No último dia 15 de setembro, encerrou-se a 27ª Bienal do Livro de São Paulo, que registrou o maior número de visitantes dos últimos 10 anos, com 722 mil pessoas. Muito além dos estandes de editoras, a indústria se fez presente com marcas que estão alinhadas ao consumidor de livros. É o caso da Faber-Castell, que levou para a feira produtos inovadores e buscou uma aproximação com os consumidores.
Flávia Giordano, diretora de Marketing da Faber-Castell, contou que em um mundo cada vez mais digital, levando em conta especialmente a Geração Z, a marca não poderia ficar fora das redes sociais e das conversas que são relevantes para as audiências da empresa. “É por isso que, além de investir em conteúdos autenticamente engajadores e parcerias com influenciadores que possam ser relevantes para esses canais, buscamos presença em espaços que estimulem a arte, educação, cultura e criatividade”, contou em entrevista ao Mundo do Marketing.
Com mais de 200 anos de história, a Faber-Castell se conecta profundamente com a criatividade e, ao longo das décadas, acompanhou a evolução dos hábitos de leitura e escrita, buscando inovar e oferecer produtos que inspirem e atendam às necessidades de diferentes gerações. Todos os detalhes foram contados na entrevista. Confira:
Mundo do Marketing - Como a Faber-Castell define sua estratégia de Marketing?
Flávia Giordano: A Faber-Castell é uma marca que estimula o potencial criativo das pessoas e vai muito além dos lápis de cor e dos materiais de escrita tradicionais pelos quais já é reconhecida. Com base nisso, a companhia se baseia nos principais pilares: Criatividade, Inovação e Sustentabilidade.
Em Criatividade, acreditamos que ela é a força por trás de todas as nossas ações. Buscamos inspirar e empoderar as pessoas a explorarem seu potencial criativo em todas as fases da vida. Recentemente anunciamos a campanha global da marca, “Criatividade em suas Mãos”, que reforça o convite ao público para romper barreiras, superar inseguranças e abraçar a criatividade como uma força transformadora. Seja por meio da pintura, do desenho, da escrita ou de qualquer outra forma de criar, a Faber-Castell incentiva a liberdade de expressão e a busca por um mundo mais colorido e criativo.
Já em Inovação, estamos sempre em busca de novas formas de nos conectar com o nosso público e de oferecer produtos e serviços que superem as expectativas. Sempre atenta aos desejos e necessidades do nosso público em todas as fases da vida, nossa área de Inovação desenvolve soluções específicas para o mercado local, voltadas a reforçar esse posicionamento da marca em um universo mais amplo de criatividade.
Por fim, Sustentabilidade. Como pioneira no mundo a produzir EcoLápis de madeira de reflorestamento, a Faber-Castell vem falando há décadas sobre sustentabilidade. Temos o equivalente a 11 mil campos de futebol de florestas cultivadas no país, que garantem matéria-prima para até 2 bilhões de lápis produzidos por ano e, em mais de 30 anos, a Faber-Castell já plantou mais de 4,5 milhões de árvores no Brasil.
Com base nesses pilares, desenvolvemos ações que vão além dos produtos, criando experiências e memórias para os nossos consumidores. Queremos que a Faber-Castell seja mais do que uma marca de materiais escolares, mas uma parceira na jornada criativa das pessoas de todas as idades, tanto para quem gosta de ir além nas criações artísticas quanto para quem busca materiais funcionais e divertidos para a sua rotina de trabalho, estudos ou organização.
Mundo do Marketing – Voltando ao tripé da marca, de que forma a sustentabilidade está integrada na estratégia de Marketing da Faber-Castell, considerando o foco da empresa em produtos ecológicos?
Flávia Giordano: A sustentabilidade é um pilar fundamental dentro da estratégia da marca. Nossos tradicionais EcoLápis são os primeiros do mundo a serem fabricados a partir de madeira de reflorestamento, reforçando o compromisso de Faber-Castell com a sustentabilidade desde o início da história da marca. Além disso, estamos constantemente buscando alternativas mais sustentáveis para nossas embalagens, reduzindo o uso de plástico e utilizando materiais reciclados. Ao integrar a sustentabilidade na nossa estratégia de Marketing, buscamos não apenas vender produtos, mas sim inspirar as pessoas a fazerem a diferença e a construir um futuro mais sustentável.
Inclusive, a Faber-Castell em parceria com a Terracycle possui o programa de Logística Reversa e juntas já recolheram mais de 34 toneladas em instrumentos de escrita, como canetas esferográficas, marcadores, borrachas e até mesmo apontadores para serem reciclados ao longo dos 12 anos de parceria. Com esse número, a iniciativa ultrapassa a marca de 2,8 milhões de materiais coletados em mais de sete mil locais espalhados pelo Brasil, impactando diretamente cerca de 1,6 milhões de pessoas. É um grande orgulho para nós assumirmos esse compromisso e dar continuidade a essa ação e outras dentro do segmento de sustentabilidade.
Mundo do Marketing - Nos últimos anos, como a Faber-Castell tem trabalhado para inovar em sua comunicação com os consumidores?
Flávia Giordano: Mesmo sendo uma marca tradicional e com mais de 260 anos de história, A Faber-Castell está sempre se reinventando para acompanhar o público. Em um mundo cada vez mais digital, levando em conta especialmente a Geração Z, não poderíamos ficar fora das redes sociais e das conversas que são relevantes para as nossas audiências. É por isso que, além de investir em conteúdos autenticamente engajadores e parcerias com influenciadores que possam ser relevantes para esses canais, buscamos presença em espaços que estimulem a arte, educação, cultura e criatividade.
Em 2023, por exemplo, a marca lançou a campanha “Assuma O Risco”, em parceria com o TikTok, para desafiar os jovens a saírem da zona de conforto. Também estivemos na CCXP com a “Casa Criativa”, um ambiente todo customizado por cinco artistas diferentes para lançar a nossa linha de canetas multissuperfície MultiMark. E, agora em 2024, estivemos na Bienal do Livro de São Paulo com o conceito “Marque o que te marca”, lançando com exclusividade os novos marcadores com cheirinho da linha Grifpen, além de promover outras linhas de marca texto como SuperSoft Gel e Textliner 46, ideais para estudar e marcar suas partes preferidas nos livros.
Mundo do Marketing - Quais foram as principais ações e ativações da Faber-Castell na Bienal do Livro deste ano?
Flávia Giordano: Para receber os visitantes de todos os perfis e faixas etárias que passaram pela Bienal, a Faber-Castell preparou um espaço de 60m2 que ofereceu um ambiente sensorial e instagramável. Nosso ambiente estimulou os sentidos olfativos, com uma parede que exalava os aromas das novas canetas com cheirinho da linha Grifpen, além de um livro gigante para testar os diferentes tipos de marca-textos que a Faber-Castell oferece e um espaço especial para se divertir e tirar foto com amigos e família. O espaço também contou com uma loja da marca, permitindo que o público levasse para casa alguns de nossos produtos e um brinde exclusivo
Mundo do Marketing - A Bienal do Livro atrai um público diversificado. Como a Faber-Castell adapta suas ações para envolver diferentes faixas etárias e perfis de consumidores?
Flávia Giordano: A Bienal do Livro é a maior feira literária da América Latina, reunindo uma diversidade de público gigante. Explorando o conceito “Marque o que te Marca”, trouxemos o portfólio completo de marcadores de texto Faber-Castell para criar uma conexão direta com os amantes de todos os tipos de livros, uma paixão em comum a todos os visitantes da Bienal, ainda que sejam tão diversificados. Essa foi a primeira edição em que entramos como apoiadores e com toda a força de um ambiente idealizado para o evento. Essa ação vai ao encontro com o desejo da marca de estar cada vez mais presente em eventos conectados à cultura, criatividade e diversidade de públicos.
Mundo do Marketing - Vocês promoveram algum lançamento de produto específico durante a Bienal?
Flávia Giordano: Este ano apresentamos para o público na Bienal os lançamentos dos novos marcadores Grifpen, que agora têm cheirinhos deliciosos e ganharam mais 10 tons, se dividindo em duas paletas exclusivas: “Revigora & Energiza”, com os aromas de menta fresca, abacaxi fresco, frutas tropicais, bala de canela e guaraná; e a paleta “Relaxa & Reequilibra”, com os aromas de maçã verde, banho de flores, blueberry, chá de jasmim e flor de madressilva. São produtos pensados para jovens adultos, que gostam de dar cor e agora aroma para as suas anotações. Essa novidade reflete como estamos comprometidos em unir inovação e criatividade para atender às necessidades dos nossos consumidores.
Mundo do Marketing - Qual a importância para a Faber-Castell participar de eventos como a Bienal do Livro para fortalecer a conexão com seu público?
Flávia Giordano: Estar em um evento como a Bienal do Livro, por onde passa um público tão grande e diverso, é mais uma oportunidade de estarmos próximos do nosso consumidor. Com uma conexão que atravessa gerações, a Faber-Castell faz parte da vida de pessoas de todas as idades. Além de trazer uma memória afetiva ao público adulto, nossos novos marcadores com cheirinho – cujas cores e essências também podem ser encontradas na versão de ponta fina – também nos aproximam do consumidor mais jovem da geração Z, que tem ressignificado sua relação com os itens de papelaria, usando a arte e despertando a criatividade.
Mundo do Marketing - De que forma a Faber-Castell busca criar uma experiência memorável para o público nesses eventos?
Flávia Giordano: A criação do estande da Faber-Castell para a Bienal do Livro de São Paulo em 2024 aconteceu por meio de diversas pesquisas, buscando compreender as necessidades e expectativas dos clientes em experiências imersivas. A ideia também contou com a colaboração de especialistas em Marketing e comunicação, cujos insights foram fundamentais para traduzir os valores da marca em uma experiência física única.
Mundo do Marketing - Vocês têm notado alguma mudança no comportamento do consumidor em eventos presenciais como a Bienal? Como isso afeta suas estratégias de comunicação?
Flávia Giordano: As pessoas estão cada vez mais em busca de experiências únicas, personalizadas e instagramáveis. A interação com as marcas vem sendo um critério cada vez mais comum, por isso a Faber-Castell já trabalha com estratégias e ações que entreguem ao consumidor, seja na Bienal ou em outros eventos, algo único e memorável. Fizemos questão de construir um espaço que desperta os sentidos, no qual é possível testar os produtos, registrar os momentos e muito mais.
Mundo do Marketing - Além da Bienal, quais outros eventos ou parcerias a Faber-Castell considera importantes para se conectar com seu público?
Flávia Giordano: Além da Bienal do Livro, a Faber-Castell tem participado de outros eventos culturais de grande relevância para o público, como é o caso da CCXP - que estamos indo para a nossa sétima edição. Já em relação a parcerias, estamos ativos em criar relacionamentos com artistas e influenciadores de diversos segmentos.
Mundo do Marketing - Qual o papel do Marketing de experiência na construção de um relacionamento duradouro com o consumidor?
Flávia Giordano: O Marketing de experiência proporciona interações memoráveis e significativas. Com base nelas, conseguimos fortalecer o vínculo emocional e aumentar a fidelidade do consumidor, tornando nossa marca uma referência intrínseca para as pessoas que já a conhecem e também para as novas gerações.
Leia também: Setor de papelaria acerta nas estratégias com a quebra de sazonalidade e aposta em novas linhas de produtos
COMPARTILHAR ESSE POST