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Sportstyle e comunidade de corrida: Netshoes explica reposicionamento

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Tempo de Leitura 3 min

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18 de out. de 2024

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Notícias

Sportstyle e comunidade de corrida: Netshoes explica reposicionamento
Sportstyle e comunidade de corrida: Netshoes explica reposicionamento
Sportstyle e comunidade de corrida: Netshoes explica reposicionamento

Buscando reforçar a capacidade de atender tanto às demandas do universo esportivo quanto às necessidades de estilo e bem-estar de seus consumidores, a Netshoes passou por um recente processo de rebranding. 

Em entrevista concedida a Bruno Mello no CMO Summit 2024, Gabriele Claudino, Head de Marketing da Netshoes, explicou que o processo nasceu de uma necessidade de negócio, destacando que a empresa, pioneira no e-commerce de artigos esportivos no Brasil, precisava expandir suas categorias e acessar novos mercados.

Além de uma nova identidade visual, construída em parceria de especialistas como o mestre em tipografia Fábio Haag, a atual fase do e-commerce privilegia o foco estratégico no sportstyle – estilo que mescla o melhor entre a moda esportiva e casual – e a colaboração ativa com personalidades e influenciadores digitais, indispensáveis para a estratégia da marca.

Alguns destes objetivos, aliás, foram abordados pelo Mundo do Marketing em julho, quando a marca anunciou o meio-campista uruguaio Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, como influenciador exclusivo. A ideia é que a dimensão global do peso publicitário do atleta – e outras personalidades – ajude a Netshoes a consolidar as tendências de vestuário no conceito “esporte como estilo”.

“Vai no seu ritmo”

Mais do que uma mudança estética, a reformulação buscou refletir a evolução da marca, privilegiando, em especial, os elementos de conexão com os consumidores. Para isso, o reposicionamento, que durou cerca de 20 meses e ganhou o mote “Vai no seu ritmo”, foi conduzido de maneira meticulosa. “Rodamos muitas pesquisas qualitativas e quantitativas e executamos uma construção a mil mãos", explicou Gabriele

Em junho, as pesquisas que deram base ao reposicionamento foram apresentadas em um evento estratégico que reuniu mais de 300 convidados entre formadores de opinião, parceiros da indústria esportiva, influenciadores e veículos de mídia. O buzz gerado nas redes sociais abriu as portas para a ativação de embaixadores encarregados de levar as mudanças à esfera do conhecimento público.

A estratégia de influenciadores foi fundamental para conectar a marca com diferentes comunidades – tradicionais, como a do futebol, ou em ascensão, como a de corrida. “A influência das redes sociais e dos influenciadores causa um impacto enorme na vida das pessoas. Perceber o mood da campanha e associar o influenciador certo à cada mensagem que queríamos passar faz toda a diferença para o sucesso”, afirmou a Diretora.

Corrida no radar

O desejo de expandir categorias e acessar novos mercados acompanha de perto a explosão da popularidade da corrida no Brasil. Gabriele ressaltou que a comunidade dos adeptos à modalidade tem um papel fundamental no crescimento da Netshoes, especialmente após o reposicionamento da marca. 

“Se tem uma comunidade que a gente não pode deixar de conversar, falar e abrir, é a comunidade de corredores, porque ela só vai crescer nos próximos anos. Toda a indústria está investindo muito pesado em linhas de produto para running, que tem o ticket mais alto com produtos de performance. Esta foi a oportunidade perfeita para a gente alavancar em uma categoria que está crescendo duplo dígito mês após mês”, explicou a Diretora

A conexão com os corredores foi reforçada com a retomada da Netshoes Run, corrida que já teve cinco etapas desde o ano passado. Em duas edições realizadas em São Paulo, em 2023 e 2024, a Netshoes confirmou o boom da modalidade ao ver o número de inscritos na prova dobrar de 2.500 para 5.000.

Integrada a uma nova comunidade, a empresa vem ajustando sua comunicação digital, a fim de torná-la mais intuitiva para os corredores. “Trouxemos outros corredores, profissionais que fazem parte do dia-a-dia dos praticantes, para nos orientar sobre como a cabeça de um corredor funciona, como ele pesquisa por produtos de interesse e como podemos abordá-lo no momento certo”, finalizou Gabriele.

Leia também: Netshoes lança operação fulfillment e promete redução no tempo dos fretes

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Ian Cândido

Repórter

AUTOR

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