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Case Cibra: Tendências do agronegócio incluem ESG, IA e inovação

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Tempo de Leitura 9 min

DATA

18 de set. de 2024

CATEGORIA

Entrevistas

O agronegócio é um dos setores que mais depende e impacta o meio ambiente, especialmente no uso de recursos naturais como água, solo e florestas. Práticas sustentáveis ajudam a mitigar os efeitos negativos, como desmatamento, degradação do solo e emissão de gases de efeito estufa. O investimento de empresas do agronegócio em ESG é crucial no momento.

Atenta a isso, a Cibra vem investindo em ações que reforcem seu papel para minimizar os impactos do agronegócio no meio ambiente e nas comunidades. Com a inovação como um dos pilares estratégicos, a Cibra opera no modelo WFA - Work From Anywhere (trabalho remoto, sem escritório) para o time corporativo. 

Entretanto, ao longo do ano, a empresa promove reuniões presenciais, nas quais aproveita para realizar ações sociais, integradas ao programa Gente que Transforma. Hoje, 96% dos colaboradores da empresa são engajados em projetos sociais. Além disso, no primeiro semestre de 2024, a Cibra doou 10 toneladas de alimentos, impactando mais de oito mil pessoas, em 31 regiões do país.

A razão por trás do empenho em ESG é clara para a empresa. Em tempos de mudanças climáticas, o agronegócio se vê no centro da discussão. “A Cibra está se preparando para essas mudanças, investindo em inovação, aplicação de novas tecnologias e técnicas para maximização da absorção de nutrientes pelas plantas, ao mesmo tempo em que busca a redução dos impactos ambientais e a promoção do cultivo responsável”, contou Kelly Nakaura, diretora de Marketing, Comunicação e Produtos da Cibra, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Durante a entrevista foram abordados temas como economia circular, apoio ao produtor rural, regulamentações do setor, pesquisa e desenvolvimento de produtos e o futuro do agronegócio. “As tendências do agronegócio incluem o uso de tecnologias, como agricultura de precisão, biotecnologia, inteligência artificial, práticas agrícolas sustentáveis, transparência e rastreabilidade na cadeia de suprimentos, para garantir a segurança alimentar. Estamos comprometidos em promover soluções que sustentem esse crescimento de maneira responsável”, contou.

Confira a entrevista completa.

Mundo do Marketing – Quais são os principais diferenciais competitivos da Cibra no mercado de fertilizantes e insumos agrícolas? 

Kelly Nakaura: A Cibra está há 30 anos no mercado de fertilizantes do Brasil. Nossa sede é em Camaçari (BA) e ainda possuímos 13 unidades fabris, distribuídas pelos principais estados agroprodutores do país, onde realizamos operações de produção, importação, formulação e distribuição de fertilizantes. Este ano inauguramos, em São Luís (MA), a segunda unidade greenfield. A primeira foi em Sinop (MT), em 2023. 

Nos últimos 10 anos, a Cibra tem crescido consistentemente acima da média da indústria, algo em torno de mais de 24%. Esse crescimento exponencial se deve a uma cultura sólida, pautada no foco nas pessoas, na inovação e na responsabilidade social. 

Adotamos o modelo WFA (Work From Anywhere), o trabalho remoto definitivo para a equipe corporativa. Possuímos certificação pela GPTW "Great Place To Work" desde 2019, como excelente empresa para se trabalhar, sendo que em 2024, foi reconhecida como a 18ª "Melhor Empresa para Trabalhar no Agronegócio" e como a 3ª "Melhor Empresa para Trabalhar na Bahia".  

A Cibra também se destaca pelo altíssimo engajamento dos seus colaboradores em questões sociais, conscientes da missão de "transformar vidas" – uma taxa de 98%. Essa cultura e forma de pensar fez da empresa uma das maiores e mais inovadoras no Agro, sendo pioneira com o CibraStore, primeira plataforma de e-commerce dedicada à venda de fertilizantes; o CibraCoin, primeiro criptoativo do mundo vinculado a fertilizantes.  

Mundo do Marketing – Quais são os maiores desafios que a marca enfrenta no agronegócio atualmente? 

Kelly Nakaura: O agronegócio é um segmento que enfrenta muitos desafios. Os primeiros, por ser uma indústria a céu aberto, são as intempéries climáticas e os ciclos da natureza.  

No Brasil, apesar das limitações históricas quanto à infraestrutura e logística, e dos impactos das movimentações político-econômicas, o setor desenvolveu mecanismos de compensação, como as práticas de manejo, nas quais se incluem a fertilização de solo, e a absorção de novas tecnologias, resultando no aumento da eficiência e produtividade. Os avanços alçaram o país às primeiras posições entre os maiores produtores e fornecedores globais de soja, milho, algodão, café, citrus, carnes, entre outros.  

Neste contexto, a Cibra se desafia diariamente a estar muito próxima do cliente, a entender a diversidade das regiões, culturas, perfis e modelos de operação, para oferecer soluções de fertilização de solo com a flexibilidade, agilidade e inovação que o produtor precisa naquele momento, em um contexto tão complexo.  

A empresa é muito ágil para se adaptar às mudanças mercadológicas e regulatórias, entende muito bem a arena competitiva, seu papel relevante na questão da segurança alimentar, bem como a responsabilidade na questão social e ambiental. 

Mundo do Marketing – Como a Cibra está incorporando tecnologias e inovações em seus processos e produtos para atender às demandas do agronegócio? Quais são as principais iniciativas da empresa para apoiar o produtor rural e garantir que ele tenha acesso aos melhores insumos e tecnologias? 

Kelly Nakaura: Inovação, simplicidade, agilidade e flexibilidade fazem parte dos valores da empresa. A Cibra tem uma mentalidade de startup e oferece diversas alternativas e combinações para maximizar os resultados e melhorar a experiência do cliente.  

Por exemplo, o consumidor tem a liberdade de escolher como prefere ser atendido e realizar seus pedidos. Ele pode iniciar o atendimento pelo e-commerce, por meio da Cibele, engenheira agrônoma e assistente virtual da companhia, e se quiser concluir o processo presencialmente, pode fazê-lo com a equipe de vendas. Esse conceito é o que chamamos de "jornada phygital" — integração entre o físico e o digital, em inglês. A Cibra está onde e como o cliente preferir, somos a marca mais presente nas plataformas de marketplace especializadas no setor.  

Em 2020, a empresa lançou a CibraStore, e-commerce pioneiro no ramo que revolucionou a oferta de fertilizantes com a opção de compra online. No ano seguinte, criou o CibraCoin, o primeiro criptoativo do mundo vinculado ao preço do fertilizante.  

Mundo do Marketing – Quais são os investimentos da Cibra em pesquisa e desenvolvimento para melhorar a eficácia dos seus produtos? 

Kelly Nakaura: A Cibra investiu mais de R$ 1,3 milhão em pesquisa e desenvolvimento nos últimos três anos. Os investimentos visam aprimorar a eficácia dos produtos, impulsionar a inovação e atender às necessidades dos consumidores. Temos um time de agrônomos dedicados no desenvolvimento contínuo de novos produtos e soluções para o portfólio de fertilizantes da marca, como o BaseFort S, lançado este ano, e o POLY4, em fase de desenvolvimento, em parceria com a Anglo American.  

Mundo do Marketing – Como as políticas públicas e regulamentações afetam o setor de fertilizantes e agronegócio no Brasil? Quais desafios e oportunidades isso traz para a Cibra? 

Kelly Nakaura: As políticas públicas e regulamentações no país incentivam práticas mais sustentáveis e asseguram a qualidade dos produtos, criando um ambiente que favorece a governança e a inovação. Para a Cibra, isso significa a oportunidade de liderar em projetos sustentáveis e avanços tecnológicos, nos produtos e soluções da empresa.   

Mundo do Marketing – Como a Cibra está contribuindo para a sustentabilidade no agronegócio, especialmente em relação ao uso responsável de recursos naturais? 

Kelly Nakaura: Investimos continuamente em projetos para reduzir o impacto ambiental. Entre 2019 e 2023, foram destinados mais de R$ 100 milhões em ações de sustentabilidade, como prevenção de emissões atmosféricas e nos efluentes, gerenciamento de resíduos, fontes de energia solar nas fábricas, reutilização da água no processo produtivo e geração de energia a partir de biomassa. 

Mundo do Marketing – Quais são as iniciativas da marca para promover práticas agrícolas sustentáveis entre seus clientes? A Cibra possui alguma iniciativa voltada para a economia circular no agronegócio? 

Kelly Nakaura: Utilizamos big bags rPET (embalagens que fazem o armazenamento e transporte de insumos agrícolas), produzidos em material PET 100% reciclado e sem adição de resinas virgens. Por serem fabricados com material 100% reciclado, os big bags também incentivam a coleta e reciclagem de garrafas PET e big bags feitos de PET, promovendo a economia circular. Cada tonelada de material reciclado gera três empregos no mercado de reciclagem, desde os catadores até a indústria, ampliando ainda mais o impacto positivo para vários segmentos econômicos. 

Além disso, a Cibra firmou parceria com a JBS Ambiental e a Infinity, na aquisição e utilização de big bags feitos de resina rPP, provenientes de embalagens descartadas campo. A Infinity realiza a coleta desses big bags nas fazendas e nos produtores e a JBS Ambiental fabrica a resina reciclada a partir desse material e fornece para parceiros da Cibra, que fabricam os big bags reciclados, em um processo circular.  

Mundo do Marketing – Como a marca está se adaptando às mudanças climáticas e ao impacto que elas têm sobre a produção agrícola? 

Kelly Nakaura: Recentemente, concluímos o primeiro inventário de GEE (gases de efeito estufa), abrangendo os escopos 1, 2 e 3. O material nos forneceu uma visão detalhada das nossas emissões e das áreas onde devemos atuar. 

Com base nos dados coletados, estamos desenvolvendo um plano de redução de emissões de GEE, que incluirá medidas para reduzir nossa pegada de carbono, como a implementação de tecnologias mais limpas, otimização de processos e a adoção de práticas sustentáveis. Além disso, planejamos estabelecer metas claras e definir indicadores para monitorar nossa evolução.  

Adicionalmente, reconhecemos a importância de tornar todos os processos ambientalmente responsáveis e estamos comprometidos em construir um futuro melhor para as próximas gerações. O uso dos big bags rPP e rPET, por exemplo, permite a redução das emissões de gases de efeito estufa. No caso do rPet, na ordem de 50%, quando comparado ao uso dos big bags feitos de polipropileno virgem. 

Mundo do Marketing – Quais tendências você vê como mais impactantes para o futuro do agronegócio? Como a Cibra está se preparando para essas mudanças?

Kelly Nakaura: As tendências do agronegócio incluem o uso de tecnologias, como agricultura de precisão, biotecnologia, inteligência artificial, práticas agrícolas sustentáveis, transparência e rastreabilidade na cadeia de suprimentos, para garantir a segurança alimentar. A Cibra está se preparando para essas mudanças, investindo em inovação, aplicação de novas tecnologias e técnicas para maximização da absorção de nutrientes pelas plantas, ao mesmo tempo em que busca a redução dos impactos ambientais e a promoção do cultivo responsável. 

 Mundo do Marketing – Qual é a posição da marca em relação às políticas agrícolas e como a empresa se envolve em discussões sobre regulamentações no setor? 

Kelly Nakaura: A Cibra participa de associações e entidades do setor, nas quais contribui com perspectivas sobre as melhores práticas e políticas necessárias para o desenvolvimento agrícola. Além disso, a empresa mantém diálogo com órgãos reguladores para garantir que as regulamentações sejam viáveis para todos os envolvidos na cadeia produtiva. 

Mundo do Marketing – Qual é a visão da Cibra para o futuro do agronegócio no Brasil e no mundo? Como a missão da empresa se alinha com essa visão? 

Kelly Nakaura: Enxergo o agro como um pilar estratégico para a segurança alimentar global e está comprometida em promover soluções que sustentem esse crescimento de maneira responsável. A empresa está comprometida com programas para geração de impacto social, principalmente por meio de parcerias que fomentam a educação e o empreendedorismo, como a JA Junior Achievement. E tudo isso se reflete em nosso propósito de "Fertilizar parcerias para alimentar e transformar vidas."

Leia também: Além dos números: saiba o valor oculto do Marketing sustentável na era ESG

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

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