Rebrandings podem representar ajustes simples ou processos complexos. Seja como for, antes de alterar os paradigmas que constroem partes vitais da identidade de uma marca, as operações precisam entender profundamente a situação em que se encontram, avaliando periodicamente as tendências do mercado e, claro, as necessidades dos clientes, suscetíveis a mudanças em curtos espaços de tempo.
Partindo dessas avaliações, é possível identificar motivos válidos para dar início a um rebranding, sem arriscar expor a identidade das marcas que controlam a uma série de danos desnecessários. Nesse cenário, destacam-se razões comuns para o movimento, como o desejo de entrar em novos mercados, a necessidade de modernização ou a simples celebração do crescimento operacional.
Cabe ressaltar que ações de rebranding podem ser benéficas tanto para as empresas em ascensão, quanto para as empresas já consolidadas no mercado. Um exemplo disso é a VoltBras: no ano em que completa cinco anos de mercado, a marca aposta em uma identidade visual repaginada para celebrar o próprio crescimento.
Confira os motivos e os resultados de rebrandings realizados por empresas brasileiras em 2023:
VoltBras
O rebranding da VoltBras inclui uma nova grafia para o nome da marca. Agora o B passa a ser maiúsculo, para dar mais força e consistência à relação com o Brasil. Além disso, a logo foi redesenhada para ficar mais simétrica e dinâmica em toda a comunicação da empresa, mantendo a mesma estrutura.
A marca optou por cores pouco usadas no mercado e escolheu o amarelo queimado, - que remete à energia e ao ouro - e o preto, que faz o contraste ideal com o amarelo predominante. Outros tons, como o azul, roxo e verde, surgem como complementos para a comunicação da empresa.
Adicionalmente, a nova fase da VoltBras conta com um website renovado, onde os visitantes encontram conteúdos institucionais, informações sobre os serviços e tecnologias oferecidas.
Com as mudanças, a empresa busca se fortalecer como referência no segmento de soluções voltadas para o mercado de veículos elétricos e passa a se apresentar como energytech. Segundo o diretor executivo da VoltBras, Bernardo Durieux, a nova identidade é motivada pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado de energia, principal fator para o crescimento da marca.
BWT
Em 2022, a BWT percebeu que não estava comunicando a sua essência e nem aquilo que gostaria de se tornar. Segundo Camila Furnaco, Gerente de Marketing da marca, a força do tempo provocou um distanciamento entre a comunicação da empresa e o público-alvo. Por isso, após 11 anos de funcionamento, a operadora de turismo teve que se reposicionar para transmitir os seus diferenciais aos clientes.
O trabalho de rebranding foi dividido em etapas, incluindo pesquisa de percepção da marca, estratégia de branding e plano de ação. Para isso, a empresa ouviu o público interno, gerentes e clientes para afinar o olhar sobre a concorrência e as novas tendências de mercado para o segmento.
A Gerente de Marketing destaca que o processo durou 10 meses, e a nova cara da empresa foi criada a partir dos pontos fortes apontados pela pesquisa de imagem institucional: atendimento, credibilidade, sustentabilidade, diversidade e inovação. Segundo a Gerente, o objetivo final é consolidar a BWT como uma solução fácil, segura e confiável para as agências de viagem.
Em meio ao rebranding, a marca estendeu a operação para quatro novas praças: Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Brasília e Florianópolis. Segundo Gabriel Cordeiro, Diretor Geral da BWT, o reposicionamento também contribuiu para a transmissão da presença nacional da empresa.
Marcos Martins Advogados
O escritório de advocacia Marcos Martins Advogados anunciou um novo posicionamento após 40 anos de história. O movimento faz parte de um planejamento estratégico que visa alcançar novos nichos de mercado e fechar o ano com um robusto crescimento de dois dígitos.
O rebranding é assinado pela FutureBrand São Paulo, que buscou na essência do escritório a inspiração para o novo momento. Assim, nasceu a campanha “Guiando para Transformar”, pautado por um posicionamento que conduz a Marcos Martins a assegurar o presente de seus clientes para impulsionar o futuro dos negócios.
Segundo Marcos Martins, fundador do escritório, o conceito promove a valorização do poder de parceria e ressalta a proximidade do escritório com os clientes, permitindo contar a história escrita ao longo das quatro décadas de existência e, ao mesmo tempo, falar do futuro.
Neste ano, o escritório pretende preparar-se para uma nova fase de crescimento sustentado, além de investir em padronização de serviços e programas de parcerias com empresas de ofertas complementares.
Rebu e Go Equal
O estúdio Rebu foi o responsável pela nova identidade visual e verbal da Go Equal. O projeto, desenvolvido em parceria com a Centauro, do grupo SBF, teve o objetivo de materializar o papel da marca e potencializar a mensagem central do movimento: que cada uma se sinta livre para jogar.
Para a marca, o estúdio valoriza o símbolo maior de equidade em toda a comunicação e o momento não poderia ser melhor: o início da Copa do Mundo feminina, com a representante Marta, que também é embaixadora da marca.
Inspirado a partir da ideia de coletividade, o grafismo utiliza a potência do símbolo de "igual" para representar um movimento universal. A identidade é criada a partir de um símbolo simples e participa dos produtos, convidando as pessoas a vestirem a causa.
A Centauro e a Go Equal doarão 100% dos royalties arrecadados com as vendas dos produtos para entidades ligadas ao futebol e que promovam o protagonismo feminino na modalidade.
Cebrac
O rebranding do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) foi estrategicamente pensado para renovar o visual da instituição sem prejudicar a essencialidade e o tradicionalismo, características adquiridas ao longo dos 28 anos de atuação.
A nova logo do Cebrac contribui para uma identidade mais fresca, que mantém as cores tradicionais em tons mais vivos, com fonte mais moderna e jovial. Além disso, a logo conta com uma nova bandeira que preza pela representatividade.
Sobre o movimento, o CEO do Cebrac, Rogério Silva, ressalta que muita coisa mudou desde 1995, e por isso, a fórmula que deu certo ao longo das quase três décadas precisava ser reinventada.
Segundo o CEO, a mudança da logo representa a busca pelo novo na conexão com o público, pautada por responsabilidade, transformação e inovação com a intenção de preparar os jovens do país para um futuro melhor.
ClearCorrect
A ClearCorrect lançou recentemente sua nova marca, com cores e imagens mais limpas, com o objetivo de se posicionar como um dos principais players do mercado de alinhadores transparentes no Brasil, na América Latina e no mundo.
As mudanças podem ser observadas inicialmente pela logo um pouco mais fina e com cores mais sóbrias para passar a mensagem de que a empresa investe em pesquisa e no desenvolvimento dos produtos e soluções para contribuir para a educação de seus clientes.
Para endossar o posicionamento, a marca lançou um aplicativo para os dentistas, ClearCorrect Sync, para criar uma integração cada vez mais ágil e facilitada com o scanner intra-oral VirtuoVivo.
Além disso, a marca lançou o programa OrtoConcierge, um programa que disponibiliza o auxílio de um ortodontista aos dentistas atendidos pela marca. O programa tem um forte viés educacional, com possibilidade de conversas on-line para a discussão de casos específicos.
Segundo Alexandre Giglio, diretor de Marketing e Educação da ClearCorrect, a campanha de reposicionamento, chamada “Por mais sorrisos reais”, busca mostrar que a marca trata pacientes reais por meio de dentistas reais, livres para escolher a melhor solução para cada caso.
ALLOS
A fusão entre entre Aliansce Sonae e brMalls ganhou um novo nome: ALLOS. E o anúncio da nova identidade foi acompanhado por um rebranding conduzido pela Diretoria de Marketing do grupo com apoio da Design Bridge and Partners.
Na identidade visual, a tipografia geométrica é uma expressão do dinamismo e fluidez da companhia, resultando em uma assinatura simples, moderna e sólida. Já o sistema cromático traz a herança e reconhecimento das identidades de origem.
O resultado é um sistema de identidade extremamente flexível, que possibilita diversas formas de expressão, tanto em ambientes físicos como digitais. Segundo Ana Paula Niemeyer, diretora de Marketing da ALLOS, o novo nome surgiu da essência do Grupo: conectar pessoas com as mais diversas experiências oferecidas pelos shoppings.
Leia também: Lições aprendidas pela Bagaggio durante o reposicionamento da marca
COMPARTILHAR ESSE POST