MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Setor de papelaria acerta nas estratégias com a quebra de sazonalidade e aposta em novas linhas de produtos

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 5 min

DATA

2 de ago. de 2022

CATEGORIA

Reportagens

O segmento de papelaria foi um dos responsáveis por puxar o crescimento do comércio varejista nacional no mês de maio. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, a alta mais intensa foi a de Livros, jornais, revistas e papelaria, que registrou avanço de 5,5%, em comparação ao mês anterior. A notícia aquece ainda mais a expectativa dos empresários do segmento que, estão se reunindo na Escolar Office Brasil, a principal feira de negócios de produtos para Papelarias, Escritórios e Escolas das Américas, que acontece até o dia 3 em São Paulo, na Expo Center Norte.

Esse ano são esperados mais de mil lançamentos, considerando que cada uma das 138 empresas expositoras levarão muitas novidades exclusivas para o evento. Durante a feira, os visitantes poderão conhecer em primeira mão as novidades da volta às aulas e que movimentarão o varejo nos próximos meses. Entre as marcas expositoras estão fabricantes e fornecedores de materiais escolares e de escritório, itens de arte e artesanato, mochilas, brinquedos, livros, presentes, artigos para organização e soluções tecnológicas.

O evento traz ainda mais de 100 horas de conteúdo para atualização profissional com temas relacionados à gestão, licenciamento de marcas, papelaria digital, organização entre outros. A quebra de sazonalidade foi tema de uma das palestras e assunto muito importante para o setor, que precisou se reinvetar após a pandemia. "Na minha opinião, a conexão das marcas com as pessoas não pode ser apenas durante o período de volta às aulas. Assim como em outros setores do varejo, é necessário acompanhar a jornada do cliente", afirma Luciana Ramos, head da Escolar Office Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Confira a entrevista completa abaixo:

Mundo do Marketing -  A feira é o pontapé para os lançamentos que serão apresentados aos consumidores no final do ano. Que inovações vocês estão observando nesse setor? Luciana Ramos - A mudança na rotina de muitas pessoas de estudar e trabalhar em casa impactou o setor de papelaria com novos formatos de produtos “afetivos” e lúdicos, e também de acessórios e materiais que facilitam a organização no dia a dia. São tendências que vieram para ficar. Além disso, houve uma revitalização de produtos tradicionais como, por exemplo, a onda dos cadernos argolados, planners, canetas com diversificação de cores e tipo de escrita. Mundo do Marketing - Como você avalia o setor de papelaria no Brasil? Luciana Ramos - O setor de papelaria tem demonstrado sinais de inovação para se manter competitivo. É o caso de redes de papelarias que passaram a oferecer também itens de decoração, festas, presentes e organização. Observamos que o consumo não está mais concentrado nos produtos escolares e suas sazonalidades. Um bom termômetro disso são os clubes de assinaturas que são uma febre hoje em dia, onde o cliente recebe mensalmente em casa novos produtos e lançamentos movimentando o varejo o ano todo. As redes sociais também exigiram dos lojistas uma mudança na comunicação com os consumidores. Mundo do Marketing – Você falou da quebra de sazonalidade, o que afeta mais essa mudança? Luciana Ramos - O tema é tão importante para o varejo de papelaria que está na programação de conteúdo da Escolar. Na minha opinião, a conexão das marcas com as pessoas não pode ser apenas durante o período de volta às aulas. Assim como em outros setores do varejo, é necessário acompanhar a jornada do cliente, seus hábitos de consumo, criar campanhas temáticas e direcionadas para diferentes perfis de consumidores.

Acredito que o conceito de organização veio para ficar. Teremos na feira, inclusive, o espaço Anpop Brasil Lab, em parceria com a Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade, para que os profissionais de organização usem os produtos que tradicionalmente encontram na papelaria com outros fins. Serão workshops que vão ressignificar o uso desses itens com o objetivo de mostrar o quão versáteis e úteis eles são. Por exemplo, novos usos de potes e pastas. O objetivo desse cantinho na Escolar é que o varejo perceba melhor esse público de profissionais de organização como bons consumidores.

Mundo do Marketing - O ambiente online vem sendo essencial para criar estímulos ao consumidor, como vocês observam essa nova onda? As marcas estão mais seguras em trabalhar no digital, além do e-commerce? Luciana Ramos - Nos dois últimos anos, o processo de digitalização das papelarias vem crescendo e mostrou que as lojas não precisam acabar com o ponto físico, mas precisam ter presença digital. Até mesmo os lojistas mais tradicionais precisaram investir em plataformas online. A papelaria digital criou novas oportunidades de negócios e de relacionamento com o consumidor, como as vendas no Tik Tok e Instagram. Acredito que já houve um avanço das empresas em explorarem melhor o meio digital, mas essa “virada de chave” não é tão imediata.

Por isso, teremos uma programação de mais de 100 horas de conteúdo gratuito com palestras e mentorias que serão realizadas por especialistas do setor para lojistas, profissionais de educação e outros que queiram empreender no setor, seja no ambiente online ou offline. Um dos desafios é melhorar a gestão dos negócios e adaptar a comunicação para o universo digital.

Mundo do Marketing - Depois de dois anos, esse é o retorno da feira. Como está a expectativa e as projeções? Luciana Ramos - Estamos muito animados para esse retorno, as expectativas são as melhores possíveis. Após dois anos, nós realmente estamos com saudade de encontrar os visitantes e expositores. O credenciamento antecipado também ficou acima do esperado: 65% dos visitantes estarão na Escolar pela primeira vez! Temos 138 expositores nesta edição do evento e a expectativa é superar os 12 mil visitantes nos quatro dias. A recepção da feira já está bem positiva, não só em relação a expositores como também a visitantes. O setor se reinventou na pandemia, mas acredito que a feira se reafirmou como propulsora de negócios. Leia também: Post-it lança novas opções de cores em parceria com Pantone

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme