750 artistas, 500 horas de experiência e um público de 730 mil pessoas, de diferentes gerações. O grande desafio de abraçar diferentes tribos foi concluído com sucesso. Desde as pessoas que foram na primeira edição, em 1985, até aqueles que estavam ali pela primeira vez, todos tiveram e muito o que disfrutar nos espaços do festival e das marcas. 

Não há como negar que boa parte das ativações foram pensadas para a geração Z, um público cada vez mais ávido por experiências e questionamentos sobre propósito. Mas o que se viu foram muitos 50+ curtindo e buscando proximidade com as empresas. Para Andressa Feitosa Martins, Gerente de Marca da Nissin, o estande de Cup Noodles reuniu diversas famílias que foram ao festival juntas e buscaram uma alimentação mais rápida e confiável. 

Ela explica que a mesma praticidade do dia a dia foi levada ao evento, assim como o carisma que compete às comunicações da marca. “A cada edição que participamos, reforçamos nossa missão. Estar no Rock in Rio é importante para a marca, pois nos conecta com o consumidor de uma maneira diferente e podemos brincar e levar a essência da marca, assim como os lançamentos. Colhemos grandes insights a partir daqui”, contou Andressa. 

Música como essência que une 

Quem também vem colhendo insights no festival é a Trident, que esse ano apostou em uma ativação sensorial que envolveu aromas, sabores, sons e tudo mais que os sentidos pudessem explorar. Com um time de influenciadores que dialogam diretamente com a geração Z, a marca quis explorar uma aproximação com os jovens, mas sem deixar o público mais velho de fora. 

“Trident é um produto para consumo em qualquer ocasião, não é algo que você procura em horas específicas. Atende ao jovem e ao adulto em diferentes momentos. No evento queremos explorar o mote "Masca e Destrava seu Rock'n'roll” que está associado à música. Faz parte da marca esse universo e queremos estar nele cada vez mais. E a música é algo universal, abrange qualquer idade”, contou Isabela Elias, Gerente de Marketing Senior de Balas e Gomas da Mondelez Brasil. 

Nas embalagens trabalhadas no evento, os sabores estão associados aos ritmos musicais. Punk Frutti (Tutti-Frutti), MPB - Melancia Popular Brasileira, Intense Dance, Blueberry New Wave e Heavy Menta. “É uma comunicação que abraça as pessoas em geral, apesar de algumas estratégias direcionarem aos mais jovens que, de fato, são as pessoas que mais estão presentes no festival”, pontuou a executiva. 

Tim e a conexão com o público 

A Tim liderou o engajamento nas redes sociais durante o Rock in Rio Brasil 2024. A operadora aparece no topo do ranking das marcas patrocinadoras e apoiadoras em dois monitoramentos diferentes, de acordo com dados de listening das ferramentas Tagger e Sprinklr. O estudo analisou o volume de comentários nas postagens realizadas por todas as empresas que participaram desta edição do festival. 

Para Camila Ribeiro, Diretora de Comunicação e Marca da Tim, o segredo foi amplificar a experiência do festival para todos os públicos, mesmo aqueles que não estavam presentes no evento. Com uma ativação que transformava qualquer pessoa em astro, ao colocá-lo para cantar com uma banda, o estande foi um dos que mais teve procura e filas durante o evento. 

“Criamos momentos inesquecíveis ao levar a experiência do festival para as pessoas, independente de idade. Tem a banda, tem o andar VIP que foi disponibilizado para clientes da marca mediante promoção, tem a comunicação com o time de influenciadores, teve a ação no New York City Center com o Naldo Benny, que culminou em um bus party que selecionou fãs para virem ao festival. Enfim, foram ações coordenadas que abraçaram fãs da música em geral, independente da idade”. 

Camila reforçou o papel da Tim em se conectar com a música como um todo e tornar ela um importante meio de relação com o público. “Hoje temos Ivete Sangalo e Iza como embaixadoras e, juntas, geraram um buzz enorme no encontro das duas no palco, quando Ivete esteve com a jaqueta escrito “Nala” em homenagem à filha de Iza. Para a marca, isso é o máximo. Nos permite atuar e oferecer diferentes possibilidades de criação”, contou. 

A executiva conta ainda que a conectividade é algo trabalhado na comunicação, mas não necessariamente reforçado dentro do festival como produto. “Mostramos que entramos de verdade no dia a dia das pessoas no evento, trazendo a tecnologia de forma indispensável, mas principalmente, queremos proporcionar a experiência Tim, de inovação seja ela em qual ponto de contato for”. 

Coca-Cola e Schweppes Mixed 

Com a proposta de inovar e criar momentos únicos que Coca-Cola proporciona, a marca foi além do entretenimento nesta edição. A empresa levou o Coke Studio para o festival, onde são realizadas apresentações de artistas fora no line up do Rock in Rio, criando momentos exclusivos. Além disso, a marca investiu no PovCast, com Blogueirinha e Diva Depressão, que entrevistaram outros artistas da line-up do Coke Studio e influenciadores como Maria Clara Garcia, Luccas Abreu, Felipe Amorim e Ve Collen. 

O estande foi um dos mais visitados, oferecendo Coca-Cola gratuita e brindes – a cordinha para celular foi tido como um dos itens mais disputados do festival, esgotando em pouco tempo. A decisão de trabalhar apenas Coca-Cola no evento e não outros refrigerantes do grupo foi estratégica. Ted Ketterer, Head de Marketing da Coca-Cola Brasil, contou que Fanta dialoga com um público mais jovem, enquanto Coca-Cola é mais democrática e atende a todos os públicos. 

Por outro lado, a empresa ativou Schweppes Mixed e levou o primeiro drink pronto para beber do festival. A bebida ficou disponível na pista do festival, proporcionando uma combinação de sabores (Gin Tônica, Spritz, Vodka Citrus e Gin Tônica Pink), praticidade e inovação para o público que deseja aproveitar a festa de maneira única.

“A localização do estande de Schweppes Mixed foi estratégica ao lado do palco New Dance Order, que reúne o público que consome o produto. A praticidade de bar, leva a experiência ainda mais próxima do consumidor. Aqui, especificamente, dialogamos com a geração Z que é nosso alvo na ativação. Queremos mostrar as possibilidades do produto não apenas no festival, mas em outras ocasiões de consumo que ele possa ter”, contou Camila Freire, Diretora da categoria ARTD (Drinks Prontos) da Coca-Cola. 

Johnnie Walker 

Impactar a geração Z e rejuvenescer a marca. A Johnnie Walker levou o uísque para o festival como ativação de marca aberta ao público, pela primeira vez, e ainda seguiu oferecendo o produto com exclusividade na área VIP. A presença com experiências diferenciadas, aconteceu em um ponto estratégico entre os palcos New Dance Order e Supernova, mas quem passou por algumas unidades do posto Ipiranga nas redondezas do festival também pode conferir ações de promoção da linha Blonde.

“Trazer a campanha Keep Walking para o Rock in Rio reflete o espírito de continuar caminhando, mesmo diante dos desafios. Nosso foco, claro, são as pessoas acima de 18 anos, mas principalmente queremos introduzir o jovem no universo do uísque, da bebida com responsabilidade e das várias possibilidades que o drink oferece”, contou Fabritzia Piasenski, Head de Negócios da V3A, responsável pela ativação da Johnnie Walker.

Também faz parte das ações da marca conteúdos protagonizados por Djonga e Duda Beat. Nas gravações, os artistas contaram para Kenya Sade seus passos e desafios até se apresentarem no palco do festival, comentando também como é fazer parte da edição que celebra os 40 anos do Rock. “A marca possui uma relação muito próxima com a música e queremos estar nos locais onde os consumidores estão. O Rock in Rio é excelente para apresentarmos a linha Blonde, por exemplo, que tem um perfil de sabor mais adocicado e perfeito para iniciar os jovens nesse consumo”, finalizou a executiva.

 Leia também: Conexão e experiência: executivos contam o que esperam do Rock In Rio

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme