Spotify celebra a redescoberta do poder do áudio pelas marcas Bruno Mello 19 de setembro de 2023

Spotify celebra a redescoberta do poder do áudio pelas marcas

         

Empresa escolhe Brasil para sediar primeira edição de evento que reúne líderes regionais e globais para debater papel da publicidade no ecossistema digital

Spotify celebra a redescoberta do poder do áudio pelas marcas
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Pela primeira vez, o Spotify promove um evento que reúne líderes regionais e globais, além de criadores de conteúdo, artistas e marcas parceiras para debater sobre o futuro do áudio digital e o papel da publicidade neste ecossistema. Devido a sua relevância para o mercado global do Spotify, o Brasil foi o país escolhido para receber a primeira edição do Spotify Sparks, que acontece nessa terça, em São Paulo, apenas para convidados. O evento também será realizado nos Estados Unidos e na Índia.

O evento conta com painéis exclusivos com os executivos do Spotify, como Brian Berner, Head global de vendas; Roberta Pate, Business Lead, Brasil; Renata Lodi, Head de Marketing na América Latina; Rodrigo Azevedo, editor de música no Brasil Carolina Alzuguir, Head de relacionamento com artistas e gravadoras no Brasil; e Camila Justo, Head de Podcasts no Brasil.

Entre os convidados, está Veigh, artista com quase 10 milhões de ouvintes mensais no Spotify e destaque do programa Radar no Brasil; criadores de podcasts, como Camila Fremder (Exclusivo Spotify É nóia minha?), Natália Sousa (Exclusivo Spotify Para dar nome às coisas) e Gabriela Mayer (Original Spotify Café da Manhã), além do produtor e fundador da KondZilla, Konrad Dantas e executivos de marcas anunciantes.

“Nos últimos anos, acompanhamos o crescimento exponencial do consumo de áudio no mundo todo e o Spotify se destacando como o principal player tanto em música quanto em podcast. Ter a oportunidade de sediar a primeira edição do Spotify Sparks reforça a potência do mercado brasileiro para o Spotify”, afirma José Melchert, Diretor do Spotify Advertising no Brasil.

Em entrevista ao Mundo do Marketing, o executivo falou sobre a importância do mercado brasileiro para o Spotify, características do público nacional, como funciona a segmentação de anúncios e impacto da empresa nos hits do momento.

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José Melchert, Diretor do Spotify Advertising no Brasil

Mundo do  Marketing – Por que o Brasil foi escolhido para receber a primeira edição do Spotify Sparks?

José Melchert: A América Latina representa 21% dos usuários ativos mensalmente ao redor do globo, e o Brasil é um dos países mais relevantes do mundo no nosso ranking de Ad Spend, configurando no Top 7. Por isso, estamos sediando a primeira edição do Spotify Sparks, uma cúpula promovida pela equipe de publicidade do Spotify, aqui no Brasil. Ainda este ano, o Spotify Sparks será realizado na Índia, com outros mercados previstos para 2024.

Mundo do  Marketing – Qual é a característica do público brasileiro que mais chama a atenção do Spotify em relação aos anúncios?

José Melchert:Os brasileiros são apaixonados por música e por áudio. Observamos que no Brasil, em especial a Geração Z, está disposta a aceitar as inserções de anúncios como um meio de acessar conteúdos de música e áudio, desde que os anúncios façam sentido com o contexto e não sejam invasivos.

Mundo do  Marketing – Como funciona a segmentação de Ads para marcas no Spotify?

José Melchert: Os anúncios de áudio no Spotify funcionam como um ótimo conector entre audiências e marcas. Devido à nossa capacidade de entender profundamente os hábitos dos usuários e ao crescente número de usuários gratuitos, desenvolvemos anúncios assertivos em parceria com cada uma delas.

No ano passado, nossa equipe de publicidade do Spotify no Brasil dobrou de tamanho e, agora, estamos vendo um crescimento exponencial em números. Tudo graças à redescoberta do poder do áudio pelas marcas. Recentemente, no final de agosto, lançamos o “Spotify Academy”, que inclui conteúdo sobre os fundamentos do áudio digital e as melhores práticas da indústria. Além disso, ajuda a aprimorar as habilidades de marketing por meio de interação com demonstrações de plataforma, insights, dicas criativas de publicidade, estudos de caso e exemplos de anúncios de áudio.

Mundo do  Marketing – As ferramentas para anunciantes também vêm aprimorando, que números você pode trazer sobre o crescimento e engajamento desses anúncios?

José Melchert: Com a redescoberta dos anúncios em áudio digital pelas marcas, entendemos também que seria importante oferecer uma solução completa e gratuita aos anunciantes e agências para ajudá-los a medir o impacto de seus anúncios em todas as etapas do funil de marketing.  Com esse propósito, o Spotify lançou em junho o Spotify Ad Analytics, um conjunto de ferramentas e soluções para medição em música e podcast, é possível acompanhar relatórios com os resultados do Spotify Brand Lift, lift de conversões online etc.

Mundo do  Marketing – O público infantil acaba sendo impactado no Spotify, como fica a questão de anúncios nesse caso? Nos podcasts e playlists voltados para elas há algum cuidado? O app pensa em criar algum perfil especial para as crianças justamente para ter um controle desses anúncios?

José Melchert: As famílias estão ouvindo juntas mais do que nunca! Uma em cada três ouve Spotify com seus filhos e vimos um aumento de 19% no tempo gasto com playlists para crianças até agora neste ano. O Spotify Kids, lançado em 2020 e disponível para assinantes do plano “Premium Família”, inclui apenas conteúdos selecionados para o público infantil e permite bloquear novas reproduções de algum conteúdo, além de trazer um histórico completo.

No Spotify Free os usuários têm feito streaming de playlists de pais e família por mais de 21 milhões de minutos por mês. Em termos de ads, sempre direcionamos os anunciantes a alcançar os pais enquanto eles estão ouvindo no contexto certo, seja durante o dia, com seus filhos, ou depois de colocar as crianças na cama, quando dão play nas playlists de Dance Pop, Hip Hop, Rap e Pop Latino.

Mundo do  Marketing – O quanto a segmentação traz de resultado aos artistas e gravadoras?

José Melchert: Divulgar músicas, shows e merchandise de um artista é fácil, mas promover marcas e negócios é muito diferente. Ao escolher um tipo de divulgação relacionada a música, artistas e gravadoras podem usar a segmentação por fãs e ver as métricas de conversão de streaming do produto promovido. Com a segmentação por fãs, é possível ainda só atingir pessoas que já curtem determinado artista ou até fãs de um gênero similar ao que está sendo promovido. Colocamos o controle nas mãos dos anunciantes, e essa é apenas uma das formas que o Spotify busca impulsionar a música para novos horizontes.

Mundo do  Marketing – O quanto você diria que o Spotify influencia hoje nas músicas mais ouvidas, hits que emplacam nos Tops e podcasts mais ouvidos?

José Melchert: A curadoria do Spotify garante que os melhores conteúdos estão na nossa plataforma. Através de várias iniciativas, como nossos programas de música – sejam elas EQUAL, GLOW, AMPLIFIKA ou RADAR – buscamos impulsionar vozes diversas e trazer as novidades do mercado da música para perto dos ouvintes que já amam essas canções, e também daqueles que só precisam de uma chance para descobrir seu novo som favorito. Através do Charts e do Podcast Charts, damos visibilidade a ouvintes e ao mercado sobre os últimos sucessos que estão rolando organicamente no Spotify. Como nossa equipe está tão sintonizada com as últimas tendências e virais, muitas vezes esses resultados coincidem com nossas próprias previsões.

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