Quando o assunto é Inteligência Artificial, as aplicações são praticamente infinitas. O mesmo se aplica a impressão 3D. A junção dessas duas tecnologias agora é capaz de produzir óculos personalizados em escala, graças ao trabalho desenvolvido pela Yoface.
A empresa brasileira criou um sistema que escaneia o rosto do cliente direto no e-commerce e cria o produto sob medida. Hoje, a Yoface tem capacidade para produzir 200 óculos personalizados por dia.
É um número bem diferente das cinco mil peças padrões que uma indústria tradicional consegue fabricar, mas capaz de reaproveitar toda a matéria prima utilizada, enquanto o desperdício na cadeia tradicional pode chegar a um produto inteiro para outro fabricado.
A sustentabilidade é um diferencial importante da marca, uma vez que na indústria tradicional até 30% dos produtos não são vendidos e precisam ser descartados, enquanto a Yoface produz sob demanda. “A impressão 3D atende uma demanda entre a escala milionária e a artesanal, entregando personalização, qualidade e sustentabilidade”, afirma Ivan Cavilha, fundador e CEO da Yoface, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Tecnologia, moda e sustentabilidade
A empresa tem mais atributos para seduzir novos clientes: enquanto a inteligência artificial utiliza uma rede neural para escanear rostos e criar modelos que garantem um encaixe perfeito e confortável, a fabricação em 3D proporciona uma armação 52% mais leve que as tradicionais, com uma maleabilidade praticamente a prova de quebras e uma coloração resistente a rachaduras.
A marca acredita, assim, que pode ser uma opção desejada pelas pessoas. “Não podemos cair na armadilha de focar na tecnologia por si só, mas precisamos olhar também para a moda e a sustentabilidade. Não queremos chamar atenção só pela impressão 3D, mas sim pelas inúmeras possibilidades de customização e de conforto muito superior aos óculos tradicionais”, aponta Ivan Cavilha.
A venda é feita exclusivamente pelo e-commerce da Yoface, enquanto a entrega de um óculos personalizado é prometida para até 25 dias. Já um sem personalização, pode chegar na casa do cliente em uma semana. Para a nova linha Kids, ainda mais maleável e a prova de quebras – e antecipada em primeira mão para o Mundo do Marketing – a venda será por meio de redes de óticas tradicionais, que inclusive já estão fazendo seus pedidos.
Ainda sem contar com a Yokids, a marca prevê uma venda de dois mil óculos mensais até 2025. “Nossa ideia foi lançar uma linha com qualidade que tire os problemas dos pais e, com isso, esse número de vendas vai se multiplicar, uma vez que estamos vivendo uma epidemia de miopia já na infância”, explica Ivan Cavilha.
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