Fora do ar há 17 dias no Brasil, o X ainda ocupa espaço nas discussões dos usuários em outras plataformas sociais. A suspensão da plataforma comandada por Elon Musk também foi sentida pelas marcas, sobretudo no que diz respeito ao social listening, conforme um relatório divulgado pela Blip.
Por outro lado, os resultados de uma enquete conduzida pelo Mundo do Marketing no LinkedIn sugerem que a ausência não está atrapalhando a rotina de boa parte dos profissionais de Marketing. 60% dos participantes disseram que a suspensão da rede social não causou impacto estratégico até o momento.
Já os 40% que sentem que as estratégias de Marketing foram enfraquecidas pela perda do X estão divididos em diferentes níveis de impacto. Para 12%, a suspensão causa pouco impacto na rotina de trabalho. 11% citaram os efeitos como moderados, e 16% disseram que os prejuízos são grandes.
Nos comentários, seguidores que interagiram com a pesquisa salientaram a importância da diversificação de estratégias digitais em diferentes redes sociais. Este cuidado contribui para a prevenção de perdas suscitadas pela queda de uma plataforma, seja por problemas técnicos, seja por uma suspensão.
Na avaliação de Thiago Gonçalves, Diretor de Soluções de IA e Dados da plataforma de inteligência conversacional Blip, o X servia como um ambiente fértil para a coleta de dados e insights por meio das suas hashtags e termos nas interações dos usuários. Para o especialista, com o bloqueio, o monitoramento ficou comprometido e mais complexo.
Para Thais Azevedo, diretora de Marketing do Zé Delivery, a suspensão do X não afetou as estratégias, uma vez que os investimentos acontecem de maneira fluída e mais comportamental. “Nosso principal foco deste ano foi o TikTok e o trabalho com comunidades. Temos um canal no WhatsApp e Discord que dialoga muito próximo com nosso consumidor e nos fornece insights valiosos. Enxergamos isso com muito mais potência do que um trabalho de social”, contou em entrevista ao Mundo do Marketing.
Já André Mendes, Head de bem-estar íntimo da Reckitt Health, contou ao Mundo do Marketing que a suspensão da rede não foi sentida pela marca porque ela já não considerava mais a rede em suas campanhas. “Nosso slogan é Viva Suas Verdades” e faz parte da nossa verdade estar em locais que promovam ambientes onde as pessoas se sintam bem. Então foi uma decisão estratégica não investir mais nela. Isso antes dessa polêmica toda, quando ainda era Twitter. O TikTok traz um resultado muito maior e melhor para nós, que fez com que a marca continuasse dialogando com o público de interesse”, afirmou.
Leia também: Burger King desbloqueia o X em ação OOH
COMPARTILHAR ESSE POST