MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Suspensão do X no Brasil está prejudicando as estratégias de social listening

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 1 min

DATA

11 de set. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Passadas quase duas semanas desde a suspensão do X no Brasil, os usuários da plataforma seguem migrando para plataformas conceitualmente semelhantes à rede social desativada no dia 30 de agosto. Este movimento, no entanto, tem sido uma dor de cabeça para as marcas que assistiram ao esfacelamento de uma importante fonte de social listening.

Talvez, a expressão “dor de cabeça” seja um eufemismo: à altura da queda, o X acumulava 21,5 milhões de usuários no Brasil – uma classe de internautas conhecida por escrever opiniões pontuais sobre tudo e todos, inclusive sobre as marcas com as quais interagiam no dia-a-dia.

Na avaliação de Thiago Gonçalves, Diretor de Soluções de IA e Dados da plataforma de inteligência conversacional Blip, o X servia como um ambiente fértil para a coleta de dados e insights por meio das suas hashtags e termos nas interações dos usuários, diferentemente de outras plataformas que contam com algumas restrições.

De muitas maneiras e guardadas as devidas proporções, o ambiente do X oferecia um termômetro social semelhante ao serviço oferecido pelo Google Trends. Na plataforma, temas destacados como o “assunto do dia” em diferentes categorias de discussão frequentemente acabavam ecoando em outras esquinas da internet.

Com o bloqueio, esse monitoramento, que é objeto de estudo e estratégia para marcas e agências de comunicação, ficou comprometido e mais complexo, afirma o especialista. A curto prazo, as audiências estão migrando para outras plataformas, em especial, o Threads e o BlueSky, e cabe às marcas seguir o movimento a fim de restabelecer a capacidade de monitoramento.

Leia também: Duolingo reage à suspensão do X com ação OOH

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme