MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Volta ao Básico: O recado dos CMOs para maior produtividade em Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

4 de mar. de 2025

CATEGORIA

Artigos

Volta ao Básico: O recado dos CMOs para maior produtividade em Marketing
Volta ao Básico: O recado dos CMOs para maior produtividade em Marketing
Volta ao Básico: O recado dos CMOs para maior produtividade em Marketing

Todo ano, aguardo ansiosamente pela publicação do “Gartner CMO Spend Survey”, pesquisa em que os CMOs de grandes empresas do mundo compartilham suas expectativas e intenções de investimento em marketing. Meu foco, claro, recai sobre inteligência de marketing, marketing analytics e temas correlatos.

Na edição de 2024, o dado que mais me chamou a atenção foi sobre o principal objetivo para gerar maior retorno e eficiência nos investimentos. Dos 395 CMOs entrevistados, as prioridades mais citadas foram: aumentar o desempenho de ativos-chave (30%), otimizar o uso de tecnologias digitais (28%), medir a eficácia de campanhas (25%), reduzir desperdícios (11%) e reduzir gastos diretos com marketing (6%).

O que esses números nos dizem? E quais lições podemos extrair? Separei três delas para quem enfrenta o desafio (sempre atual) de comprovar o impacto do marketing no caixa da empresa.

Maximizar retorno nem sempre envolve novas tecnologias. Para esses CMOs, maximizar retorno e eficiência não passa, necessariamente, por investir em novas tecnologias ou soluções analíticas, mas sim por reduzir custos e otimizar os recursos já existentes. No universo martech, onde novas soluções surgem a todo momento, um olhar crítico é essencial para identificar as inovações realmente valiosas.

CMOs

 Antes de apostar em um SaaS revolucionário com um modelo “proprietário”, vale a reflexão: eles realmente dominam o que estão vendendo ou ainda estão aprendendo? Além disso, é fundamental entender onde essa solução agrega valor ao seu negócio. Se a proposta de valor estiver na construção e integração das bases de dados, há mais chances de fazer sentido. Mas, se o diferencial estiver apenas na fase de análise ou modelagem dos dados, talvez seja melhor repensar. Afinal, uma solução precisa de alicerces sólidos para entregar a rentabilidade e eficiência necessárias.

Focar em ativos-chave é um retorno ao básico – e uma excelente estratégia. Nas entrelinhas, o que os CMOs estão realmente dizendo é que o marketing está voltando (de novo) ao básico: priorizando os princípios fundamentais, como qualidade percebida das marcas, inovação e desempenho dos produtos, além do fortalecimento do relacionamento com os clientes. Mensurar e otimizar são práticas essenciais, mas, no fim das contas, são mais um custo de competição do que uma fonte real de vantagem competitiva.

E isso fica claro com um simples exercício: imagine que seus concorrentes adotam um SaaS que mensura e otimiza os resultados de marketing. Se você também aderir, estará no mesmo nível deles – afinal, é a mesma tecnologia e os mesmos algoritmos trabalhando para todos. Se não aderir, pode ficar para trás. Já marcas fortes, produtos inovadores e relacionamentos sólidos criam vantagens competitivas sustentáveis, protegendo as empresas dos ataques da concorrência. Isso porque são difíceis – e muitas vezes impossíveis – de copiar. 

Mensurar e otimizar são práticas essenciais

No fim, o que realmente conecta as ações de marketing ao desempenho da empresa são os modelos mentais dos clientes – sua percepção sobre a marca, seus produtos e sua relação com ela. Esses ativos intangíveis não só traduzem as iniciativas de marketing em impacto sobre o cliente, mas também atuam como os verdadeiros motores dos resultados financeiros da empresa.

Medir a eficácia de marketing exige inteligência. O declínio dos cookies e o avanço de regulamentações como LGPD e GDPR tornaram o rastreamento digital mais difícil. Além disso, há uma crescente conscientização de que modelos de atribuição baseados em last-clicks são insuficientes para medir o impacto real dos esforços de marketing. A solução? Construir uma inteligência de marketing mais robusta, combinando dados internos e externos. Entre os modelos baseados em dados internos, o Marketing Mix Modelling (MMM) se destaca por conectar diretamente ações de marketing aos resultados financeiros – um diferencial altamente valorizado por CEOs e CFOs. O MMM, no entanto, tende a ignorar ativos intangíveis, como o brand equity. Os dados externos, como tracking e pesquisas de marca, ajudam a mensurar esses ativos intangíveis, mas sem uma ligação direta com o desempenho financeiro. Por isso, integrar dados internos e externos é essencial para uma mensuração mais completa, permitindo que as empresas entendam não apenas o impacto do marketing nas vendas, mas também o desempenho dos ativos intangíveis.

O recado dos CMOs é investir em marketing não se resume a adquirir novas tecnologias, mas sim otimizar recursos, medir de forma inteligente e, sobretudo, fortalecer ativos-chave como marca, produto e relacionamento com o cliente. No fim, quem sustenta a vantagem competitiva são os modelos mentais dos clientes – a percepção que eles formam sobre a empresa. É nessa intersecção entre ações de marketing e resultados financeiros que mora o real diferencial, difícil de copiar e determinante para o sucesso no longo prazo.

COMPARTILHAR ESSE POST

Rafael Lionello

Rafael Lionello

Professor ESPM – SP

Professor da Disciplina de Pesquisa de Mercado e Estatística no curso de Administração de Empresas da ESPM – SP

AUTOR

Rafael Lionello

Rafael Lionello

Professor ESPM – SP

Professor da Disciplina de Pesquisa de Mercado e Estatística no curso de Administração de Empresas da ESPM – SP

AUTOR

Rafael Lionello

Rafael Lionello

Professor ESPM – SP

Professor da Disciplina de Pesquisa de Mercado e Estatística no curso de Administração de Empresas da ESPM – SP

AUTOR

Rafael Lionello

Rafael Lionello

Professor ESPM – SP

Professor da Disciplina de Pesquisa de Mercado e Estatística no curso de Administração de Empresas da ESPM – SP

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme