MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Valorizando o passado para construir o futuro: o reposicionamento da Locaweb Company

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

5 de dez. de 2022

CATEGORIA

Reportagens

Vários motivos podem levar empresas a realizar um reposicionamento de marca. Não raro, situações de crise institucional, prejudiciais para a imagem e para a cultura organizacional de um negócio, são fortes motrizes para um rebranding.

A boa notícia é que nem todo reposicionamento nasce de um cenário adverso. A prática também pode ser utilizada para apoiar estratégias essenciais para o crescimento de uma empresa, como o lançamento de uma nova linha de produtos ou a reformulação de serviços mirando uma nova base de clientes. Em outros cenários, a necessidade do rebranding surge como uma consequência da expansão de um negócio por meio da aquisição de outras marcas. Foi o que aconteceu com a Locaweb Company.

As novas aquisições trouxeram para a marca - que originalmente oferecia serviços de hospedagem de sites - um leque diversificado de produtos e serviços. “Além de operar várias marcas, o grupo também carregava o nome da operação Locaweb. A necessidade de diferenciar a companhia de suas unidades, bem como a de dar estratégia e conjunto para as marcas que a compõem, levaram ao reposicionamento”, explica Higor Franco, Diretor Geral da Locaweb Company, em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing.

Os passos para o reposicionamento

Reposicionamentos eficientes exigem dois fatores essenciais: conhecimento e metodologia. No início do processo, estas duas peças-chave estavam em falta para a Locaweb. Por isso, a primeira fase contou com os insights de uma consultoria especializada. “Sabíamos que precisávamos trabalhar com rearquitetura de marcas, mas, obviamente, nos faltava o conhecimento e a metodologia para fazer isso. A Interbrands [empresa de consultoria de marcas] nos trouxe essas coisas de uma maneira muito forte”, admite Franco.

Focado no presente, o grupo buscou ouvir todas as camadas de pessoal envolvidas na operação. “Junto à Interbrands, realizamos várias entrevistas em diversos níveis dentro da companhia: alta liderança, middle management, colaboradores, analistas e especialistas. Falamos, também, com o mercado, com os investidores, clientes e parceiros. Foi um trabalho de muita amplitude”, relembra.

Finalmente, visando garantir para o futuro o reflexo dos valores e ideais que nasceram na origem da Locaweb, o grupo buscou a orientação dos fundadores da marca. “Consultamos os founders para que eles nos ajudassem a nos manter dentro dos trilhos para definir quais ideias e quais atributos queríamos carregar pelos próximos 20 ou 40 anos da companhia”, afirma o Diretor.

Os desafios para o reposicionamento

Conferir fluidez à mecânica e à dinâmica das marcas durante o reposicionamento é essencial para o funcionamento dos ecossistemas em um grupo, mas isso não é tudo. Para a Locaweb Company, o maior desafio estava no lado humano do processo. “A arquitetura de marcas é um trabalho que pode ter um impacto muito forte na cultura de uma empresa multimarcas”, começa Franco.

Em uma constelação de marcas, cada qual com objetivos e finalidades distintas, os membros de uma operação tendem a criar laços de identificação com a cultura organizacional em que atuam. “Quando existem pessoas que se veem como integrantes de uma determinada marca, ao partirmos para a rearquitetura, o desafio é fazer com que as pessoas se identifiquem com as novas marcas, caso, eventualmente, elas passem a responder por novas operações”, pontua.

Sem a identificação com as novas estruturas, não há o despertar do sentimento de pertencimento à operação. Em casos mais complexos, este detalhe pode comprometer o alcance da comunicação, um dos setores mais importantes para o sucesso institucional. “O grande desafio se baseia em comunicação e sentimento de pertencimento. Essas duas características suportam todas as estratégias do grupo”, afirma o Diretor.

Os aprendizados do reposicionamento 

Árduos processos deixam aprendizados. Ao longo do reposicionamento, a Locaweb percebeu que esteve perto de cometer erros que, caso realizados, poderiam comprometer os objetivos traçados para o futuro do grupo. “Por um momento, acreditamos que deveríamos ignorar os atributos e as fortalezas conquistadas como marca histórica do nosso segmento para começar uma marca inteiramente nova”, exemplifica Franco.

Após várias discussões sobre o assunto, a Locaweb percebeu que a concepção de uma nova marca seria uma aventura pouco vantajosa. “Chegamos a conclusão de que uma reconstrução total da marca significaria um processo muito caro e longo. Além disso, deixaríamos para trás um legado muito forte e uma construção muito sólida em termos do que somos e do que queremos ser. Assim, batemos o pé e seguimos em frente com o nome Locaweb para remeter a esse legado”, pontua.

Para um grupo que tem como um ponto de estratégia a exportação do portfólio, outro aprendizado mostrou que mudanças radicais - como o nome da marca Locaweb, por exemplo - poderiam trazer dificuldades. “Para que essa estratégia funcione, temos que parar e pensar: ‘como é que um gringo fala Locaweb? Como ele fala qualquer outra coisa que remeta à Locaweb?’ Temos que criar e pensar até em fonemas fácil pronúncia para estrangeiros. Isso tem muito a ver com os lugares para onde se deseja levar uma marca no futuro”, finaliza o Diretor.

*Com supervisão de Bruno Mello e Priscilla Oliveira

Clique aqui e se inscreva no Clube Mundo do Marketing.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme