O mercado de games e eSports está em franca ascensão e consolidado como uma das maiores indústrias de entretenimento do mundo, superando filmes e músicas combinadas. Com mais de 3 bilhões de jogadores globalmente — metade deles mulheres —, o setor conquistou um papel central nos hábitos das gerações mais jovens, especialmente entre a Geração Z e Alpha, dos quais 80% são adeptos dos videogames, segundo dados da Visa Consulting & Analytics e um relatório da Newzoo.
Essa influência não apenas molda tendências culturais, mas também impacta profundamente mercados como o de pagamentos digitais, destacando o potencial do universo gamer como um canal estratégico para marcas como a Visa.
Reconhecida por sua atuação de 40 anos no esporte, a marca tem intensificado sua presença no segmento de games e eSports, investindo em parcerias com equipes renomadas, eventos de grande porte e iniciativas inclusivas que fomentam a diversidade no cenário competitivo. A empresa criou ligas como a “Visa Valkyria”, focada em jogadores de League of Legends na América Latina, e o “Resenha das Minas by Visa”, um torneio brasileiro para atletas LGBTQ+ de Valorant. Com milhões de visualizações e forte engajamento, essas ações reforçam o compromisso da marca com a inclusão e a inovação.
Os números do setor são expressivos e ilustram o impacto dessa estratégia: na América Latina, 63% dos jovens preferem gastar em experiências, um valor que a Visa capitaliza ao oferecer vantagens em eventos como a CCXP, onde promoveu descontos que discutiram o uso de seus meios de pagamento.
Combinando tecnologia, intencional e econômica, a Visa se posiciona como facilitadora no ecossistema gamer, conectando-se com um público hiperconectado e exigente, enquanto colabora para moldar o futuro do mercado de eSports.
“Acreditamos que precisamos estar presentes nos universos onde nosso público se encontra, compreendendo suas motivações para atender aos seus desejos e necessidades. Um desses universos é justamente o contexto dos fandoms, e a nossa participação em eventos é uma forma de nos conectarmos e estreitarmos laços com as bases de fãs das nossas organizações parceiras. Isso reforça o posicionamento da Visa como uma parceira no enriquecimento das experiências dos consumidores”, contou Andrés Moliuscky, diretor de Marketing da Visa para Gaming e Metaverso na América Latina, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Confira a entrevista na íntegra.
Mundo do Marketing - Como a Visa enxerga o mercado de eSports em suas estratégias globais de Marketing?
Andrés Moliuscky: A indústria de games é um fenômeno global no mundo do entretenimento, e se tornou maior que as indústrias de filmes e música combinadas. Mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo se identificam como gamers, sendo 50% delas mulheres. Entre as gerações mais jovens, 80% da Geração Z e Alpha jogam videogames, o que tornou os games como seu principal hobby de lazer. Acima de tudo, os games são um dos principais meios de engajamento da Geração Z com ferramentas financeiras e meios eletrônicos de pagamento.
Há dois anos, temos investido em compreender o comportamento do público jovem nesse cenário, analisando como consome e transaciona, de acordo com os seus valores. Essa indústria próspera e inovadora impacta diversos setores, com o de pagamentos sendo um dos que mais sustentam esse crescimento. Como forte apoiadora do esporte há 40 anos, também reconhecemos a oportunidade de construir comunidades mais inclusivas e apoiar o aumento da presença feminina no cenário de eSports.
Mundo do Marketing - Quais foram os principais aprendizados da Visa ao investir no segmento e quais resultados já foram percebidos?
Andrés Moliuscky: Nos últimos dois anos, nossas iniciativas incluíram a criação de parcerias com organizações e ligas de esports renomadas, como a KRÜ eSports (Argentina), a Isurus (México) e a Team Liquid (Brasil), e o patrocínio de eventos importantes do setor como a Argentina Game Show, Gamergy Mexico e CCXP. Além disso, temos promovido ativações atrativas, torneios comunitários, e experiências exclusivas inesquecíveis. Identificamos que 63% dos jovens da América Latina e Caribe preferem gastar seu dinheiro em experiências. Essas parcerias têm nos ajudado a aumentar nossa preferência de marca e nos ensinado como nos diferenciar, criando um vínculo mais forte com as novas gerações.
Mundo do Marketing - Como a Visa adapta suas campanhas e estratégias no mercado de eSports para atender às expectativas e valores da Geração Z?
Andrés Moliuscky: Acreditamos que precisamos estar presentes nos universos onde nosso público se encontra, compreendendo suas motivações para atender aos seus desejos e necessidades. Um desses universos é justamente o contexto dos fandoms, e a nossa participação em eventos é uma forma de nos conectarmos e estreitarmos laços com as bases de fãs das nossas organizações parceiras. Isso reforça o posicionamento da Visa como uma parceira no enriquecimento das experiências dos consumidores. Essa associação ressoa profundamente com os valores e expectativas das novas gerações, que buscam marcas em que possam confiar e contar.
Mundo do Marketing - Os jovens valorizam marcas com propósito. Como a Visa conecta seus investimentos em games e eSports a iniciativas que ressoam com as preocupações desse público, como sustentabilidade ou impacto social?
Andrés Moliuscky: A chave para se conectar com as gerações mais novas é a autenticidade. É um público que demanda que as marcas conheçam a fundo suas dores e seus anseios e se mobilizem para atendê-los em conjunto. Como uma das marcas mais reconhecidas do mundo e símbolo de aceitação universal, nossos 40 anos de investimento em esportes se alinham diretamente ao propósito da nossa Visa em construir um mundo mais inclusivo e equitativo para todos, onde todos consigam ter um impacto significativo e duradouro.
Seguindo essa linha de pensamento, a Visa tem investido, junto a seus parceiros de eSports, no desenvolvimento de duas das maiores ligas inclusivas que promovem a diversidade na América Latina. A primeira é a "Visa Valkyria", uma liga semiprofissional focada em League of Legends (LOL), que este ano contou com quase 400 jogadoras de 60 equipes de todas as regiões da América Latina. Esses números dobraram em relação ao ano passado, culminando na primeira final presencial da Valkyria no Gamergy CDMX, um grande evento de games com 90.000 participantes.
A segunda é a "Resenha das Minas by Visa", uma liga impressionante criada pelo talento das redes sociais do Team Liquid, FRTTT, que estabeleceu um ecossistema altamente competitivo para centenas de jogadoras de Valorant das comunidades LGBTQ+ e outras comunidades diversas no Brasil. A Visa contribuiu para melhorar a experiência e aumentar o prêmio da competição, trazendo maior impacto e visibilidade.
Ambos os projetos juntos alcançaram mais de três milhões de visualizações em transmissões ao vivo, reforçando nosso compromisso com a inclusão e a valorização da diversidade no cenário gamer.
Mundo do Marketing - A marca busca se posicionar como parceira dos gamers ou como facilitadora para todo o ecossistema de eSports?
Andrés Moliuscky: Acreditamos que temos muito a contribuir e aprender com todo o ecossistema de Games, o que inclui o cenário de eSports. Ao apoiar a indústria, reconhecemos sua importância em criar comunidades mais inclusivas, promover conexões significativas e inspirar mudanças positivas. Por meio desse envolvimento, desenvolvemos iniciativas e oportunidades que permitem aos nossos clientes, os emissores, conectar-se de forma eficaz com o mercado de games, conquistando a fidelidade desse público hiperconectado.
Mundo do Marketing - Existe alguma iniciativa específica que você considere como referência em suas ações no segmento de jogos?
Andrés Moliuscky: Nossas ações no setor gamer, assim como todos os nossos patrocínios esportivos, refletem nosso compromisso com a inclusão e experiências exclusivas para fãs e seus jogadores. Conseguimos realizar isso por meio de iniciativas como o Resenha das Minas da Team Liquid Brasil e a Visa Valkyria League da Isurus México. Esses torneios reúnem centenas de jogadoras em prol de uma crescente presença feminina no cenário competitivo de esports.
Sermos capazes de melhorar as condições dessas competições, ao oferece prêmios maiores, oportunidades de viajar para representar suas comunidades, participar de grandes festivais de jogos, entre outras coisas, tudo isso ajuda a aumentar a visibilidade e conscientizar sobre todos os tipos de jogadores na região, combatendo o bullying e a toxicidade nessas comunidades.
Mundo do Marketing - Como a Visa adaptou sua comunicação para dialogar com o público jovem e digitalmente engajado dos eSports? E como isso fortalece a marca junto a essa geração?
Andrés Moliuscky: Na Team Liquid Brasil por exemplo, além da presença da marca nas livestreams das jogadoras, também trouxemos para o time de Embaixadores da Visa o streamer FRTTT, a primeira pessoa do mundo a alcançar o nível Radiante Global em todo os servidores de VALORANT do planeta. Por isso que nossas parcerias também trabalham em conjunto com os próprios talentos das organizações, o que permite que a marca também seja trabalhada de forma múltipla com suas audiências.
Mundo do Marketing - De que forma os benefícios financeiros da Visa, como vantagens para gamers, têm sido integrados em campanhas no setor?
Andrés Moliuscky: Somos o meio preferencial de pagamento das nossas organizações parceiras e temos integrado vantagens como descontos e brindes especiais nos principais eventos do setor em que pudemos participar, demonstrando que acompanhamos o estilo de vida dos portadores das nossas credenciais e oferecemos soluções de pagamento ágeis e personalizadas onde quer que eles estejam. Um exemplo recente foi a CCXP 24, que contou com 20% de desconto no estande da Team Liquid e possibilitou que mais de 70% das vendas fossem realizadas com credenciais Visa.
Mundo do Marketing - Como a Visa está incorporando tecnologias emergentes, como Web3 e blockchain, no contexto de pagamentos digitais dentro de jogos?
Andrés Moliuscky: Nossa estratégia global tem permitido ajudar nossos clientes a desenvolver produtos e soluções baseadas em blockchain para a tokenização de ativos em grande escala. A aplicação vai desde ao desenvolvimento de CBDC's como o Drex, até à tokenização de commodities agrícolas, o que proporciona um ambiente de muito aprendizado.
As gerações mais novas cresceram conectadas e estão acostumadas a experiências rápidas, como realizar transações durante os jogos em poucos segundos, e querem continuar fazendo isso de forma cada vez mais rápida e segura. É um público muito aberto a inovações e disposto a experimentar. Nosso expertise de quase 70 anos de indústria nos capacita para o desenvolvimento de soluções de pagamento ainda mais seguras e personalizadas para os gamers, que se sentem mais confortáveis com novas experiências de pagamento digital, como criptomoedas e o pagamento com moedas dentro dos próprios games, por meio de tokens.
Mundo do Marketing - Qual o papel dos dados e da inteligência artificial na personalização de experiências para gamers e no suporte a eventos de eSports?
Andrés Moliuscky: Fomos pioneiros na indústria de pagamentos na utilização de modelos de inteligência artificial para gerenciar riscos e prevenir fraudes, possibilitando uma experiência de compra fluida, ágil e segura. Por meio da Visa Consulting & Analytics, nosso braço de consultoria analítica, conseguimos extrair insights valiosos da nossa rede, que processa mais de 300 bilhões de transações. Com isso, conseguimos ajudar nossos clientes e parceiros a aprimorar suas ofertas e produtos, atendendo às necessidades das novas gerações e permitindo que se conectem de forma eficaz e genuína com seus públicos.
Mundo do Marketing - Quais são os próximos passos para o Visa no mercado de eSports e games? Há planos de firmar novas parcerias globais com editoras de jogos ou empresas de tecnologia?
Andrés Moliuscky: Estamos comprometidos em expandir nossas parcerias e continuar colaborando com nossas organizações parceiras para o desenvolvimento de experiências ainda mais especiais, fortalecendo nossa presença nos principais eventos do setor e impulsionando mais iniciativas como a Visa Valkyria e o Resenha das Minas. Estamos adquirindo um número maior de clientes, e com isso, buscamos desenvolver soluções para dentro deste nicho. Como resultado, a percepção das pessoas e empresas em relação à marca mudou e isso trouxe impactos positivos no aspecto comercial.
Esperamos que 2025 seja nosso maior ano no universo dos games, com um foco ainda mais profundo em oferecer aos jogadores de toda a região uma proposta de valor única em termos de pagamentos para seus itens físicos e virtuais favoritos no mundo dos games.
Mundo do Marketing - E como a Visa vê o papel das plataformas digitais, como Twitch ou YouTube Gaming, na ampliação de sua presença no setor?
Andrés Moliuscky: As plataformas de streaming se tornaram uma das principais formas de comunicação para a Geração Z. De acordo com a NewZoo, 50 milhões de gamers da América Latina assistem, pelo menos, três vezes por semana a conteúdos sobre Gaming e eSports. Essas plataformas são fundamentais para engajar de forma eficiente a comunidade gamer e servir como canais para transmitir nossos valores de inclusão e inovação.
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