Mais do que uma bala de framboesa, a 7Belo se tornou um símbolo afetivo para diferentes gerações de brasileiros. Com mais de seis décadas de história, a marca da Arcor preserva a receita original e o sabor que conquistou não apenas o público. Com aroma marcante e identidade visual clássica, a bala virou um exemplo de comfort food, despertando memórias afetivas e experiências ligadas ao prazer de consumir algo familiar.
O apelo nostálgico, somado à força de marca, fez da 7Belo a mais procurada da Arcor para collabs. Parcerias de destaque incluem o picolé com a Los Los, a calda de sorvete com o Bob’s e, fora do universo alimentar, coleções com a Quem Disse, Berenice? e a Zaxy, marca do Grupo Grendene. A bala figura entre os cinco produtos mais consumidos fora do lar, segundo dados da Kantar, reforçando sua presença no dia a dia dos brasileiros.
Fabricados em Rio das Pedras (SP), os produtos da linha 7Belo são distribuídos em todo o território nacional e exportados para cinco países. Mesmo em um mercado de alto giro, a marca segue relevante ao equilibrar tradição e inovação, mantendo viva sua conexão emocional com o público.
Mas como manter essa versatilidade e expandir para novas categorias sem perder sua essência? Em entrevista ao Mundo do Marketing, Luiz Henrique Ferreira, gerente de comunicação da Arcor do Brasil, destacou como o apelo nostálgico é um diferencial estratégico. “Trabalhamos com uma estratégia de branding que coloca a marca em evidência por meio de um revivalismo, que traz o conforto de que ‘enquanto eu estou com 7Belo, tudo está bem’”, afirmou Ferreira.

O executivo conta que a escolha dos parceiros para collabs parte de afinidade de propósito e desejo do público. “Cada collab não é só uma expansão de categoria, mas uma forma de colocar a marca em novos momentos de consumo”, explicou.
A espontaneidade de celebridades como Anitta e Deborah Secco, que demonstraram publicamente seu carinho pela 7Belo, também fortalece esse laço. “Esse carinho orgânico é muito valorizado por nós e acaba se conectando à nossa estratégia de influência, que busca justamente naturalidade e autenticidade”, afirmou em entrevista.
Confira na íntegra:
Mundo do Marketing - A 7Belo é um exemplo clássico de comfort food no Brasil. Como a Arcor trabalha esse apelo emocional da marca para se manter relevante entre diferentes gerações?
Luiz Henrique Ferreira: Quando você sente o sabor e o cheirinho inconfundível de 7Belo, automaticamente é transportado para alguma memória afetiva que você tenha. Trabalhamos com uma estratégia de branding que coloca a marca em evidência por meio de um revivalismo, que traz o conforto de que “enquanto eu estou com 7Belo, tudo está bem”. Esse laço é traduzido com a assinatura da marca, “Sabor que te Acompanha” – e acompanha mesmo, já há, pelo menos, cinco gerações diferentes, com respeito à história da marca e principais ícones visuais, mas com o discurso alinhado aos dias atuais e a novas formas de consumo, nas diferentes categorias trabalhadas pela Arcor e nas collabs com os diversos parceiros.

Mundo do Marketing - Como foi o trabalho de construção de reputação e confiança no consumidor, que torna ele tão fiel à marca?
Luiz Henrique Ferreira: 7Belo tem mais de 60 anos de história. A marca nasceu na tradicional Ailiram Alimentos, foi adquirida pela Nestlé e, em 2001, pela Arcor. Desde então, o compromisso foi um só: preservar a essência da marca, que mora no coração dos brasileiros. A fórmula original nunca foi alterada e o sabor inconfundível é exatamente o mesmo. Isso cria uma relação de confiança com os amantes da marca. Tanto é que o índice NPS (Net Promoter Score - Índice de recomendação da marca) da 7Belo é de 90%, ou seja, 9 em cada 10 pessoas que consomem recomendam a marca para alguém.
Mundo do Marketing - A 7Belo é a marca da Arcor mais procurada para collabs. Quais critérios vocês utilizam para escolher os parceiros ideais e como essas parcerias ampliam o alcance e o significado da marca?
Luiz Henrique Ferreira: 7Belo é uma marca extremamente versátil, divertida e cheia de personalidade. Por isso, é a nossa queridinha e referência no mercado quando o assunto é collab. A primeira grande parceria foi em 2018, com a Los Los, levando o sabor da bala para a categoria de sorvetes, com um picolé e depois potes e minicups, comercializados nos mais de seis mil estabelecimentos por todo o Brasil.
Fizemos, também, uma parceria com o Bob’s, criando uma linha de sobremesas com uma calda com sabor da bala e, mais recentemente, tivemos uma grande novidade focada em experiências alimentícias com a MEC3 - marca do grupo italiano Casa Optima que é líder global em gelato artesanal, confeitaria de alta qualidade e mixologia - com os lançamentos de cobertura MEC3 para gelaterias, cobertura Blend para sorveterias e uma ganache para confeitaria da linha Gustosía.
Além de tudo isso, quebramos a barreira do setor de alimentos com as collabs com a Quem Disse, Berenice? (cosméticos) e Zaxy (calçados). Só com essas duas, foram mais de 20 SKUs lançados em categorias completamente inovadoras e diferentes do nosso negócio, que possibilitaram gerar muita visibilidade para a marca e proximidade com os fãs de 7Belo.
A escolha dos parceiros é baseada em afinidade de propósito, identidade e desejo do público. Cada collab não é só uma expansão de categoria, mas uma forma de colocar a marca em novos momentos de consumo, sem tirar dela os atributos que a tornam especial.

Mundo do Marketing - Celebridades já manifestaram publicamente carinho pela 7Belo. Como a marca lida com essa conexão espontânea de figuras públicas e de que maneira isso impacta as estratégias de comunicação? Como está sendo trabalhado o Marketing de influência pela marca?
Luiz Henrique Ferreira: Adoramos quando esse tipo de conexão e exposição acontece de forma espontânea. Foi o caso da Deborah Secco, que declarou seu amor por 7Belo em entrevistas, da atriz Luma Costa, que comemorou o aniversário do filho com bolo no tema da bala, e da cantora Giulia Be, que solicita produtos da marca no camarim dos seus shows.
Além disso, nós tivemos a doce surpresa de assistir o documentário da Anitta e ver a cantora se deliciando com 7Belo!
Isso mostra como a marca tem um lugar afetivo na vida das pessoas, inclusive das celebridades. Esse carinho orgânico é muito valorizado por nós e acaba se conectando à nossa estratégia de influência, que busca justamente naturalidade e autenticidade.
Quando fizemos a collab com a Quem Disse, Berenice?, por exemplo, os creators convidados eram fãs da marca, o que garantiu uma entrega leve e verdadeira. No fim, queremos que a influência ajude não só a vender produtos, mas principalmente contar histórias com a marca.

Mundo do Marketing - Você poderia nos contar como a Arcor equilibra inovação e tradição ao lançar novos produtos ou extensões de linha da 7Belo? Há espaço para ousar sem perder a essência?
Luiz Henrique Ferreira: Tem espaço, sim! Desde que a essência da marca esteja presente. A tradição da 7Belo é um dos nossos bens mais preciosos, então, mesmo ao inovar, preservamos isso com muito cuidado. Foi assim com o lançamento das versões iogurte, drageada, pirulito, gelatinas, e os sorvetes com a Los Los. Mesmo os produtos em outras categorias — como o chicle Poosh!, a linha Topline ou a Tortuguita sabor 7Belo — seguem essa mesma diretriz: manter o sabor e o cheiro original, que é a alma da marca. A ousadia vem na forma de usar, no ponto de venda, na embalagem, na experiência e nas diferentes categorias exploradas por meio das collabs.
Mundo do Marketing - Em um mercado tão competitivo e de alto giro como o de balas e doces, quais são os principais desafios para manter a 7Belo no top of mind dos consumidores por tanto tempo?
Luiz Henrique Ferreira: Buscamos sempre manter a relevância emocional sem perder a consistência sensorial e, para isso, temos um trunfo forte: o sabor inconfundível e a ligação afetiva com o público. Para seguir no topo da mente dos consumidores, investimos muito em inovação de portfólio, campanhas digitais, presença em PDV e colaborações que gerem buzz real. E, claro, garantimos qualidade e escala: só na planta de Rio das Pedras (SP), produzimos cerca de 18 toneladas de 7Belo por dia. Com presença, afeto e estratégia, conseguimos continuar encantando diferentes gerações.
Mundo do Marketing - Para o futuro, quais são os planos da Arcor para fortalecer ainda mais a presença da 7Belo, seja no digital, no varejo ou em novas categorias de produto?
Luiz Henrique Ferreira: A marca já provou que pode sair da bala e entrar nas mais diferentes categorias, como cosméticos, calçados, sorvetes e coberturas sem perder sua identidade. Atualmente, estamos experimentando uma presença ampliada em foodservice, por conta da recente collab com a MEC3. E também em novas categorias, como moda, beleza e snacks. O futuro é conectar ainda mais pessoas a essa experiência sensorial e emocional que só 7Belo entrega.
Leia também: Mudar sem perder alma: como executar reposicionamentos que convencem
COMPARTILHAR ESSE POST







