CMO da Unilever Alimentos do Brasil, Carolina Riotto construiu uma carreira de quase duas décadas dentro da mesma companhia – um padrão de continuidade singular, considerando a alta rotatividade nas fileiras do Marketing.
Muitos fatores justificam a permanência da profissional, que, ao longo da carreira, cuidou de diferentes departamentos dentro da empresa. Os principais, conforme conta Carolina em entrevista ao Mundo do Marketing, são a contínua conexão com os valores da Unilever e a possibilidade de contar histórias com impacto real sobre as pessoas.
“Eu atendia a Unilever [na agência em que trabalhava anteriormente] e recebi um convite para participar de um processo. Eu queria experimentar o lado do cliente, e deu tudo certo. Passei por diferentes categorias e vivi ciclos na Ásia e na Europa. Não vejo a minha carreira como, ‘olha, tanto tempo fazendo a mesma coisa’, porque eu vivi muitos ciclos e muitas jornadas diferentes”, conta a CMO.

O prazer de contar histórias
“A forma com que olhamos o Marketing, a forma que trabalhamos as narrativas dos produtos e desenvolvemos inovação tem muito match com os meus valores pessoais. Sempre aparece um desafio novo, um país novo e uma história nova pra contar, tudo em uma empresa com a qual me identifico muito”, pontua a CMO.
A história contada durante o lançamento de Baby Dove no Brasil, por exemplo, tocou a profissional de forma pessoal. “Há dez anos, existia muita pressão pela maternidade perfeita. E Baby Dove chegou com esse approach falando ‘Não existe maternidade perfeita, não existe mãe perfeita, existem real moms, a melhor mãe que você pode ser’”. Mãe de duas filhas, Carolina enxerga com emoção a profundidade dessa mensagem. “É um posicionamento de marca muito consistente e que vem se reinventando ao longo dos anos.”
À frente da categoria de alimentos, a CMO destaca a parceria de Hellmann 's com a NBA, que rendeu campanhas divertidas e conectadas ao público jovem. A ideia nasceu da observação do comportamento de consumo e da necessidade de construir e manter a relevância da marca entre as novas gerações. “Hoje, a NBA é muito mais que o esporte; é uma questão de lifestyle, de fashion. Ela é música, ela é estilo de vida”, narra a profissional.

Durante “A Verdadeira Arte”, campanha de Hellmann’s dedicada a contar histórias sobre os ritos que envolvem os almoços de domingo, Carolina liderou ações que mostraram ao Brasil diferentes maneiras de utilizar a maionese da marca em receitas criativas. “Muitas saladas de maionese são decoradas. Tem gente que faz a florzinha de tomate, que decora com os verdinhos. Os homenageados se sentiram tão prestigiados ao ver o afeto colocado na receita transformado em arte. Foi lindo de acompanhar”, lembra.
Estratégias modernas para o consumidor moderno
Carolina classifica a escuta ativa como uma medida indispensável para marcas que desejam se manter relevantes e próximas dos consumidores. “É preciso chamar para conversar e entender o que está acontecendo na vida daquelas pessoas, quais são os momentos de tensão, quais são os momentos de prazer e onde a marca pode fazer a diferença”, explica.
Essa escuta não se limita a pesquisas formais: passa por social listening, influência cultural, presença nas redes sociais e diversidade de perfis dentro do próprio time. “Eu busco ter no meu time pessoas com estilos de vida muito diferentes. Porque esses insights, essa vivência da rotina, do cotidiano, do que você se importa, do que não se importa, o que te gera desconforto, o que é gostoso de falar, vêm dessa vivência de diferentes realidades”, completa a CMO.

Durante a pandemia, estes cuidados provaram-se cruciais para que a marca preservasse a proximidade com o consumidor. Percebendo a valorização da experiência de consumo dentro de casa, com o preparo de refeições se tornando mais frequente e significativo, a marca acompanhou a tendência criada por pessoas que buscavam inspiração culinária, principalmente através de vídeos rápidos nas redes sociais, oferecendo sugestões de receitas à base dos produtos Hellmann’s.
“Nos últimos anos, encontrar formas relevantes de se conectar genuinamente com o consumidor é o principal desafio para o profissional de Marketing. Diante da quantidade de informação, das interrupções do dia-a-dia, das mil mensagens e das múltiplas telas ao mesmo tempo, precisamos encontrar uma forma para fazer o consumidor prestar atenção na nossa marca e se relacionar com ela de uma forma legítima e verdadeira, que traga impacto para sua vida. Isso é muito desafiador”, conclui Carolina.
A voz da experiência
Pensando nos aprendizados adquiridos ao longo de quase duas décadas, Carolina foi convidada a refletir sobre o que diria para si mesma no início da carreira. Ela compartilhou três conselhos que considera essenciais para qualquer profissional que esteja começando no universo do Marketing.
O primeiro conselho reforça o valor da escuta ativa. Ter a capacidade de ouvir atentamente diferentes pontos de vista, histórias e experiências é uma das habilidades mais poderosas que um profissional pode desenvolver. “Boas ideias vêm de qualquer lugar, basta você estar aberto e prestando atenção para que esses insights venham até você”, afirma.
O segundo ponto é a importância de aceitar que não se sabe tudo. Carolina defende que assumir a própria vulnerabilidade não é um sinal de fraqueza, mas de maturidade e liderança consciente. Em sua visão, à medida que um profissional cresce na carreira, aumenta também a expectativa de que ele tenha todas as respostas.
“É fundamental ter a serenidade e a transparência de admitir quando é preciso aprender algo novo. Muitas vezes, poder responder ‘não sei’ é libertador. Ser transparente com a sua fragilidade e com a sua área de expertise abre um espaço real para aprender”, diz.
O terceiro conselho trata da intuição. Carolina valoriza profundamente o que chama de “sexto sentido”. Confiar na própria sensibilidade, depois de escutar e entender os contextos que envolvem uma decisão, é um passo decisivo para criar ideias que realmente façam sentido e gerem impacto. “Eu tenho uma afinidade com o meu sexto sentido que é uma loucura. Várias vezes não escutei e me dei mal”, finaliza a CMO.
Participação no CMO Summit
Carolina Riotto é uma das palestrantes confirmadas do CMO Summit, nos dias 25 e 26 de junho. A profissional descreve o evento como uma oportunidade de troca com lideranças de Marketing e uma forma de olhar para o futuro da profissão.
“Espero contribuir para esse espaço tão qualificado de trocas e participar das discussões que vão além das tendências e dos recortes que são circulados, assimilando novas ideias e aprendendo coisas novas. Será uma troca muito rica”, pontua a CMO.

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