Como uma empresa familiar pode concorrer junto com as grandes marcas nas prateleiras dos supermercados? Para a Baly Brasil, fundada em 1997 em Santa Catarina, a inovação e a escuta ativa foram estratégias decisivas para o reconhecimento junto às varejistas. A empresa consolidou-se como uma das maiores marcas de energéticos, destacando-se por sua variedade no portfólio e crescimento exponencial no mercado nacional.
Inicialmente voltada à produção de vinhos e cachaças, em 2009 ela revolucionou o mercado ao lançar um energético em embalagem PET, tornando o produto mais acessível ao consumidor brasileiro. Essa estratégia resultou em um crescimento significativo, com a empresa expandindo 17 vezes nos últimos quatro anos e alcançando a marca de mais de 100 milhões de litros vendidos.
“Ouvir o consumidor e saber o que ele esperava nos deu a segurança de investir em um novo mercado. E ainda é assim: todo lançamento buscamos oferecer o que ele deseja, aquilo que observamos que agregará valor no dia dele. Muito do nosso sucesso veio do boca a boca, da recomendação de uma pessoa para outra”, contou Marcelo Fogaça Loeblein, Gerente Nacional de Marketing e Trade da Baly Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.
O gargalo das prateleiras
Boa parte do sucesso da Baly também se deve às relações comerciais. Presente nas principais feiras supermercadistas, a empresa vem expandindo sua presença no varejo e atacado. “Quando apresentamos nosso portfólio, chamamos a atenção. Na experimentação, o executivo responsável já sabe que aquilo será um sucesso”, afirmou Marcelo.
O maior gargalo, segundo Fogaça, é conquistar mais espaço nas prateleiras. “Começamos conseguindo espaço em pallets e ali já mostramos o potencial de vendas do produto, porque as pessoas compravam, gostavam e pediam mais. Já nas prateleiras, como temos uma variedade de sabores, precisamos otimizar esse espaço para comportar nossos produtos. Mas uma vez que comportamos, buscamos avançar”, contou.
Marcelo destaca que os lançamentos sazonais são os mais difíceis de alocar, justamente porque o varejista ainda fica cético em relação a aceitação daquele produto. “No momento atual, o empresário não quer arriscar, ele compra aquilo que tem maior saída e é de maior conhecimento. Mas contra dados não há questionamento: quando eles veem nossos produtos esgotando, eles entendem que há uma demanda para aquilo, mas geralmente leva um tempo”, pontua.
O portfólio de Baly hoje possui 28 opções, sendo seis sem açúcar. Tropical, Maçã Verde e Melancia são campeões de vendas junto com o Mix Morango e Pêssego. No segundo semestre de 2024 a marca lançou os sabores Champanhe, Chá-mate com Limão, Manga e Cereja, além do Baly Farroupilha, uma edição especial de 500 mil latas do sabor Tradicional com doação de 100% do lucro para construção de escolas no RS.
Outras novidades da marca são o Lounge Relax Drink, uma novidade da linha de funcionais que chega no sabor Extrato de Camomila e Capim Limão, com magnésio, L-triptofano e vitamina B6, proporcionando relaxamento; e o Baly Hidrate, da nova linha de isotônicos, anunciado em três sabores: Tangerina, Limão e Melancia, em garrafa PET proprietária de 500ml.
Bebida para todos
Além dos energéticos, Baly também produz a cerveja Baly Bier, bebidas funcionais, destilados e isotônicos. Com a linha Intencion, a empresa entregou a primeira vodka em lata do Brasil. Também produz gin nos sabores Tradicional, Melancia, Maçã Verde e Morango. Além disso, tem uma bebida para o público infantil: o suplemento vitamínico Baly Kids, nos sabores Laranja, Morango, Tutti Frutti, Uva e Melancia, levemente gaseificado e rico em ferro, magnésio e zinco, vitaminas A e Complexo B.
Licenciado para uso da imagem do personagem Sonic The Hedhegog, o suplemento vitamínico Baly Kids ganhou destaque no lançamento de "Sonic 3: O Filme" no Brasil, com uma embalagem especial. O produto já vendeu seis milhões de latas em dois anos. “Ainda há muito a ser trabalhado nessa linha infantil, as pessoas confundem com energético para crianças ou refrigerante, mas nos posicionamos como uma bebida que equilibra os dois mundos, tanto o lado saudável por ser um vitamínico quanto o de indulgência”, explicou Marcelo.
Expansão e internacionalização da marca
O compromisso com a qualidade e inovação rendeu à Baly diversos reconhecimentos. Em 2023, a empresa recebeu o Prêmio Carrinho AGAS, promovido pela Associação Gaúcha de Supermercados, consolidando sua liderança no Rio Grande do Sul. Em 2024, foi eleita Empresa Destaque no Prêmio Líderes, considerado o "Oscar Empresarial" de Santa Catarina.
“Para nós, é muita honra levar uma empresa familiar tão longe. Fornecemos para todo Brasil, parte da América Latina e estamos em expansão. Cada feira que vamos vemos o interesse dos executivos na marca e de tê-la em suas lojas. Isso mostra que estamos no caminho correto”, frisou Marcelo.
Em expansão nos EUA, México e Chile, Baly agora quer mostrar que o Brasil é um dos líderes em bebidas energéticas. “Vamos começar com um portfólio mais enxuto e depois adaptar a demanda local. Mas é certo que onde chegamos, já somos bem recebidos e há recompra”, pontuou.
A marca também atua no Uruguai e lidera as vendas no Paraguai. Em 2023, a empresa produziu 420 milhões de litros de bebidas para atender a essa demanda crescente. Com maior visibilidade no mercado internacional e grande destaque no Brasil, a Baly não se abala em relação aos grandes players.
Fogaça reforça que a empresa tem um compromisso forte com o país e o estado de Santa Catarina e não teme propostas que possam vir de vender a empresa. “Sabemos onde queremos chegar e que nosso potencial pode assustar alguns concorrentes ou chamar atenção de holdings, mas não está nos nossos planos vender a empresa para grupos estrangeiros ou mesmo nacionais”, afirmou.
Investimento em embalagem
A Baly demonstra preocupação com a sustentabilidade, reciclando mensalmente 50 toneladas de garrafas PET. A empresa desenvolveu uma bandeja feita de material reciclado das próprias garrafas, contribuindo para a redução do impacto ambiental. Além disso, o processo de fabricação das latas também segue padrões de sustentabilidade.
A estética também conta e o design colorido, busca chamar atenção dos consumidores no PDV. “Ser uma marca brasileira e não utilizar elementos – e sabores – locais seria um desperdício. Nossas cores estão presentes nas embalagens, nossas edições limitadas buscam trazer conceitos da sazonalidade. Em Baly Kids usamos um personagem amado pelas crianças. Tudo isso para nos destacarmos e nos diferenciarmos dos demais”, contou Fogaça.
Com uma equipe próxima de mil colaboradores diretos e planos de expansão contínua, a Baly Brasil mantém seu compromisso com a inovação e a satisfação dos consumidores, solidificando sua posição como referência no mercado de bebidas energéticas no Brasil. “Esperamos um 2025 de muito crescimento, lançamentos e parcerias que venham somar. Estamos trabalhando para que Baly continue a ser uma marca inovadora, com sabores ainda mais especiais”, concluiu.
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