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Reposicionamento em foco: novos rumos tomados por marcas brasileiras

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Tempo de Leitura 11 min

DATA

2 de jun. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Por trás de cada reposicionamento, há uma necessidade concreta de adaptação a novos contextos de mercado, públicos ou valores. Em um cenário global marcado por transformações tecnológicas aceleradas, pressão por inclusão, sustentabilidade e autenticidade, o reposicionamento deixou de ser exceção para se tornar uma resposta estratégica à sobrevivência e à relevância.

Prova disso é que cerca de 75% das empresas globais reformularam algum aspecto de sua marca desde 2020, conforme aponta um levantamento da Hanover Research aponta que. Já a consultoria UPCity indica que 51% das empresas mudaram suas identidades visuais após a pandemia.

Os números evidenciam um movimento intenso de atualização, que impacta uniformemente empresas de todos os portes e setores. Recentemente, marcas como Johnny Walker Brasil, Colormaq e TecBan deram início a processos ambiciosos de reposicionamento, demonstrando os efeitos da nova era empresarial no país.

Veja, abaixo, cases de empresas que estão promovendo ou já promoveram mudanças em seu conjunto operacional em 2025.

Airfluencers

A Airfluencers reposiciona a marca e passa a se chamar Air. Com novo posicionamento, novo logotipo e tom de voz repaginado, a empresa aposta em um conjunto de mudanças construído para refletir a missão de criar conversas a partir de campanhas personalizadas unindo criatividade, inteligência de dados e tecnologia proprietária. 

Segundo Fred Muller, CRO da Air, a nova identidade reflete a evolução da marca: mais contemporânea, dinâmica e próxima. Por muito tempo, a comunicação entre consumidores e empresas foi unilateral – as marcas falavam e o público ouvia. Mas o mundo mudou: as pessoas querem ser ouvidas e consideradas. 


Com a atualização da identidade, a empresa dá início a um novo ciclo de crescimento e investimentos em tecnologias proprietárias. A plataforma auxilia na criação e gestão eficiente de campanhas com influenciadores. Com ela, é possível monitorar e analisar a performance e entrega dos influenciadores de acordo com cada ação, evento ou campanha. 

A marca também apresenta rastreamento em tempo real, com análise de métricas de engajamento e alcance, além de visibilidade e produção personalizada de relatórios.

Banho a Banho

De volta ao mercado, Banho a Banho aposta em uma nova identidade visual e foco em hidratação. O reposicionamento apresenta a nova fase da marca, agora sob a gestão da Ypê, que busca reforçar seu compromisso com alta qualidade, bem-estar e inovação a um preço justo.

A nova linha chega ao mercado para oferecer ao consumidor uma opção de produtos que aliam cuidado, tecnologia e inovação numa relação de consumo mais inteligente. O novo portfólio foi desenvolvido com apoio de dermatologistas e especialistas em formulação, trazendo ingredientes dermocosméticos em fórmulas hipoalergênicas e dermatologicamente testadas.

 

Os produtos estarão disponíveis nas gôndolas a partir de julho, inicialmente com venda exclusiva em Farmácias e Perfumarias, em uma distribuição escalonada e estratégica.


Cemig

Com um plano de investimentos de R$59 bilhões, a Cemig passa por uma transformação cultural, operacional e tecnológica. Usando frases como “Pode sonhar, produzir e crescer. A nossa energia está com você”, a nova campanha reforça o compromisso da estatal com o desenvolvimento de Minas Gerais e com a melhoria da qualidade de vida de seus clientes.

Com o conceito criativo “Quando a sua energia encontra a nossa, a vida se transforma”, a iniciativa aposta em uma abordagem emocional, multicanal e interativa para reforçar o papel da Companhia como agente de transformação social, inovação e desenvolvimento sustentável em Minas Gerais.

O papel da comunicação é traduzir esse movimento, passando a ideia de uma gestão mais eficiente, inovadora e centrada no cliente. A campanha vai além da comunicação tradicional. Com forte presença em TV, rádio, digital e mídia out-of-home (OOH), a estratégia inclui ativações interativas em locais icônicos para os mineiros.

Telões interativos do Mineirão e da Arena MRV vão medir a energia da torcida em jogos do Cruzeiro e do Atlético e “transformá-la” em um grande show de luzes, como uma homenagem da Cemig à potência das pessoas.


Copastur/Aquarela Agência

A Copastur promove o rebranding da sua marca de Mice (meetings, incentives, congress e exhibitions), que passa a se chamar Aquarela Agência, focada em brand experience. O lançamento representa um passo estratégico para reforçar a relevância da companhia no mercado de live Marketing, viagens de incentivo e logística de eventos.

A nova identidade visual traduz a criatividade e a essência brasileira por meio de cores vibrantes e de um design inspirado no neobrutalismo. A divulgação também contará com uma campanha digital nas redes sociais (Instagram e LinkedIn) e o lançamento de um vídeo institucional que apresenta a evolução da marca e esse novo momento da empresa.

O reposicionamento busca fortalecer o relacionamento com os principais tomadores de decisão nas empresas, como CMOs, profissionais de Marketing, heads de compras, gerentes de trade Marketing e analistas de viagens de incentivo. 

Para 2025, a meta é intensificar essa aproximação, atuando como parceiro estratégico na entrega de experiências de alto impacto e valor agregado.


Daki

Para marcar seus quatro anos de operação, a Daki lança a campanha "Liberte seu tempo" destacando a proposta de valor que a marca construiu desde sua fundação: transformar a relação dos consumidores com as compras do dia a dia. 

A iniciativa reforça o compromisso da empresa em seguir oferecendo conveniência e praticidade, enquanto apresenta sua nova identidade visual e novos formatos de interação com o público.

O time de branding e Marketing da Daki trabalhou por três meses na atualização das cores, valores, tom de voz, tipografia e elementos de comunicação. O azul continua presente na identidade visual da marca, agora em um tom ainda mais vibrante e ousado. O tradicional estalar de dedos dá lugar a ícones como estrelas e balões explosivos, representando os valores de liberdade e transformação.

O aplicativo ganhou tipografia ampliada para facilitar a navegação e novas categorias de cores que ampliam a visibilidade das marcas parceiras. O uso de fotos ambientadas também foi intensificado, estimulando o desejo de compra dos usuários.


Johnny Walker Brasil

Após mais de cinco anos sem investir em campanhas de Johnnie Walker Red Label no Brasil, Johnnie Walker lança a maior campanha já criada para o rótulo no país, reposicionando o produto e o colocando no centro da conversa cultural e de consumo.

Com a assinatura “Johnnie Walker Red Label: feito para ser notado. Da cor, ao sabor”, a campanha se debruça na história do próprio whisky somado a uma análise da cor que dá nome ao produto. A comunicação traz uma nova personalidade para o whisky, o mais vendido da categoria no Brasil.

Além de ser a primeira campanha de Johnnie Walker Red Label filmada no Brasil, RED marca o início de uma nova fase para o rótulo, com desdobramento previsto para outros mercados latino-americanos, entre eles o México.

 

A ação é classificada como um movimento estratégico de rebranding que busca reconectar o consumidor com a essência pioneira do produto e, ao mesmo tempo, associação a territórios culturais, como música e mixologia.

Segundo Andrea Rubim, head de Johnnie Walker no Brasil, o Brasil é o maior consumidor de Johnnie Walker Red Label do Mundo e, por isso, a ideia é dar ao produto o merecido protagonismo que merece, com uma campanha que fala diretamente com quem escolhe viver com atitude e presença.

Lomadee

A Lomadee, pioneira no Marketing de afiliados na América Latina, está de volta. Após três anos operando como SocialSoul, a marca retoma seu nome original em um movimento estratégico liderado pela holding A&EIGHT, que adquiriu a empresa recentemente. 

Segundo Hugo Alvarenga, sócio e CEO da Lomadee, a decisão pela retomada do nome no qual a companhia ficou conhecida se dá justamente pela força histórica atribuída à Lomadee nos últimos anos, ressaltando que o mercado reconhece e confia neste nome. A ideia é potencializar ainda mais essa conexão.

Além da mudança do nome, a marca deve passar por transformações também em seus produtos e tecnologias. A estratégia, que recebeu um investimento total de R$ 6 milhões, será aproveitar o conhecimento de negócio e a expertise de saber lidar com afiliados da Lomadee de maneira conjunta às outras empresas que compõem o guarda-chuva da A&EIGHT.

Uma das primeiras novidades, nesse sentido, acontece com uma integração entre produtos da Lomadee junto à Monitfy, outra companhia da holding que oferece a atuação de afiliados diretamente ligados às marcas. 

Mondial de la Bière

Em 2025, o Mondial de la Bière, maior festival de cervejas artesanais da América Latina, estreia uma nova fase. Sob nova gestão, o evento passa por um reposicionamento estratégico e se apresenta como uma plataforma multissensorial voltada à construção de marca, conteúdo e experiências de alto impacto.

A reformulação, liderada por Gabriel Pulcino, Tunico Almeida, Vicente Donnici e Isa Barbosa, amplia o escopo do festival para além da cerveja artesanal, abraçando o universo do lifestyle, da gastronomia, da música e das ativações de marca como ponto central da jornada do consumidor.

Entre os pilares da nova edição, estão palcos com line-up nacional, áreas instagramáveis e sensoriais, experiências de co-criação com marcas, espaços de convivência para públicos diversos, tais como famílias, criadores de conteúdo e amantes da cerveja artesanal. 


Mycon

Mycon apresenta uma nova estratégia de marca focada em consolidar sua posição de protagonista no setor de consórcio. Com uma abordagem centrada na transparência, tecnologia e proximidade com os clientes, a empresa redefine sua comunicação para impulsionar a relação junto a consumidores e parceiros.

A nova mensagem central da marca, “Mycon. Como todo consórcio deveria ser”, tenta traduzir a missão da empresa: democratizar o acesso a soluções financeiras inteligentes. A nova estratégia é marcada por uma campanha com divulgação 360º protagonizada por Giovanna Antonelli.

Alinhado com a nova estratégia, o Mycon intensificará suas iniciativas de educação financeira por meio de conteúdo digital, webseries nas redes sociais e parcerias estratégicas. Além disso, está prevista a ampliação da oferta de produtos, visando oferecer mais flexibilidade e opções aos clientes.

Recicla.se/Tree

A Recicla.se agora se chama “Tree – Soluções ESG Integradas”, consolidando sua evolução para uma plataforma completa de sustentabilidade. O rebranding nasce do amadurecimento da empresa e da ampliação de atuação para além da reciclagem. Agora, o trabalho é realizado de forma integrada na gestão de resíduos, efluentes, emissões de carbono, energia e outros aspectos fundamentais para um futuro mais sustentável.

Para acelerar essa nova fase, a empresa está abrindo uma rodada de captação de R$ 1 milhão para os anos de 2025 e 2026, com foco no aprimoramento da plataforma e na expansão da equipe.

Segundo Daniela Malta, COO e Founder da Tree, a transição para Tree mantém o compromisso de oferecer soluções inovadoras que simplificam o gerenciamento ambiental, impulsionando a sustentabilidade e gerando impacto real para empresas e sociedade.


Tecban

A Tecban, que tem como novo propósito ‘Simplificar o presente e tornar o futuro acessível para todos’, apresenta sua nova identidade institucional, resultado de um processo de rebranding que marca o novo ciclo da companhia sob a liderança de Patrício Santelices. 

A nova identidade visual apresenta uma paleta centrada no vermelho, com visual mais contemporâneo e minimalista, reforçando clareza, leveza e integração entre as soluções da companhia. A campanha publicitária é assinada pela agência Nico, e contará com veiculações em TV aberta e fechada, streaming, rádio, OOH e digital. 

A peça central da campanha é um vídeo-manifesto de um minuto que será lançado durante a Apas Show e apresenta cenas do cotidiano entrelaçadas a imagens de tecnologia imersiva. A embaixadora da nova Tecban será a apresentadora Ana Paula Padrão, cuja imagem estará presente em peças publicitárias ao longo dos próximos 12 meses.

O rebranding é reflexo de uma reestruturação estratégica que incluem a otimização do portfólio, reorganização de produtos e processos, valorização da liderança feminina, capacitação contínua de colaboradores e uma cultura phygital centrada no cliente.

A renovação também responde aos resultados de uma pesquisa realizada com mais de 350 interlocutores ao longo de três meses, entre clientes, acionistas e colaboradores. Os dados apontaram a percepção de estagnação da marca e a necessidade de diálogo com públicos emergentes — como jovens e nativos digitais — sem romper com sua base tradicional. A presença em redes como Instagram e TikTok reflete esse novo momento.


Zup/StackSpot AI

A Zup, empresa do ecossistema Itaú Unibanco, apresentou a nova identidade visual e o reposicionamento de marca da StackSpot AI. A iniciativa marca uma evolução na maneira como a plataforma se apresenta ao mercado, refletindo com mais precisão sua atual proposta de valor: um ecossistema avançado de multiagentes de inteligência artificial voltado à aceleração da entrega de software e à valorização do tempo das equipes de desenvolvimento.

Segundo André Palma, CEO da Zup, a mudança reforça o compromisso da empresa em transformar a experiência de desenvolvimento por meio da IA. A nova identidade foi criada em parceria com a consultoria Galileo Branding e foi apresentada oficialmente durante o Web Summit Rio 2025. Para Galileu Nogueira, fundador da consultoria, o projeto traduziu a essência da tecnologia em um conceito centrado no tempo.

O novo ícone da StackSpot AI sintetiza visualmente esse reposicionamento: uma seta dupla formada por conexões modulares, símbolo de direcionamento, fluidez e progresso. A proposta é representar graficamente a missão da plataforma de destravar jornadas, acelerar entregas e liberar o potencial de pessoas e negócios.


A identidade visual também se destaca pelas escolhas cromáticas e tipográficas. A paleta combina o Preto Tech e o Cinza Future como base neutra e sólida, somada ao Laranja Collab, que traz dinamismo e criatividade — cor aplicada em elementos como os “spots” gráficos, remetendo a movimento contínuo. 

Já nas fontes, a serifa elegante da Loretta Bold nos títulos rompe com padrões tradicionais do setor, enquanto a família Inter, usada em textos e interfaces, garante clareza e versatilidade. 

Leia também: 10 rebrandings que foram assunto em 2024

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Ian Cândido

Repórter

AUTOR

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