MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Virada nos negócios: Vasco da Gama supera meta e arrecada R$ 6 milhões por ano com licenciamento

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

9 de jan. de 2023

CATEGORIA

Cases

Fundado em 1898, o Club de Regatas Vasco da Gama é um dos grandes times do Brasil. Hoje, conta com a quinta maior torcida do país, segundo pesquisa do Ipec, que, aliada à tradição e história da instituição, agrega valores de mercado para a marca. Entretanto, com a grande quantidade de demandas, o Marketing do clube estava com dificuldades de gerenciar as questões de licenciamento da instituição. Para solucionar essa questão, passou a contar com a Destra, plataforma de LaaS (Licenciamento como Serviço) especializada em gerar e gerir negócios em licenciamento de marcas. Fábio Lima, Coordenador de Marketing do Vasco da Gama, que chegou ao cargo em junho de 2018, relata que a organização neste aspecto era difícil. “Quando me tornei o responsável pela parte de licenciamento, tinham muitas planilhas, todas separadas e tínhamos dificuldades de controlar esse processo. O clube está em uma transição, tornando-se uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol), mas, antigamente, quando associação, não tínhamos braços suficientes para poder absorver toda a demanda de licenciamento”, pontua.  Esse contexto vem se transformando por meio da parceria com a Destra, que tem um histórico de especialidade no licenciamento de marcas de clubes. “Buscamos fazer um acordo comercial que fosse interessante para as duas partes. Então, a partir disso, passamos a formatar e estabelecer os serviços, migrando todos os licenciados dentro da plataforma, que veio como um facilitador dessa mão de obra”, completa Fábio. Virada nos negócios A parceria entre o Vasco e a Destra mudou o nível de organização e arrecadação de licenciamento do Gigante da Colina. Apenas para ilustrar com números, o clube, anos atrás, contava com 14 empresas licenciadas, enquanto atualmente possui mais de 130. De 500 produtos licenciados, o número passou para mais de três mil. Quanto ao faturamento, o clube foi de R$ 800 mil a R$ 6 milhões por ano com seus produtos licenciados. Bruno Koerich, CEO da Destra, comenta sobre a parceria e a mudança de realidade que os serviços da Destra promoveram ao clube. “O Vasco da Gama é um dos gigantes do nosso futebol, então, naturalmente existia um potencial enorme que não vinha sendo aproveitado ao máximo. O que fizemos, basicamente, foi fornecer o suporte necessário para organizar as informações necessárias de forma que a instituição tivesse mais tempo e energia para trabalhar a marca com foco no estratégico e comercial”, diz. “Esperamos apoiá-los cada vez mais no processo de licenciamento e trazer ainda mais indústrias qualificadas ao clube”, conclui o CEO. Leia também: TAG Heuer lança relógios inspirados em Mario Kart

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme