Os influenciadores estão vivendo à altura do título que lhes foi concedido na internet. Atualmente, oito em cada dez brasileiros confirmam ter adquirido produtos recomendados pelas personalidades digitais, com taxa de satisfação de 80% quanto às compras realizadas, conforme apontam dados de um estudo conduzido pelo IAB Brasil.
Intitulado “Publi 2024: O impacto da creator economy entre gerações no Brasil”, o estudo, conduzido em parceria com a Offerwise, destaca que os criadores de conteúdo não apenas são fontes de informação, mas também fornecem dicas úteis, conselhos práticos e conteúdos relevantes para uma variedade de interesses.
Neste panorama, as publicidades feitas por influenciadores impactam todas as fases da jornada de compra, desde a descoberta e consideração até a concretização da aquisição. Formatos como avaliações detalhadas, unboxings e depoimentos de clientes satisfeitos são os que mais geram impacto nos consumidores.
O levantamento sugere que a classe A e os jovens são os grupos que mais aplicam os conselhos dos criadores digitais. Quanto ao formato de conteúdo mais popular, há uma unanimidade entre todas as gerações e classes: vídeos curtos (30 segundos a 1 minuto) e médios (1 a 15 minutos).
Do outro lado do efeito da influência, apenas três em cada dez entrevistados demonstraram desinteresse ou indiferença em relação às publicidades feitas por influenciadores. Ao contrário, 84% afirmam ter descoberto novos produtos e buscado mais informações a partir desse tipo de conteúdo.
Na avaliação de Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil, a creator economy tem transformado a maneira como marcas e consumidores interagem, e a publicidade digital desempenha um papel crucial nesse novo cenário. À medida que o setor amadurece, surgem mais oportunidades para marcas e influenciadores.
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