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Case Photoroom: o papel da edição de imagens no sucesso de PMEs

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Tempo de Leitura 8 min

DATA

22 de jan. de 2025

CATEGORIA

Entrevistas

Case Photoroom: o papel da edição de imagens no sucesso de PMEs
Case Photoroom: o papel da edição de imagens no sucesso de PMEs
Case Photoroom: o papel da edição de imagens no sucesso de PMEs

Em um mercado cada vez mais competitivo, o design deixou de ser apenas um elemento estético para se tornar uma estratégia essencial na conquista de novos clientes. Seja em publicações para redes sociais, na apresentação de embalagens ou no desenvolvimento de produtos, um design atraente pode ser o diferencial que determina o sucesso de uma marca.

Dados do Sebrae indicam que empresas que investem em experiências visuais aumentam seu faturamento entre 12% e 40%. Isso reflete a importância de criar embalagens que não apenas protejam o produto, mas também contem uma história e criem uma conexão emocional com o consumidor. Elementos como texturas, acabamentos diferenciados e informações claras podem transformar um produto comum em uma experiência premium.

Do mesmo modo, no Marketing Digital, uma boa apresentação dessa embalagem se faz necessária para que o elemento seja apresentado fielmente mesmo que pelas telas. Esse movimento é fundamental para marcas que desejam se destacar em um cenário de consumo tão dinâmico. O número de pequenos empreendedores no campo digital mostra ferramentas de edição passam a ser aliadas aos negócios. 

Uma das empresas que percebeu o aumento de PMEs procurando ferramentas para destacar seus produtos foi a Photoroom e passou a investir em novas funções para simplificar o uso por parte dos profissionais, que muitas vezes não possuem conhecimento técnico de edição. 

Em entrevista ao Mundo do Marketing, Larissa Morimoto, Growth Manager da Photoroom, contou os investimentos da plataforma e como a IA vem permitindo a massificação de imagens de qualidade para todos os tipos de perfis de empresa, incluindo até mesmo influenciadores e consumidores finais.

“Nosso foco é ajudar pequenos empreendedores a transformarem sonhos em negócios. Oferecemos soluções práticas para que eles possam criar conteúdos visuais que impactem suas vendas e fortaleçam suas marcas”, afirma Larissa Morimoto.

Veja a entrevista completa com a executiva sobre os avanços na plataforma, atualizações e seus esforços para atender profissionais de Marketing.

Mundo do Marketing - Como a Photoroom se diferencia de outras ferramentas de edição de imagens, especialmente no mercado de apps mobile? Vocês enxergam a concorrência com plataformas como Canva e Adobe como uma oportunidade de inovação ou um desafio a ser superado?

Larissa Morimoto: Acredito que nosso maior diferencial em relação aos concorrentes é nosso alto desempenho e especialização na criação e edição de fotografias comerciais e de produtos com IA.

Outra grande vantagem da Photoroom é a abordagem mobile-first, que permite aos usuários editarem e colaborarem em tempo real, diretamente de seus dispositivos. Isso nos posiciona como a escolha ideal para equipes que precisam de agilidade e flexibilidade no processo de criação, seja para campanhas de Marketing, vendas ou branding, e essa possibilidade de colaboração é um recurso que muitos concorrentes não oferecem com a mesma fluidez no ambiente mobile.

Enquanto concorrentes atendem a uma variedade de públicos e oferecem recursos amplos, a Photoroom oferece uma experiência especializada, eficiente e orientada para resultados. Ao focar em pequenos empreendedores e suas necessidades específicas, nós possibilitamos que eles criem um conteúdo visual de alta qualidade com facilidade, ajudando-os a crescer no mercado digital, estamos falando aqui de realizar sonhos e transformá-los em negócios.

Mundo do Marketing - Quais têm sido os principais investimentos da Photoroom em novas tecnologias para aprimorar o processamento de imagens e a experiência do usuário?

Larissa Morimoto: A Photoroom oferece recursos rápidos e intuitivos, permitindo que pequenos empreendedores criem visuais impactantes em poucos cliques e sem a necessidade de conhecimento prévio e expertise na área de design. Além disso, a estamos focando na colaboração em equipes, facilitando que os profissionais possam trabalhar em conjunto instantaneamente na edição dos conteúdos, uma funcionalidade que muitos concorrentes ainda não oferecem.

Mundo do Marketing - Como a Photoroom tem se posicionado no mercado de ferramentas para profissionais de Marketing digital?

Larissa Morimoto: Nós nos posicionamos como uma ferramenta essencial para pequenos empreendedores e profissionais de Marketing digital, oferecendo soluções de edição de imagem que são rápidas, intuitivas e de alta qualidade. Ao focar nesse nicho comercial, ajudamos nossos usuários a aumentarem suas vendas, publicações e dedicar mais tempo a outras estratégias de negócios, mas também serve como uma fonte de insights criativos, pois nossos recursos contêm inúmeras sugestões de aplicações para os profissionais.

Mundo do Marketing - Quais são as funcionalidades mais utilizadas por profissionais de Marketing e como vocês têm ajustado o produto para atender a esse público específico? Quais funcionalidades ou melhorias foram diretamente influenciadas por feedbacks de profissionais de Marketing ou criadores de conteúdo?

Larissa Morimoto: As funcionalidades mais utilizadas são o removedor de fundos, que é extremamente rápido, e a geração de novos fundos com IA. Aqui, na Photoroom, temos uma política, que chega a ser quase uma rotina, que é escutar nossos usuários. Estamos sempre realizando pesquisas internas, e consideramos fundamental o feedback deles para garantir melhorias adequadas e personalizadas.

Temos uma comunidade no Facebook com quase 40 mil membros, o que nos dá a grande vantagem de coletar feedback direto dos usuários. Como treinamos nossos próprios modelos de dados, esse retorno é extremamente importante, pois qualquer mudança no produto impacta os negócios de milhões de pessoas. No início de junho, lançamos uma nova versão do nosso modelo de difusão para o público e recebemos o feedback de que a qualidade não estava no mesmo nível da versão anterior. Foi difícil para a equipe ouvir isso, já que passamos meses nos preparando para o lançamento. Mas sabíamos que, se nossos usuários não estivessem satisfeitos, isso impactaria as vendas deles — então decidimos oferecer a opção de voltar para o modelo anterior.

Mundo do Marketing - Como a ferramenta contribui para otimizar o tempo e os processos de criação de conteúdo visual por parte de equipes de Marketing?

Larissa Morimoto: Nossos recursos são ágeis e intuitivos, otimizamos o tempo dos profissionais e das equipes através de automações e templates prontos que permitem que curtos prazos sejam atendidos sem comprometer a qualidade profissional da edição. Além disso, nossa nova funcionalidade de colaboração em equipe é uma forma de otimizar os processos, pois permite que os integrantes de uma equipe compartilhem ideias e feedbacks em tempo real, facilitando as idas e vindas de uma comunicação interna e até mesmo a aprovação dos criativos. 

Mundo do Marketing - Vocês têm planos de expansão para outros segmentos de mercado, além dos profissionais de Marketing e criadores de conteúdo?

Larissa Morimoto: Mesmo que o aplicativo tenha sido feito, tecnicamente, para fotografia de produto, nossa base de usuários é, na verdade, bastante diversa. Por exemplo, temos uma grande quantidade de usuários que utilizam o app para tirar fotos dos seus pets. Também vemos tatuadores usando a Photoroom em seus estúdios para visualizar os designs. Vamos sempre garantir que as pessoas possam expressar sua criatividade com a ferramenta!

Mundo do Marketing - Como a inteligência artificial e o machine learning têm sido integrados para melhorar a edição de imagens?

Larissa Morimoto: A nossa IA automatiza tarefas repetitivas, como correção de cor, ajuste de brilho e contraste, e remoção de fundo. Por exemplo, a funcionalidade de remoção de fundo utiliza algoritmos de machine learning para identificar e separar o objeto do fundo de forma rápida e precisa, minimizando a necessidade de ajustes manuais. Isso é especialmente útil para pequenos empresários que frequentemente precisam de imagens de produtos com fundo transparente para suas lojas online.

Além das funções básicas, a Photoroom está desenvolvendo ferramentas voltadas especificamente para pequenas empresas, como um criador de logotipos baseado em IA, que será disponibilizado em breve e inicialmente para dispositivos iOS. Esta ferramenta permitirá que os usuários criem logotipos de forma rápida e acessível, sem a necessidade de um designer profissional, o que é uma grande vantagem para empreendedores que estão começando e têm orçamentos mais limitados.

Mundo do Marketing - Existe algum plano de expansão para novas funcionalidades baseadas em tecnologia de ponta, como realidade aumentada ou suporte para edições em 3D?

Larissa Morimoto: Nossa equipe é pequena — acabamos de chegar a 80 funcionários na semana passada — então, para nós, é muito importante manter o foco. Nosso objetivo é ser a base do comércio visual no mundo, então, se enxergarmos que o mercado está evoluindo nessa direção e nossos usuários veem valor nisso, certamente vamos considerar. Porém, no momento, isso não é uma prioridade para nós e estamos focados em aperfeiçoar o app para imagens estáticas!

Mundo do Marketing: Vocês estão investindo em parcerias com outras plataformas ou desenvolvedores para criar integrações ou funcionalidades exclusivas?

Larissa Morimoto: Sim, queremos tornar a Photoroom o mais acessível possível. Por exemplo, temos um plugin no Figma que permite que designers usem nossa ferramenta enquanto trabalham, além de uma chave de API que permite que qualquer pessoa implemente a Photoroom no seu fluxo de trabalho.

Mundo do Marketing - Há alguma parceria estratégica com empresas ou influenciadores que está sendo explorada para impulsionar o crescimento da Photoroom?

Larissa Morimoto: Estamos investindo em estratégias pagas, mas nesse último trimestre um dos meus desafios foi focar no crescimento orgânico, especialmente na construção de marca. Também temos trabalhado com influenciadores sim, tanto para divulgações do aplicativo como em campanhas específicas do nosso calendário. No Brasil, ainda é recente nosso trabalho com criadores de conteúdo, mas desenvolvemos uma estratégia que nos rendeu mais de 3,5 milhões de visualizações em apenas três meses.

Leia também: 5 insights para impulsionar crescimento nas vendas B2B

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

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