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Conexão e experiência: executivos contam o que esperam do Rock In Rio

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Tempo de Leitura 10 min

DATA

13 de set. de 2024

CATEGORIA

Reportagens

Conexão e experiência: executivos contam o que esperam do Rock In Rio
Conexão e experiência: executivos contam o que esperam do Rock In Rio
Conexão e experiência: executivos contam o que esperam do Rock In Rio

No ano em que completa 40 anos, o Rock in Rio bateu mais um recorde de parceiros comerciais. Além de contar com mais de 85 marcas ativando o festival e mais de 130 ativações, o Rock in Rio estreia sete projetos de comunicação inéditos, cocriados com as empresas parceiras. Isso se deve ao fato do evento ter se tornado um importante marco no calendário das marcas para se conectarem de maneira mais verdadeira com o público.

As experiências oferecidas em stands e ativações tem se destacado por atrair a atenção de uma audiência cada vez mais dispersa. Dessa forma, as marcas conseguem garantir, em um ambiente repleto de atrações como o Rock in Rio, um elo maior com o consumidor, utilizando o festival como uma ponte para essa aproximação. 

Além disso, é uma maneira das empresas premiarem seus colaboradores ou time de vendas que mais se destacou. Diversas áreas VIPs dos estandes das marcas serão justamente para receber os times que mais se destacaram ou que, de alguma maneira, são importantes para a marca na praça do Rio de Janeiro.

É o caso da Ipiranga, que este ano leva para o festival a essência da campanha "Completa pra Mim". "Não importa onde você vai. Nossa marca sempre estará por perto para acompanhar o seu dia a dia. Comemoramos esse mês 87 anos de existência e sempre fomos além dos veículos, oferecemos também produtos e serviços de qualidade, campanhas memoráveis e experiências inesquecíveis. No Rock in Rio Brasil 2024, queremos que o público olhe para nossa marca com a certeza que somos o parceiro de jornada de todos os brasileiros, onde eles estejam", afirmou Bárbara Miranda, VP de Marketing da Ipiranga.

Ipiranga no Rock in Rio

Para o Rock in Rio a Ipiranga criou o slogan "Completa meu rolê, completa pra mim". Acessível, o espaço possui fachada com o famoso ícone "i" da marca, formado por painéis de LED que também exibirão diversos conteúdos durante todo o festival. Começando por uma das experiências disponíveis no térreo, aberto ao público em geral: "Completa meu Feed", onde o visitante, sozinho ou em dupla, terá o apoio de um mini estúdio e fotógrafo profissional para um registro especial. Além de baixar a foto diretamente no celular, ela também será reproduzida na gigante fachada de LED do Espaço Ipiranga, em frente ao Palco Mundo.

Além dos convidados de parcerias comerciais, o mezanino e rooftop do Espaço Ipiranga também receberão influenciadores e participantes do evento que cumprirem os desafios que aparecerão no telão da marca. 

Quem costuma ir ao Rock in Rio Brasil sabe que uma bebida gelada é indispensável. Então, após passar pelo estúdio fotográfico, o visitante pode escolher uma das opções de bebidas, incluindo opções não alcóolicas, na experiência "Completa meu Chope", em um espaço exclusivo AmPm. Como a jornada no festival é longa e todo mundo precisa parar um pouquinho para descansar, a marca também oferece a cadeira de massagem para completar o relaxamento antes de curtir o próximo show. 

No Espaço Ipiranga do Rock in Rio Brasil 2024, além de todas as ativações, a marca se dedica a um item essencial para quem vai ao festival: o celular. Quem visitar o local, receberá uma cordinha especial para manter o aparelho seguro e pode aproveitar para recarregar a bateria em uma estação gratuita. 

Pensando no conforto dos clientes do programa de fidelidade KMV, aqueles que trocarão seus pontos por um assento no Transfer Ipiranga, poderão ir ao festival em um ônibus que fará o trajeto entre o shopping Rio Design Barra e a Cidade do Rock, ida e volta, durante todo o festival. 

“Levamos a experiência do nosso serviço para o evento mostrando toda a tecnologia, qualidade e inovações que oferecemos. Tudo isso chancelado pela nossa assinatura. Estar próxima do público não apenas rejuvenesce a marca, mas nos traz insights importantes. Nossa ligação com os eventos hoje mostra que o consumidor pode contar conosco onde ele estiver”, pontuou Bárbara.

Olla - Viva Suas Verdades

A conexão é a verdadeira palavra para a Olla explicar sua ativação no Rock In Rio. Estrategicamente posicionada em frente ao palco favela, a marca ganhou também o vizinho palco New Dance Order que também possui um público que conversa perfeitamente com a marca. 

André Mendes, Head de bem-estar íntimo da Reckitt Health, contou ao Mundo do Marketing que o papel educacional sobre sexo seguro é uma das premissas da marca e que estar no evento é uma forma de reforçar toda a comunicação já feita anteriormente. No evento, o público poderá participar das ativações e faturar brindes especiais, como corta-vento customizada, porta objetos, pin e, claro, muita camisinha e lubrificante. 

A marca também equipou o estande com câmeras que vão medir, em tempo real, a felicidade dos participantes durante a festa, por meio de inteligência artificial. Para quem gosta de arriscar passos de dança, a pedida é participar do Balé de Olla, que será comandado pela produção da marca em frente ao estande, e promete animação extra a quem estiver por lá.  

Além disso, o espaço também terá um estúdio que será o ponto de encontro de creators para gravação de conteúdo. No local passarão os influenciadores Blogueirinha, Ingrid Ohara e PKllippe. O trio faz parte do “Freedom Council”, conselho criado por Olla no início deste ano para promover ações de educação sexual em suas redes e propagar a mensagem “Viva suas verdades” -, que reforça a ideia de que todos devem ser o que quiserem, desde que estejam protegidos. Na oportunidade, eles farão intervenções junto ao público de maneira irreverente para gerar conteúdos sobre esta temática.

Olla também terá a presença da influenciadora carioca Samanta Alves. Famosa por suas interações irreverentes com desconhecidos pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro, em estádios de futebol e festivais, ela entrevistará e disseminará as mensagens de Olla aos participantes que passarem pelo estande da marca.

“Entendemos que os jovens estão mais “liberais” quanto ao uso do preservativo, pensando sempre no presente. Por isso escolhemos a marca Olla para trabalhar no evento, já que ela comunica de alguma forma com o prazer próprio. Em Jontex a comunicação é mais prazer a dois. Queremos nos apropriar de territórios estratégicos para conquistar novos touchpoints com o público, especialmente o mais jovem e conscientização sobre sexo, com uma abordagem simples, aberta e inovadora”, contou André. 

Segundo o executivo, participar do evento é fundamental para promover o diálogo, gerar debates e levar conhecimento. “Nosso compromisso vai muito além do desenvolvimento de produtos, mas em abrir conversas que capacitem as pessoas a tomarem decisões conscientes sobre sua saúde sexual e seus relacionamentos”, afirmou.

iFood e o amor de fã

Para o iFood, o evento também é uma forma de mostrar que o aplicativo entende tudo que o consumidor mais ama. Por isso, usei de tecnologias de ponta para oferecer experiências nos estantes e para quem vai ver o festival de casa. Para celebrar o amor dos fãs, o iFood levará um coração de sete metros de altura no seu principal estande no festival, que, na verdade, é a primeiro grande ativação: o Fãzometro será responsável por transpassar os batimentos cardíacos do público iluminando o coração do festival, pulsando na mesma frequência. 

Neste espaço haverá o Meu Hits, uma ativação feita a base da inteligência artificial que permitirá que os festeiros tenham uma música personalizada que será criada para cada visitante, selecionando o ritmo musical e suas comidas preferidas, a IA criará uma letra e música personalizada. E para quem gosta de um docinho para alegrar o dia, a empresa disponibilizará uma máquina de algodão doce. 

“Para os assinantes do Clube iFood oferecemos acesso privilegiado na montanha russa ou em uma das dinâmicas dos estandes. Na Gourmet Square, eles podem participar e ganhar prêmios na roleta de diamante. Quem estiver lá poderá fazer a adesão gratuita por dois meses para que os benefícios de ser Clube já possam ser usufruídos nas ativações da marca no festival. É uma forma de mostrar as inúmeras vantagens que oferecemos aos nossos clientes”, contou Ana Claudia Oliveira, Head de Marketing de iFood, ao Mundo do Marketing.

Ana explicou ainda que quem estiver em casa poderá conferir o iFood Fã-Clube, uma página no app que mostra uma seleção de produtos feitos por três artistas: Jão, Luisa Sonza e Cabelinho, que contém produtos dos parceiros do festival e que os clientes podem pedir em casa. “Essa é uma parte que foi personalizada pelos próprios artistas e que levará essa proximidade para o fã que não pode vir ao evento”, contou Ana.

Ela também apresentou o “Pedido de Ídolo”, parte que reúne alguns dos pedidos mais diferentes feitos por artistas que já passaram pelo Rock in Rio e que são vendidos no aplicativo: geleia de uva, suco prensado a frio, manteiga de amendoim, incenso e até super cola. 

“O iFood está sempre buscando formas de se conectar e melhorar a experiência das pessoas com a marca. Por isso, conseguimos ainda ser responsável pelo “Segue o Baile”, que acontecerá no Palco Sunset, que é um  show à parte do line up que ocorre após a finalização da atração principal no Palco Mundo, com grandes nomes surpresas que passaram pelo Rock in Rio Brasil 2024, com objetivo de estender a experiência musical no evento. Será como a saideira, um momento em que os artistas vão lá para se divertir mesmo. A curadoria do evento, assinada por Zé Ricardo, vai surpreender os fãs e levar nossa marca a outro patamar”, contou a Head de Marketing do iFood.

Pepsico: ESG e experimentação

Presente no Rock In Rio com as marcas Doritos e Tostitos, a Pepsico investiu em um grande espaço para a marca mais nova, bem de frente ao palco Mundo. A estratégia era abrir portas para experimentação e apresentar ao público todo o potencial de sabor do produto. O espaço da marca convida o público a participar de uma ativação interativa na parte térrea. 

O público poderá participar de uma dinâmica lúdica focada na combinação de Tostitos com molho (com itens cenográficos). Um grupo de quatro pessoas deverá trabalhar em conjunto para executar a receita do molho salsa verde. São cinco estações diferentes em que os participantes precisam estar atentos aos comandos. O espaço ainda conta com outro andar para recepcionar convidados – que vão de influencers a parceiros comerciais. 

A marca também terá um quiosque para venda de produtos dentro da Cidade do Rock e também estará representada com uma mesa de produtos para degustação na área VIP. Já Doritos chega com o posicionamento “For The Bold in Everyone” que explora o conceito de que não há nada mais ousado do que escolher ser você mesmo, inspirado na inquietude do que é a autoexpressão.

“Este ano Doritos patrocina o Espaço Favela e lá os consumidores terão a oportunidade de experimentar Dinamita. A ativação lá conversa com as sensações em relação ao produto e eles terão que correr contra o tempo para “sobreviver”. Vemos o festival como uma grande oportunidade de divulgar nosso portfólio e nossa comunicação. Por exemplo, fazemos o patrocínio da área de acessibilidade do evento pelo terceiro ano consecutivo com Doritos. Nessa marca, em específico, o trabalho de ESG é fortíssimo”, contou Isabella Castilho, Gerente de Marketing de Categoria de Tortilhas da Pepsico, ao Mundo do Marketing.

Esses são alguns exemplos de como as experiências imersivas são desafios, mas que oferecem grandes oportunidades para as marcas se aproximarem do público e reverberarem toda a estratégia do ano. 

“Aqui a grande estrela é o público, nós queremos mostrar que estamos com eles e gerar mais conexão. Porque ela já precisa existir antes e fazer sentido para que o nosso trabalho seja consistente. Só assim a mensagem é entendida, porque o consumidor entende que há uma linguagem única”, contou Rafaella Gobara, Diretora de Marketing da Ipiranga, ao Mundo do Marketing.

Leia também: KitKat aproveita Rock in Rio para impulsionar linha de cereal

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

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