As estratégias de retail media deixaram para trás o campo das tendências e consolidaram-se como peças centrais para o Marketing. 79% das indústrias consultadas pela Newtail durante uma pesquisa dedicada ao tema confirmaram utilizar o canal de forma ativa e reconhecem a abordagem como um fator fundamental para as vendas.
Entre os varejistas, 73% relataram investimentos no retail media. Alimentos e Bebidas (63%) e Perfumaria, Cosméticos e Saúde (51%) são as categorias mais representativas. A alta adesão demonstrada pelas empresas participantes é um índice definitivo sobre a consolidação do canal como solução prioritária para alcançar consumidores de maneira mais direcionada.
Os entrevistados elegeram a capacidade de maximizar o retorno sobre o investimento (ROI) por meio de campanhas customizáveis e de fácil mensuração como uma das principais vantagens do Retail Media. Pensando nisso, 40% das indústrias desejam aumentar sua visibilidade em e-commerces como Amazon e Mercado Livre.
Considerando a alta aceitação do canal entre os times de Marketing, estimativas desenhadas considerando o cenário global sugerem que o Retail Media movimentará US$ 110 bilhões em 2026, ultrapassando os investimentos direcionados para mídias tradicionais como Social e Search, conforme apontam dados divulgados pela eMarketer.
Por outro lado, mesmo com a constante e promissora expansão do setor, 31,3% das agências entrevistadas ainda não atuam com Retail Media. Entre as justificativas para a falta de execução da estratégia, 40% das agências mencionaram a necessidade de obter mais conhecimento técnico para uma atuação mais eficaz no segmento.
A recomendação dada pela Newtail é que as marcas invistam na especialização de seus profissionais através de treinamentos e estratégias específicas para incorporar o retail media à rotina operacional.
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