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Resultados de mídia e branding da parceria da Animale com a CBF

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Tempo de Leitura 5 min

DATA

25 de set. de 2023

CATEGORIA

Entrevistas

O Brasil não levou para casa o título da Copa do Mundo feminina, mas ainda assim o país tem muito a se orgulhar. Não apenas pelas atletas que possui, mas do resultado que uma marca nacional alcançou em um evento mundial. A Animale desenvolveu em parceria inédita com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a alfaiataria oficial que as jogadoras da Seleção Feminina de Futebol usarão na sua chegada à Austrália. A iniciativa buscava reforçar o propósito e compromisso das marcas com o empoderamento feminino.

Respeitando a individualidade de cada jogadora, a Animale desenvolveu o terno com o intuito das atletas se sentirem pertencentes, confortáveis e potentes, reverenciando o lugar que conquistaram, a força que representam e a potência inspiradora que são para muitas outras mulheres e meninas. Além disso, os lenços utilizados como acessório pelas jogadoras fizeram parte do compromisso “Aterro Zero” que a marca assumiu até 2030, o qual garante o reaproveitamento de resíduos destinando-os de forma correta, evitando desperdício e trazendo uma moda com menor impacto ambiental.

Para Isabel Del Priore, CEO da Animale, a ação se conecta diretamente com o principal território da marca, o empoderamento feminino. “Estamos imersas com o ODS – Objetivo de Desenvolvimento 5 estabelecido pelo Pacto Global da ONU em alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Estar ao lado das atletas da Seleção tem muita relevância e capacidade de ampliar essa jornada por equidade”, avalia.

A estreia da parceria entre Animale e CBF reforça a relação entre a moda brasileira e o esporte feminino, exaltando a história das mulheres em busca da equidade de gênero, trazendo visibilidade e o reconhecimento que elas merecem.

A marca também trouxe para esta iniciativa a parceria com o projeto social “Pretas em Campo”, que é realizado pela organização não-governamental Empodera – Transformação Social pelo Esporte, e que visa empoderar 120 meninas e jovens mulheres negras em situação de vulnerabilidade social por meio do futebol no Rio de Janeiro.

Em entrevista ao Mundo do Marketing, Isabel Del Priore, CEO da Animale, falou sobre os números do pós-evento, a construção da estratégia com a CBF e as ações da marca sobre igualdade de gênero.

Isabel Del Priore, CEO da Animale

Mundo do Marketing - Como foi a construção dessa estratégia com a CBF? Como surgiu a parceria? Isabel Del Priore: Temos muito orgulho em sermos a primeira marca de moda parceira da Seleção Brasileira de Futebol Feminino para a alfaiataria de apresentação oficial. O convite chegou ao Grupo Soma e logo vimos que tinha total sintonia com o compromisso com a equidade de gênero assumido pela Animale.

O mais interessante é que o projeto foi coletivo e desenvolvido com participação direta das atletas, que tiveram voz nas tomadas de decisões. O intuito era respeitar a individualidade das atletas e reforçar o orgulho e pertencimento.

Mundo do Marketing - Analisando o pós-evento, como foi para a marca ter esse destaque? O quanto isso pode ser avaliado em brand awareness? Isabel Del Priore: Os resultados foram extremamente positivos e mostram que, quando a parceria é legítima, a identificação com o público acontece de forma mais natural.

O post com o anúncio da parceria atingiu o maior engajamento da história do perfil da Animale e a visibilidade da marca saltou 740%. Foram mais de 577 mil visualizações na página da parceria no site e tivemos aumento de 43% nas menções sobre a marca, sendo 83% positivas. Mais de 1,2 milhão de pessoas foram impactadas organicamente no Instagram.

A parceria também teve reflexo na área comercial. As vendas de alfaiataria, mesmo segmento usado pelas jogadoras da Seleção, cresceram 38% no período dos jogos, superando em 142% a meta de julho.

Mundo do Marketing - Estar relacionada ao esporte já era parte da identidade da marca? Isabel Del Priore: A relação da Animale é com mulheres independentes, potentes e o esporte tem muita conexão com isso.

Estamos imersas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelo Pacto Global da ONU em alcançar a equidade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. E o esporte tem esse poder de reforçar ainda mais o papel das mulheres na sociedade.

Mundo do Marketing - Quais outras ações poderemos ver com a marca nesse tipo? Isabel Del Priore: A marca tem um enorme interesse em continuar com ativações e parcerias nesse sentido, principalmente em pautas tão importantes que caminham junto aos nossos compromissos sociais. E a parceria com a CBF apenas reforçou essa importância para o nosso negócio, tanto em termos sociais, quanto em resultados para o negócio. Então, em breve esperamos compartilhar novas ações. Mundo do Marketing - A parceria com a CBF continua? Isabel Del Priore: A parceria inédita com a CBF inseriu a Animale no universo de uma das modalidades esportivas que mais crescem no mundo. Nós temos total interesse em manter essa parceria com a Seleção Feminina de Futebol e estamos conversando com a entidade nessa direção. Mundo do Marketing - Como estão outras ações de empoderamento feminino e igualdade de gênero? O quanto isso faz parte da missão da marca? Isabel Del Priore: A Animale é a única marca de moda embaixadora do Movimento Elas Lideram, iniciativa do Pacto Global da ONU. Nosso compromisso com a equidade feminina no mercado de trabalho começa dentro de casa.

De acordo com o nosso último Censo, as mulheres são mais de 80% do quadro de profissionais e mais de 60% nos cargos de liderança. Nosso desafio é manter esse feito potencializando ainda mais mulheres para que sejam sucessoras.

Além disso, como o nosso compromisso é com a equidade no sentido mais amplo, a Animale assumiu genuinamente que até 2030 dos 50% de mulheres em cargos de liderança, que 25% delas serão de mulheres negras.

Temos alguns programas de capacitação e aceleração de carreiras, com diversos treinamentos de liderança, fomento ao interesse pela moda, letramentos de equidade de gênero e racial e as capacitações do Pacto Global da ONU. Vamos lançar, em breve, o Programa de Aceleração de Carreira de Mulheres Pretas e Pardas.

Acredito que nós, na liderança, temos o compromisso de mapear a sucessão e dar todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de quem nos sucederá. Isso é uma prioridade dentro do nosso negócio.  Leia também: Collab entre Reversa e Mina destaca o casual confortável em prol do empoderamento

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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