Durante sua participação na Advertising Week, que acontece em Nova York até o dia 10, o TikTok informou uma série de inovações projetadas para transformar a publicidade digital e ajudar marcas a alcançarem resultados de negócios mais expressivos.
A plataforma introduziu novas ferramentas de automação, capacidades de medição aprimoradas e tecnologias de privacidade, consolidando sua posição como um canal essencial para anunciantes que buscam maximizar seu impacto e ROI.
Segundo David Kaufman, Chefe Global de Soluções de Monetização de Produtos e Operações do TikTok, as mudanças são fruto de um exercício constante de escuta. A partir dos feedbacks, a plataforma tem inovado junto a parceiros anunciantes para desenvolver continuamente soluções que entregam performance.
Automação para aumentar a performance
Uma das principais novidades apresentadas foi o Smart+, uma ferramenta de automação de performance que simplifica o processo de publicidade, otimizando a segmentação, lances e criação de anúncios. Com o recurso, os anunciantes podem inserir seus ativos criativos, orçamentos e metas de segmentação, enquanto o sistema automaticamente seleciona o melhor anúncio e o apresenta ao público certo, no momento ideal.
Entre os principais recursos do Smart+, destacam-se as Campanhas Web Smart+, voltadas para aumentar o tráfego e gerar vendas nos sites dos anunciantes, os anúncios de Catálogo Smart+, que utilizam recomendações automáticas de produtos com base nos interesses e ações dos usuários e as campanhas de Geração de Leads Smart+, focadas em converter audiências engajadas em clientes de alto valor.
Integração de campanhas digitais com o varejo físico
Outra inovação apresentada foi o “Out of Phone: Retail”, uma extensão da oferta de publicidade digital em ambientes físicos. Essa solução permite que varejistas e marcas exibam conteúdo orgânico e de marca do TikTok diretamente em suas lojas, conectando o engajamento digital com decisões de compra no varejo físico. Disponível globalmente, o Out of Phone: Retail faz a ponte entre campanhas digitais e a experiência de compra em loja, ampliando o alcance das marcas além do ambiente online.
Medição precisa para um novo cenário de consumo
Para enfrentar o desafio de medir com precisão o impacto da publicidade no TikTok, a plataforma introduziu os Estudos de Elevação de Conversão (CLS). Essa ferramenta de medição vai além do tradicional “último clique”, oferecendo uma análise detalhada da relação entre a exposição ao anúncio e o comportamento do consumidor.
Pesquisas recentes indicam que 79% das compras impulsionadas pelo TikTok não são diretamente atribuídas à plataforma, e as conversões são subestimadas em até 73% quando se avalia apenas o "clique e compra".
Os Estudos de Elevação de Conversão ajudam anunciantes a medir as vendas que não teriam ocorrido sem a exibição de anúncios no TikTok, com dados mostrando um aumento médio de conversão de pelo menos 25% entre usuários expostos aos anúncios.
Novas tecnologias de privacidade
Reconhecendo a crescente demanda por segurança de dados, o TikTok também anunciou a implementação de Tecnologias de Aprimoramento de Privacidade (PETs). Essas soluções permitem que anunciantes utilizem dados próprios de forma segura, por meio de ambientes confiáveis (trusted execution environments, TEEs) e salas limpas (clean rooms). Com isso, empresas podem acessar insights valiosos sobre a performance de seus anúncios, garantindo conformidade com as rigorosas exigências de privacidade de dados.
Entre os parceiros integrados às PETs estão o Anonym Trusted Execution Environments, AWS Clean Rooms, LiveRamp Clean Rooms com suporte da Habu, e o Secure Multi-Party Computation.
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