Com um investimento de R$10 milhões, a Camponesa está se reposicionando como marca premium no mercado. Com embalagens repaginadas, um projeto comunicacional que visa entregar clareza e estabelecer conexões afetivas e uma nova campanha publicitária, a marca projeta um crescimento de 15% nas vendas em todo o Brasil.
O projeto de rebranding partiu de uma profunda imersão na essência da marca e na cultura mineira, elementos fundamentais que moldaram as identidades visual e verbal da Camponesa. O objetivo foi traduzir as raízes da empresa em uma comunicação moderna e conectada às expectativas do público contemporâneo.
Resumido pela tagline "Sabor se cria junto", o novo posicionamento da Camponesa destaca a reunião de gerações em torno da mesa, valorizando os momentos de afeto na cozinha. O conceito foi amplamente explorado na campanha institucional, que traz a culinária afetiva como protagonista.
O rebranding também envolveu uma reformulação completa do logotipo e das embalagens, preservando elementos tradicionais como as cores azul e laranja, mas conferindo-lhes um toque mais contemporâneo e sofisticado. A tipografia foi redesenhada para refletir a consistência dos produtos, ao mesmo tempo em que transmite solidez e confiança.
Para preservar a força da marca nos pontos de vendas, a Camponesa optou por manter o branco como cor predominante na identidade visual. No centro da embalagem, o "C" de Camponesa surge em um splash de leite, simbolizando a cremosidade dos produtos. Além disso, agora, os recipientes passam a apresentar receitas criativas.
Com o rebranding, a marca estreia sua campanha publicitária em TV, rádio, mídia digital, pontos de venda, Out of Home (OOH) em mobiliário urbano, shoppings e aeroportos. Nos pontos de venda, a agência criou módulos de degustação inspirados na cozinha mineira, reforçando a proposta da marca de proporcionar momentos saborosos e acolhedores.
Segundo Cynthia Serretti, diretora executiva de Marketing da Alvoar Lácteos, marca detentora da Camponesa, o objetivo do rebranding é consolidar a percepção de valor da empresa, que já é uma marca forte, reconhecida pela tradição e qualidade. Ela pontuou, também, que a estratégia foi construída a partir de um entendimento profundo dos consumidores e da história da marca.
O reposicionamento da Camponesa foi liderado pela agência de branding anacouto.
Leia também: Rebranding em pauta: o que leva as empresas a repaginar o visual?
COMPARTILHAR ESSE POST